Cada vez mais a tecnologia tem acelerado os negócios por meio dos recursos digitais proporcionados pela nuvem. Sintonizada com essa realidade, a startup Zion Logtec, especializada em soluções de logística, tem apoiado o crescimento de diversas empresas com gerenciamento de estoques, armazenamento e distribuição mais eficiente e custo competitivo com o apoio da Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
A parceria da Zion com Oracle começou em 2021, quando a startup ingressou no programa de aceleração por meio das tecnologias da empresa, usufruindo das vantagens do uso da nuvem, bem como de conexão com o mercado. Desde então, o seu processo de inovação foi intensificado e começou a expandir seus negócios oferecendo aos seus clientes melhores serviços com mais agilidade e segurança.
Nos últimos anos, o aumento no uso do comércio eletrônico, por exemplo, exigiu uma maior capacidade das empresas para administrar a demanda exponencial com qualidade e entregas no tempo correto. A Zion já contava com a solução WMS (Warehouse Management System) desenvolvida para atender às necessidades das operações logísticas de ponta a ponta, como gestão do estoque, visualização do depósito, faturamento, checkout, consultas, relatórios, DANFE simplificada, pedidos web e emissão de nota fiscal eletrônica.
“Em 2022, decidimos investir ainda mais em tecnologia com foco nas vantagens da nuvem e decidimos migrar a WMS para a infraestrutura da Oracle. Atendemos clientes de diversos tamanhos e segmentos e a maioria percebeu como a inovação começou a alavancar ainda mais seus negócios”, destaca Thiago Brichi, CEO da Zion Logtec.
Seguindo sua estratégia, a startup mantem parte dos dados no mundo on premise a pedido de clientes com demandas específicas, mas se prepara para ampliar ainda mais o uso da nuvem. Atualmente cerca de 40% dos clientes da Zion já usam a solução WMS operando na plataforma OCI.
Um dos impactos que já tem refletido no dia a dia dos operadores logísticos dos clientes Zion é a gama de facilidades para operar a solução WMS. Com a aplicação baseada em Oracle Cloud, os profissionais podem gerenciar o controle de estoques nos centros de distribuição, entrada e saída de mercadorias e todos os procedimentos de conferência com rapidez, segurança e precisão nas informações, sem investir valores estratosféricos em infraestrutura própria. Além disso, a ferramenta possui a opção de uso com coletores de dados e smartphones conectados ou não à rede wi-fi, ou seja, a solução trabalha off line.
Para Jeferson Oliveira, Gerente de Infraestrutura da Zion Logtec, eles têm conseguido seguir o ritmo da inovação por conta da nuvem: “Tínhamos alguns obstáculos para crescer, principalmente em relação aos custos e levar nossas soluções em Cloud com a OCI, possibilitou reduções de custos para nós e nossos clientes, oferecendo uma estrutura totalmente robusta e escalonável da maneira em que crescemos, além do atendimento e consultoria da Oracle, oferecer serviços de valor agregado aos nossos clientes”, reforça.
Por fim vale comentar que a presença da Zion em suas regiões de atendimento e foco, seguem um crescimento positivo e saudável deixando assim toda a equipe estratégica e board confiantes com o futuro e continuidade nos negócios.