A 32ª edição da MOVIMAT– Salão Internacional da Logística Integrada, realizada de 16 a 19 de outubro último no São Paulo Expo, em São Paulo, SP, simultaneamente à FENATRAN – 21ª Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, foi marcada pelo sucesso de público e pelo reaquecimento do mercado de logística, segundo a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora dos eventos.
A sinergia entre os dois eventos foi tão positiva que a MOVIMAT passa a ser bienal, assim como a FENATRAN em anos ímpares. Nos outros anos, a MOVIMAT passa a ser realizada em eventos setoriais, como Feicon Batimat (10 a 13 de abril de 2018), Mecânica (24 a 27 de abril) e Fenasucro & Agrocana (21 a 28 de agosto).
“A logística faz parte de praticamente todos os setores da economia. Por isso, teremos espaços da MOVIMAT em alguns eventos do nosso grupo para fortalecer ainda mais o quanto as tecnologias e inovações oferecidas por esse mercado podem contribuir para tornar as operações mais eficientes, reduzindo custos e colaborando para tornar os negócios mais competitivos”, afirma o diretor da MOVIMAT, Gustavo Binardi.
A realização da MOVIMAT junto com a FENATRAN foi muito bem recebida pelo mercado por aproximar os setores de logística e transportes e apresentar soluções integradas para impulsionar os negócios. Passaram pelos quatro dias de MOVIMAT mais de 15 mil visitantes qualificados. “Este incremento em relação à edição de 2016 se deve à sinergia com a FENATRAN, realizada no mesmo local e período. Desta forma, com a união dos dois eventos, também unimos as principais atividades do setor que são Transporte e Logística”, salienta Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Mais de 30 horas de conteúdo
Os visitantes da MOVIMAT tiveram à disposição mais de 30 horas de conteúdo gratuito e de qualidade para aperfeiçoamento profissional. A Ilha do Conhecimento teve 37 palestras nos quatro dias de evento, com profissionais do mercado, que apresentaram novidades tecnológicas e tendências de mercado. Além disso, a Ilha do Conhecimento sediou uma edição do Digitalize-me, organizado em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm para estimular a cultura do empreendedorismo digital.
MOVIMAT Experience
Uma das atrações do evento foi a MOVIMAT Experience que permitiu ao público acompanhar na prática demonstrações técnicas e funcionais, em tempo real, de produtos como empilhadeiras e transpaleteiras e outras soluções, inclusive com test drive.
Inovathon Logistics Challenge
Esta edição da MOVIMAT sediou, de forma inédita, uma edição especial do Inovathon Logistics Challenge, desafio de logística promovido pela Scania voltado para universitários de todo o Brasil.
De acordo com os organizadores, o espaço recebeu a visita de pelo menos 11 instituições de ensino de níveis superior e técnico, que não conheciam o projeto e se encantaram com a proposta. Com isso, os participantes se motivaram a competir no Inovathon Logistics Challenge 2018 para que a Scania leve o evento para dentro de suas escolas e universidades.
Com o objetivo de aproximar a teoria da prática, foram promovidas quatro palestras, dois jogos de tabuleiro simulando a operação logística de pós-venda e quatro rodadas de perguntas e respostas, que contou com participantes de alto nível de conhecimento no setor.
“A ideia foi trazer – já para a próxima geração de profissionais – uma logística protagonista de decisões nas empresas, na qual eficiência e sustentabilidade estão lado a lado criando uma oportunidade de solução para o transporte”, contou Patrícia Acioli, responsável pela Comunicação da Scania Latin America.
“Temos que acompanhar a rápida transformação da indústria”, disse o vice-presidente de Logística da montadora, Marcelo Gallão. Isso significa, segundo o executivo, atender a constante necessidade por flexibilidade e menores prazos em um contexto mais desafiador com a digitalização, conectividade e sustentabilidade.
Novidades
A revista Logweb Digital foi mídia oficial da MOVIMAT e destaca, a seguir, alguns dos produtos e serviços apresentados e lançados, bem como a opinião dos expositores sobre o evento.
BMC-Hyundai vendeu máquina de 7 t no primeiro dia da MOVIMAT
Logo no primeiro dia de feira, a BMC-Hyundai vendeu para o Grupo AIZ a empilhadeira 70DF-7 a diesel, que será usada pelo escritório de advocacia em seu pátio para movimentação de veículos apreendidos. Ercílio Romeiro, gerente comercial da BMC-Hyundai, explicou que a empresa já havia adquirido um mês atrás o modelo de 16 toneladas e que, agora, com o aumento da demanda, fecharam negócio para mais uma máquina. Durante a feira, foi revelado que a Hyundai está estudando iniciar a fabricação de empilhadeiras no Brasil através da fábrica de Itatiaia, RJ, onde são produzidos atualmente os equipamentos para a área de construção. “Com isso, seremos a única do Brasil capacitada para construir empilhadeiras de grande porte, ou seja, a partir de 7 toneladas”, revelou Romeiro. Entre as novidades apresentadas na feira estão os equipamentos de 2,5 a 3,3 toneladas, com acionamento a diesel (25DT, 30DT e 33DT) e GLP (25LF, 30LF e 33DT). A nova versão da empilhadeira elétrica contrabalançada, de 1,5 toneladas, também foi destaque. “A BMC-Hyundai acredita na retomada do mercado e está preparada para participar dela”, declarou o CEO, Felipe Cavalieri.
GKO apresentou o GKO Frete
A solução para a gestão de fretes GKO Frete foi um dos destaques da GKO Informática. Ela auxilia empresas embarcadoras em todo o seu processo de contração de fretes, tanto para mercadorias embarcadas quanto para o frete de entrada.
Nova empilhadeira elétrica da Paletrans promete reduzir custos
Tendo a bateria de lítio como inovação tecnológica, a empilhadeira elétrica modelo PT16 Fast Free Lift esteve entre os lançamentos da Paletrans na MOVIMAT. Com capacidade de carga de 1.600 kg, a PT16 Fast Free Lift vai a uma altura de elevação livre de até 1,89 m, o que permite operações em condições de pé-direito baixo, como mezaninos e estruturas drive-in – a altura máxima de elevação é de 5,4 m. Desenvolvida para operar em armazéns, indústrias de manufatura e instalações de varejo em corredores estreitos e espaços limitados de até 2,28 m, a máquina é ideal para o transporte e empilhamento de paletes.
Fronius apresentou o processo de carregamento Ri
Segundo Mariana Kroker, gerente de vendas nacional da divisão de Carregadores de Baterias da Fronius do Brasil, este processo reduz a perda de energia no início do carregamento e durante a fase de recarga, o que reduz os custos de eletricidade e emissões de CO2. O carregamento é frio e suave, aumentando significativamente a vida útil das baterias. “Além disto, com os sistemas de carregamento da bateria Fronius Selectiva os usuários podem carregar diferentes tipos de baterias, utilizando o processo de carregamento Ri, que modera os custos, simplifica os processos na empresa e permite que a tecnologia de carregamento seja padronizada. No estande da empresa foi mostrado, ainda, o Cool Battery Guide Easy – solução que otimiza a utilização da bateria através do sistema de informação e gerenciamento. Uma unidade de controle ligada a uma faixa de LED em cada sistema de carregamento da bateria informa ao usuário a bateria que foi carregada há mais tempo. Isto garante que todas as baterias serão utilizadas igualmente com a mesma frequência e com tempo suficiente para resfriar. “Também apresentamos o Fronius Switch Box, um sistema desenvolvido especialmente para empresas que dispõem de grandes frotas de locação de empilhadeiras. É uma solução para manter as baterias carregadas permanentemente mesmo que sejam armazenadas por muito tempo – com este sistema, o estado de carga de até 10 baterias pode ser continuamente mantido com apenas um carregador de bateria Fronius”, afirmou a gerente de vendas nacional. Sobre a MOVIMAT, Mariana disse que o número e as características do público visitante foram positivos, enquanto as conversas foram bem encaminhadas, porém não foram fechados negócios. “As empresas estão mais otimistas e procurando soluções que tragam benefícios econômicos, como, por exemplo, redução no gasto de energia”, concluiu Mariana.
Equipamento de Goods-To-Person foi destaque da Bastian Solutions
A Bastian Solutions é um integrador independente de Automação Logistica. Na MOVIMAT apresentou um equipamento de Goods-To-Person Technology, chamando de AutoStore, além de produtos e serviços para uma completa solução em movimentação de materiais. “Recebemos um número bom – mais de 100 contatos interessados nos serviços e produtos – de visitantes e um público bem direcionado. Acreditamos que a FENATRAN ajudou a atingir esses objetivos. Também foram realizados ótimos contatos, com mais de 50 reuniões posteriores à feira. Aparentemente, o cenário está mudando, com estudos para possíveis investimentos”, comentou Carlos Eduardo Galbiati, Application Engineer da empresa.
Kion mostrou a Logística 4.0
No estande da Kion na feira, o visitante foi convidado a experimentar a Logística 4.0, que está revolucionando a indústria, com a Internet das Coisas e a digitalização, promovendo a integração entre processos, máquinas e pessoas. “A Kion se posiciona como protagonista nessa nova era, apostando em tecnologias inovadoras, software para automação e gerenciamento de processos e integração de toda a cadeia logística”, disse Leticia S. Regno, Marketing Analyst da empresa. A recente aquisição da Dematic, player global em soluções para automação de armazenagem, a compra da Egemin, maior fabricante mundial de AGV’s (veículos autônomos guiados), os investimentos em software e aplicativos para gestão de frota indicam o caminho do futuro do Grupo no mercado. “A Linde levou para a feira a empilhadeira de grande porte de 16 t, para movimentação de contêineres vazios, que pode ser utilizada em operações portuárias, entre outras. A Still mostrou uma completa linha de equipamentos, desde transpaleteiras elétricas até equipamentos para armazenagem em geral, além de trazer pela primeira vez uma empilhadeira contrabalançada elétrica com bateria de lithium-ion. Todos esses equipamentos compõem o cenário para os sistemas integrados em automação de armazéns da Dematic, que tem soluções completas para diversos setores do mercado”, explicou Leticia. Já no segmento Economy, a Baoli lançou a contrabalançada a combustão F30G para cargas de até 3 toneladas com fabricação nacional. Movida a GLP, é ideal para trabalhos internos e externos e conta com 100% de disponibilidade de peças de reposição. “Tivemos por volta de 2000 visitantes no nosso estande, interessados nos nossos produtos e equipamentos, o que gerou bastante negócio e leads para a empresa. A MOVIMAT foi muito boa em termos de negócios fechados para o Grupo Kion e sentimos que o mercado está voltando e que todos estão mais otimistas sobre o que está por vir”, completou a Marketing Analyst.
Soluções da Ulma também focam no conceito da Logística 4.0
A Ulma Handling Systems, especializada no desenvolvimento de projetos de sistemas e armazéns automatizados para diversos segmentos da indústria, anunciou duas novas soluções inovadoras, com foco no conceito da Logística 4.0. Uma delas é o Sistema Supervisor de Instalações Logísticas, que tem como objetivo principal englobar todo um parque de armazéns distribuídos pelo mundo, e cada armazém tem um sistema supervisor local que interage de forma remota com os dados armazenados na nuvem. A outra novidade é o robô colaborativo pessoa-robô, desenvolvido para realizar o picking unitário para preparação de pedidos em Centros de Distribuição e proporciona um espaço híbrido de trabalho compartilhado por robôs e humanos, combinando automatização com flexibilidade e segurança.
Lançamento da Combilift, aplicativo apoia decisões logísticas
A fabricante de empilhadeiras irlandesa Combilift lançou em caráter exclusivo no Brasil o aplicativo Combilift Logistics Improvement Calculator (CLIC), uma ferramenta para os consultores de projeto da marca em seu contato com clientes e potenciais clientes para avaliar, quantificar e justificar decisões logísticas com foco no tripé equipamento de movimentação – estrutura de armazenagem – galpão. O aplicativo está disponível para toda a rede de revendedores Combilift em território nacional. De acordo com o diretor comercial da empresa, Rafael Kessler, em pesquisa realizada internamente, identificou-se uma lacuna entre a solução técnica (projeto ou layout de armazenagem, número de equipamentos e pessoas, sem considerar dados econômicos) e a decisão econômica das empresas, que levou ao desenvolvimento do CLIC. “Observamos que boa parte das decisões de investimento são tomadas sem levar em consideração todos os custos operacionais e investimentos envolvidos, bem como são desprezadas despesas futuras como manutenção ou reformas e isso pode impactar o caixa da empresa. A vantagem do aplicativo é que a resposta é imediata e compartilhada para todos os envolvidos em tempo real.” A empresa também anunciou durante a feira o começo da fabricação das torres de suas empilhadeiras em território nacional, em parceria com a Lift-Tek do Brasil. Com a nacionalização deste item, afirmou Kessler, a marca vai garantir uma redução no prazo de entrega das empilhadeiras ao cliente que atualmente é de até cinco meses (entre sua produção na planta de Monaghan, Irlanda, até sua chegada ao Brasil) para menos de quatro semanas. As empilhadeiras seguem sendo produzidas naquele país, porém as torres poderão ser instaladas no Brasil. Sobre a MOVIMAT, Kessler disse que “foi uma iniciativa muito positiva unir os dois eventos, pois nos trouxe novos contatos. Os contatos feitos na MOVIMAT foram muito bons e ano a ano eles vêm evoluindo”, finalizou o diretor comercial.
Capo apresentou sistema de carga de contêineres por piso móvel
Na MOVIMAT 2017, a Capo Tecnologia e Serviços de Engenharia apresentou, como lançamento, o sistema de carga de contêineres por piso móvel – loader para contêineres, o qual permite fazer a pré-carga do contêiner marítimo em uma área com livre acesso por todos os lados. “Este é o primeiro sistema de carga de contêineres por piso móvel que permite a carga de produtos não paletizados de forma totalmente automatizada e em menos de 5 minutos. E também pode trabalhar em armazéns refrigerados, permitindo a carga de reefers”, explicou Carlos Adell Péricas, sócio/administrador da empresa. Durante a feira, a Capo também apresentou sistema de carga e descarga de caminhões por piso móvel – que pode ser instalado em qualquer tipo de caminhão; e sistema de docas de cargas com piso móvel que podem ser projetadas de forma embutida ou sobreposta. Sobre a visitação na MOVIMAT, Péricas disse que muitas empresas visitaram o estande para conhecer o produto, por já terem informações sobre os sistemas. “Fizemos excelentes contatos com algumas empresas e esperamos ter um retorno para negócios a partir de 2018”, completou.
Emplaca lançou etiquetas de lacre
Etiquetas de lacre, com evidencia de remoção e destrutiva, e um novo sistema de identificação de piso (Floor Marking) foram os lançamentos da Emplaca na MOVIMAT. A empresa também apresentou placas com código de barras para logística, patrimônio, bens duráveis e identificações em geral, placas de comunicação visual, placas de segurança, etiquetas e ribbons, rebobinadores e dispensadores de etiquetas e pintura de demarcação de piso. “O público foi bem selecionado e com poder de decisão ou implantação dos nossos produtos/sistemas. A FENATRAN ajudou muito no movimento. Consideramos que temos grandes negócios ligados a projeto de logística de clientes com potenciais a curto e médio prazo”, completou Marcos Mota de Andrade, gerente de vendas da empresa.
Controle de localização foi um dos destaques da Feedback
A Feedback Tecnologia apresentou, como novidades, controle de localização, paletes e produtos através de radiofrequência. A empresa ainda produz softwares de WMS/Armazéns Gerais, TMS e ERP. Galba Theodoro, gerente do setor de Logística/Armazéns Gerais afirmou que o público visitante foi bem objetivo, bem focado no que queria e precisava.
Áreas de packing e picking foram destacadas pela Inobag
A Inobag Indústria e Comércio de Máquinas e Embalagens Plásticas lançou três novos produtos para as áreas de packing e picking: MV5X – Máquina de embalar e rotular semiautomática utilizando embalagens plásticas; FEX+ – Máquina para embalar e rotular de forma manual; Inopick – Armário para picking de peças totalmente seguro e com indicação de posição na separação. “A MOVIMAT foi muito positiva para a Inobag porque pudemos fazer contato com um público de qualidade. Este já é o quinto ano que participamos e estamos satisfeitos com o resultado”, assinalou Moisés Nunes Curvello, diretor comercial da Inobag. Ele também destacou que a empresa teve muitos visitantes e com características voltadas aos segmentos onde a empresa atua, superando as expectativas, principalmente quando comparado ao ano anterior. “Tivemos muitos prospects e inclusive recebemos alguns clientes que convidamos e avançamos nas negociações, muito provavelmente fecharemos negócios”, completou Curvello.
Baterias industriais Moura em destaque na MOVIMAT
A Moura levou à MOVIMAT sua linha Moura Tração. São diversos modelos que atendem a todos os veículos elétricos de intralogística com capacidades a partir de 110 Ah até 1750 Ah. As aplicações dos produtos vão desde lavadoras de piso, rebocadores e máquinas de movimentação de carga até o segmento metroferroviário. “Tecnicamente desenvolvidas com placa plana, design de grade otimizado e um robusto sistema de blindagem da placa, apresentam longa durabilidade”, comentou a gerente comercial de baterias tracionárias, Erica La Vecchia.
Walpick apresentou sistema de picking e setup
A Walpick é uma empresa nova e lançou na MOVIMAT o sistema Walpick by laser. “O software é intuitivo e de fácil utilização. Roda em todos os navegadores modernos de internet e tem a capacidade de importação de dados de outros sistemas. Necessita de um computador para servidor de banco de dados e de comunicação com os apontadores e alvos endereçados. Para as operações de picking e setup, utiliza dispositivos móveis como tabletes, smartphones e notebooks”, explicou o sócio da empresa, André Luiz Almeida de Moraes. A Walpick teve mais de 100 contatos na feira, 50% de grande interesse na solução, e conta com seis projetos em andamento, sendo dois bem avançados.
Retrak apresentou novo modelo de trocador de baterias
A Retrak Empilhadeiras, empresa que loca e vende equipamentos das marcas Still e Linde, apresentou durante a MOVIMAT a versão aperfeiçoada do Trocador Automático de Baterias TAB 1200. Lançado em 2014, o acessório é um desenvolvimento da própria Retrak. Sérgio Guimarães, diretor técnico da empresa, explicou que no trocador de bateria, a água não tratada é armazenada em tanque plástico com capacidade de 45 litros, alojado sobre os garfos da transpaleteira que faz parte do conjunto. Na hora da utilização, a água é bombeada através do filtro e do deionizador em alta vazão e vai até a pistola de enchimento, que pode ser engatada ao conjunto de válvulas da bateria. “A nova versão do TAB 1200 completa o nível de uma bateria de 608 Ah 48 V em apenas 5 segundos. Com este equipamento, trocar a bateria de uma empilhadeira elétrica leva em torno de 3 minutos, incluindo abastecimento de água para completar seu nível”, disse o diretor técnico. Por sua vez, falando sobre a feira, Fábio Pedrão, diretor executivo da Retrak afirmou: “A MOVIMAT é uma feira que proporciona à Retrak reunir, em um só ambiente, clientes e potenciais clientes para uma troca de experiências e reforço de nossa rede de relacionamentos. A realização da FENATRAN em conjunto com a MOVIMAT foi um ponto interessante em 2017: muitos clientes que passaram por nosso estande elogiaram essa união dos dois ramos da logística – transportes e intralogística – que proporcionou uma experiência única e com uma visão mais ampla para a tomada de decisões”.
Impressora térmica foi o lançamento da Genoa
“Nosso lançamento no evento foi a impressora térmica T400, com velocidade de 6 polegadas por segundo (a mais rápida do setor) e três interfaces residentes”, explicou Marcos Mazzetti, gerente de vendas da Genoa Informática e Engenharia. Entre os outros equipamentos apresentados na feira estão impressoras de impacto para aplicações industriais, varejo e distribuição – notas fiscais, etiquetas, romaneios e relatórios em geral – e impressoras térmicas para aplicações em logística, indústrias, comércio e RFID.
RunTec Informática apresentou aplicativo para controle do ciclo do pedido
O lançamento da RunTec Informática envolveu as novas versões dos módulos da suíte de aplicativos Hodie, com destaque especial para o Hodie Pedidos, que controla a “linha do tempo” do ciclo do pedido, trazendo a experiência do acompanhamento das compras do comércio eletrônico para os pedidos entre empresas. “Este ano a feira teve um bom público, tanto no aspecto quantitativo, quanto no aspecto qualitativo. Sabemos que o setor de feiras é muito sensível a crises, mas acredito que a MOVIMAT tenha sido uma ótima oportunidade para expositores e visitantes trocarem experiências. Nosso estande recebeu muitas visitas, e fizemos diversas apresentações e demonstrações de nossos produtos. Muitos dos visitantes demonstraram interesse em iniciar uma negociação, e já estamos trabalhando nestes novos relacionamentos”, disse Mauricio Fabri de Oliveira, sócio gerente da empresa. E ele continuou: “a nossa percepção é que existem empresas interessadas em fazer negócios, com ou sem crise”.
Saur deu destaque a posicionador de garfos e tira tampas de caminhões
Foram dois os destaques no estande da Saur. O novo posicionador duplo de garfos Kaup oferece mais produtividade ao carregar dois paletes em uma única operação. O equipamento foi totalmente remodelado para melhorar a visibilidade do operador e adquirir melhor residual na empilhadeira. Por sua vez, a pinça para retirar e colocar tampas laterais de caminhões é sobreposta aos garfos da empilhadeira e as garras são protegidas com borrachas para não danificar as tampas. Tem capacidade para uma tampa de carreta, de aproximadamente 100 kg. Sobre a feira, Enio André Heinen, diretor comercial, e Monica Heinrichs, assessora de imprensa, afirmaram que houve um sentimento de que os negócios estão começando a mover-se.
CargoX se mostrou como transportadora sem frota própria
A MOVIMAT foi o primeiro evento do setor em que a CargoX participou. A empresa é a primeira transportadora do Brasil sem frota própria, baseada em tecnologia e inovação, operando conectada em tempo real, por meio de um aplicativo próprio, a uma rede de mais de 150 mil motoristas autônomos. “Lançada oficialmente em março de 2016 e considerada como a ‘Uber do transporte de cargas’, a empresa é pautada pelo uso inteligente da tecnologia aliado ao alto nível de serviço”, disse Roberta Martins – Head de Conteúdo da empresa. Atualmente, atende todas as regiões do país e com diferentes perfis de caminhões. “Recebemos muitas pessoas em nosso estande e com perfis bastante diversos. Muitos dos nossos visitantes foram embarcadores, com grande potencial para se tornarem nossos clientes, mas recebemos também muitos profissionais de outros segmentos da logística interessados em conhecer nosso modelo inovador. Segundo a organização do evento, fomos os recordistas de captação de leads no aplicativo oficial da MOVIMAT, o que demonstra o quanto fomos efetivos em apresentar o nosso modelo ao mercado. Mas aproveitamos o evento também para receber clientes que já estavam em negociação e estreitar o relacionamento com os nossos atuais clientes. Os resultados foram proveitosos em todas as três esferas.” A Head de Conteúdo disse, ainda, que puderam perceber, durante a feira, um aquecimento do mercado, com várias empresas e profissionais buscando novos produtos e serviços para já se prepararem para um aumento de demanda que estão prevendo no curto prazo.
Rayflex mostrou as últimas tendências em portas rápidas
Entre os produtos apresentados pela Rayflex estão as portas rápidas automáticas da série RP para áreas internas, fabricadas em material flexível, que reduz a manutenção, evita trocas de peças e elimina paradas de produção. A linha RPAL01, de alta velocidade e estanqueidade, protege o ambiente de correntes de ar, poeira e contaminação. Já a Frigoiso é para uso em câmaras resfriadas e frigoríficas. Entre as soluções para docas estão a linha seccional, com isolamento térmico, acústico e vedação, e o nivelador de docas, que facilita o processo de carregamento dos caminhões. “Nossas portas são seguras por não possuírem barras metálicas que causam acidentes com os usuários, contribuindo também para a redução dos custos de manutenção”, ressaltou a diretora da marca, Giordania Ribeiro.