Superação e inovação foram as palavras-chaves da 18ª Transposul

Por Carol Gonçalves

Deixando o tempo seco em São Paulo, Maria Zimmermann Garcia, diretora comercial da Logweb, e eu voamos a Porto Alegre para fazer a cobertura da 18ª Feira de Transporte e Logística – Transposul, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de julho, no Centro de Eventos da Fiergs – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. Vale destacar que a Logweb foi a “Mídia Oficial” do evento.

A cidade nos recebeu com uma agradável umidade do ar e um céu maravilhoso. Não pegamos chuva, apenas um friozinho típico da região Sul do Brasil. Após um bom almoço em restaurante indicado pelo taxista (aliás, os taxistas de POA são muitíssimos simpáticos), e uma parada no hotel, fomos ao evento, passando pelo porto da cidade, pela construção da nova ponte do Rio Guaíba e conferindo o estrago que a chuva dos dias anteriores fez nas plantações de arroz.

Na Transposul, o clima era de festa, e não poderia ser diferente, pois Afrânio Kieling, presidente do Setcergs – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Fone: 51 3326.2904), organizadora do evento, é a simpatia em pessoa. Encontramos com ele na área vip, conversando e dando entrevistas. Animado, disse que apesar da crise política-econômica do Brasil, a Transposul estava acontecendo, marcando sua maioridade, e isso era um grande motivo para comemorar. “Nos últimos três anos, a feira gerou R$ 450 milhões em negócios, para 2016, a ideia é chegar aos R$ 120 milhões”, revelou.

Na ocasião, Afrânio nos apresentou Gustavo Paulo Duarte, presidente da Antram – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, de Lisboa, Portugal, que participou pela segunda vez do evento, a convite do presidente do Setcergs. Seu objetivo é trazer o know-how europeu para o Brasil e trocar experiências com os profissionais do país. “A feira oferece dinamismo para conversar com os empresários brasileiros”, disse. Ele se lembrou que, no ano passado, comentou sobre a metodologia de compras de caminhões da Europa, que consiste no aluguel dos veículos por quatro anos e na troca por novos modelos, após esse período, mantendo a frota sempre atualizada. “Este ano, percebo que as marcas já estão fazendo isso”, disse.

O auge do primeiro dia foi a solenidade de abertura, que aconteceu às 17h30. Os discursos foram marcados pela empolgação e motivação, pois os indícios econômicos são de retomada do crescimento e desenvolvimento social. “Mesmo que muita coisa tenha mudado nestes 18 anos, o que permanece é o compromisso de todos os transportadores em inovar e se superar”, disse Afrânio.

Marcus Vinicius Couto da Silva, coordenador da feira, também falou com otimismo. “Espero ansiosamente que esse ano seja forte. Todos os profissionais do setor enfrentam as dificuldades com muita garra, levando mercadorias até as empresas e pessoas.”

O vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, esteve presente e deu seu recado. “É preciso combater ferozmente a burocracia, que traz um mal muito grande a qualquer setor. Reafirmo isso em várias ações promovidas pela Prefeitura. Temos ainda um compromisso com o acesso norte ao Porto Seco, que é necessário para o Rio Grande do Sul”, declarou.

Logo após a cerimônia, o jurista e ex-ministro do STF – Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa fez uma das mais esperadas palestras do evento, lotando os 500 lugares disponíveis no auditório. Para que todos pudessem assistir, foram colocados telões em locais estratégicos da feira, como no estande do Setcergs, onde muitos profissionais, confortavelmente, acompanharam a apresentação.

Sob o tema “Cenário Político Econômico do Brasil”, Barbosa falou sobre a importância de o país ter instituições políticas e jurídicas sérias. “A estabilidade jurídica é essencial para o desenvolvimento de qualquer nação. Há dois anos eu não poderia prever que o sistema jurídico público pudesse entrar nessa instabilidade que estamos. Isso indica que, lamentavelmente, o Brasil está voltando a fazer parte do grupo de países com graves problemas jurídicos. O desequilíbrio afeta todo o sistema brasileiro: desde as empresas até o cidadão individualmente”, salientou.

O jurista chamou a atenção para o fato de poucos chefes de governo confirmarem presença na abertura oficial das Olimpíadas, no Rio de Janeiro. “Precisamos pensar nisso. Algo não está certo e não podemos fazer de conta que está tudo bem”, ressaltou. Ele lembrou que a educação deveria ser prioridade e que o país precisa vencer os entraves da desigualdade social e burocracia.

Mesmo com essa situação, Barbosa disse ter esperanças. “Confio na capacidade do brasileiro de se reinventar e superar as dificuldades. Não posso ter outra atitude a não ser manter o otimismo”, disse. Ao fim, fez questão de dizer que participar da Transposul é uma grande satisfação, pois seu pai, nos anos 60, migrou da profissão de pedreiro para o setor de transportes. “Eu o ajudei e foi ali que dei os primeiros passos para adquirir a ética no trabalho”, acrescentou.

Na sequência, o estande do Setcergs recebeu convidados para um coquetel de confraternização, oferecido pelo grupo Apisul.

Congresso
Nos três dias de evento foram realizadas diversas palestras, encontros e reuniões, integrando todo o setor. Um dos destaques foi o Fórum do Instituto Zero Acidente. A análise histórica, apresentada pelo especialista em segurança de tráfego João Pedro Corrêa, concluiu que nas últimas três décadas, enquanto o Brasil evoluiu em temas relevantes sobre a segurança do trânsito, houve elementos específicos que deixaram a desejar. “Nesses 30 anos pode-se falar que o país aprendeu muito. Eu digo sempre que o Brasil tem áreas de excelências, mas elas não dialogam com a sociedade sobre isso. Prova é que o trânsito ainda não é uma prioridade do governo, da sociedade e do setor privado”, expôs.

O fórum contou ainda com os painéis “Evolução do Processo de Habilitação no RS” e “Exame Toxicológico – Tecnologia a Serviço da Segurança no Trânsito”. Além disso, o Centro de Convenções da Fiergs recebeu uma reunião extraordinária do Conselho Regional do Sest/Senat. Aproximadamente 40 pessoas debateram melhorias para o segmento do transporte no Estado, além de qualificações para motoristas e empresários. O presidente da Fetransul – Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas, Paulo Caleffi, presidiu o encontro. Estiveram presentes representantes de todas as filiais do Sest/Senat no RS e sindicatos do setor.

O segundo dia abriu com o case de logística da Tramontina, que fabrica mais de 18.000 itens e está presente em cerca de 120 países. Sônia Deitos, diretora responsável pelo projeto de Gestão da Contratação do Transporte Rodoviário da região sul, contou como a companhia passou a atuar com BIDs, ou seja, convites para propostas de empresas de frete, com o objetivo de atender as entregas de suas seis fábricas, que alcançam o Brasil todo. Em 2000 foi criado o primeiro grupo de transportes, com a finalidade de trabalhar negociações em conjunto relativas aos fretes para exportação. A partir daí, foram realizados os BIDs: marítimo de exportação, rodoviário de contêiner, couriers (amostras) exportação e importação. Em 2011 surgiu o BID de importação e o rodoviário de contêineres de importação. No ano seguinte, a Tramontina criou o grupo de transportes rodoviários de mercado interno e, em 2014, lançou o primeiro BID de mercado interno, já na versão eletrônica, que compreende carga fracionada sul e sudeste, e carga lotação nível Brasil. Em 2016, também foram realizados BIDs marítimos na versão eletrônica.

A empresa utiliza o Portal Comex para fazer o gerenciamento completo de qualquer processo de exportação, com diferentes interfaces de interação ajustadas aos usuários. Em implementação está o Portal de Transporte – Mercado Interno, para administrar todos os embarques do grupo, através da gestão das ocorrências, agendamento de entrega e ordem de coleta. No futuro, este sistema possibilitará a visualização da operação por meio de relatórios e gráficos. “A maior vantagem do modo eletrônico é a segurança das informações”, ressaltou. Segundo ela, ideias simples chegaram a diminuir cerca de 500 e-mails por mês, sem falar na diminuição dos ruídos que essa troca de mensagens pode causar.

Sônia disse que ainda não é possível medir em valores os resultados obtidos com a estratégia logística, mas houve ganhos na consolidação das cargas e em outros pontos, que estão sendo mensurados. De julho/agosto de 2015 a julho/agosto de 2016, foram embarcados pelas unidades fabris da Tramontina 2.700 TEUS em exportação, 2.300 TEUS em importação e 4.350 carretas no mercado interno.

Durante a feira também ocorreu a 5ª edição do Seminário Itinerante da ComJovem Nacional, com uma série de palestras e debates para atualizar as empresas sobre o transporte de cargas, além de promover oportunidades de negócios aos empresários da região. Aconteceu, ainda, no segundo dia, a 20ª edição do Simerco – Seminário Itinerante do Mercosul, que abordou o OEA – Operador Econômico Autorizado.

“Trânsito e Educação: A colaboração como método eficaz de mudança” foi o tema apresentado por Lais Elisabeth Silveira, pedagoga, especialista em educação para o trânsito, membro titular da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran e Chefe da Divisão de Educação e da Escola Pública de Trânsito do Detran/RS. “Todas as ações são complexas e envolvem família, educação, fiscalização, escola, formação de condutores e mídia. A nossa sugestão para essa mudança é ampliar o poder de ação usando redes de multiplicadores”, disse. A palestrante reforçou que parcerias são fundamentais, pois cada um pode contribuir em prol do mesmo objetivo.

Outro destaque foi Leandro Karnal, doutor em História Social e professor da Unicamp na área de história da América, que falou sobre “Ética no Brasil”. Segundo ele, diante das dificuldades, é preciso apresentar o melhor e separar os bons dos maus profissionais. Com o cenário estabelecido atualmente, citou a cultura contemporânea do individualismo e também a naturalização perante a violência como exemplos de problemas enraizados na sociedade. Trazendo para o cotidiano das pessoas, abordou a ética através de uma ótica de invisibilidade das classes mais baixas. Para ele, a ética não está em respeitar quem é visto como superior, mas sim o oposto. “Respeitar o Ministro do STF não é ética, é bom senso. Obedecer a um delegado não é capacidade moral, é medo. Só é possível medir a ética respeitando pessoas simples do meu cotidiano, como a faxineira”, provocou. Apoiado na filosofia de Aristóteles, o palestrante ressaltou a inexistência da percepção da regra e que todos seguem apenas o seu próprio código normativo. De acordo com esse pensamento, a vida é um projeto ético, sendo exercitado até a perfectibilidade do caráter, descrito por Rosseau. A chave dada para alcançar esse objetivo é a educação. Como um pai que cruza o sinal vermelho e passa uma mensagem implícita para seu filho, o exemplo dado é o espelho da próxima geração. A cada desvio de conduta, o reflexo do futuro vai criando instabilidade, sendo necessário manter a postura correta para alcançar a felicidade. “Quanto mais infrações éticas, mais tenho problemas. Toda vez que não sou ético, eu perco minha liberdade”, salientou.

O diretor-presidente da Braspress Transportes Urgentes e controlador do Grupo H&P – Empreendimentos e Participações, Urubatan Helou, palestrou no último dia, mostrando um dado impressionante: R$ 8,5 bilhões é o custo anual com acidentes envolvendo caminhões no Brasil, em razão de frota velha, rodovias mal conservadas e pouca especialização. “É preciso uma iniciativa de classe para que tenhamos uma participação mais forte nos investimentos em infraestrutura que o país precisa”, disse.

Ele também chamou atenção para o fato de não haver especialização nos negócios no país. Ao final, mostrou um dos maiores entraves para a economia: o custo logístico no Brasil, que é de 20%, enquanto nos Estados Unidos é de aproximadamente 10,5%.

Já o Fórum do Sindiatacadistas, promovido pela entidade que apoia o evento, abordou o tema logística. Fernando Mancuzo, professor e consultor de empresas nas áreas de logística e TI, apresentou o tema “Automatização de Transportes: Como criar projetos com investimento zero”.

Outro evento do dia foi a palestra “Capacitação de Carga Perigosa: Atualização de legislação e licenciamento”, ministrada pelo especialista em Transporte de Cargas Perigosas pela UFRGS, Gilberto Cheiran. “Dependendo da operação, precisamos seguir uma série de requisitos, seja do município, do estado ou da União. Cabe aos gestores avaliar se é possível. Os cuidados não se limitam apenas aos transportes”, explicou. Para o palestrante, as regras que regem as estruturas de trabalho precisam ser estabelecidas em diversas esferas para zelar pelo bem mais valioso do ser humano: a própria vida.

Pensar como Curador foi a lição do palestrante Gustavo Reis, professor, empreendedor e fundador da escola Espartato, que tratou o tema “O que os campeões fazem de diferente?”. Ele lembrou que o cotidiano atual impõe um volume de conteúdo gigantesco e muitas pessoas erram em tentar simplesmente acumular conhecimento de todas as partes. “Cada vez mais temos que pensar como curadores de conteúdo. Se perceber que não serve, descarte. Não vamos conseguir ler todos os artigos, jornais e livros”, disse.

O encerramento ficou por conta de Marcos Piangers. Com o tema “Inovação: Uma espiada no futuro”, o radialista, apresentador e colunista do Grupo RBS explicou o processo de inovação a partir da ideia de que o futuro já está em algum lugar, mas é preciso atenção para percebê-lo.

“Ou viramos nosso radar para o que está acontecendo ou podemos esperar as coisas voltarem a ser como antes. A postura mais inteligente é entender o que virá nos próximos anos, tentar se apropriar disso e ser pioneiro”, explicou.

Premiação
A preocupação com a segurança no trânsito está na cabeça de empresários e profissionais que atuam no segmento de logística e transporte. Um dos momentos marcantes da Transposul foi a solenidade de entrega do certificado Transportadora da Vida às empresas vencedoras. O projeto, desenvolvido há dez anos pelo Setcergs, tem como objetivo desenvolver ações ligadas à segurança no trânsito, com foco em transportadoras com sede ou filiais no RS.

No total, receberam a certificação 35 empresas de transporte de carga que trabalharam pelas práticas de prevenção e segurança no trânsito. Além disso, as três melhores colocadas nas categorias de Transporte de Produto Perigoso e Transporte de Produto não Perigoso foram contempladas com os troféus Ouro, Prata e Bronze. Ainda foram homenageados os motoristas e gestores da iniciativa nas empresas certificadas. Os critérios auditados nas empresas são Qualidade, Gestão de Pessoas, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho, Gestão Operacional, Treinamentos e Ações de Educação e Segurança no Trânsito. Em transporte de produtos perigosos, as vencedoras foram, na sequência: Transportes Silmed, Rodofama Transportes Rodoviários e TW Transportes. Em não perigoso, a ordem das ganhadoras foi: Panex, Ritmo Logística e TSG Transporte Silveira Gomes. As homenageadas foram: Avilan Transportes, Avilan Transportes de Santa Cruz do Sul, Dalçóquio, ECX Global de Novo Hamburgo, Expresso Nova Santa Rita e Expresso Reichelt, OTL Transportes, Piex Express, Tomasi Logística, Transduarte, Transportadora Minuano e Troca Transportes. As certificadas do Programa Transportadora da Vida foram: Augusta Internacional, Boessio Transportes, Grupo Darcy Pacheco, Transportadora Henrique Stefani, Letsara, Modular Transportes, Primavera Cargas, Ritmo Logística, Rodofama Transportes Rodoviários, Roglio Logística, Roma Cargo Logística, Trânsito Brasil, Translíquidos, Transmiro, Transportadora Hammes, Transportes Panex, Transportes Silmed, Transportes Silveira Gomes, Triunfo Concepa, TW Transportes, Unidão Transportes & Logística e Vitlog Transportes.

Pit Stop Logístico
A Transposul contou, também, com um espaço dentro do pavilhão de exposições para demonstrações em tempo real de serviços, produtos, tecnologias e soluções para ambientes logísticos e industriais, chamado de Pit Stop Logístico, do qual participaram as empresas Hoff (pneus), Mercedes-Benz, Tramontina, Jungheinrich (as três com veículos) e Tedesco (sistemas de armazenagem).

A Jungheinrich aproveitou a oportunidade para anunciar uma parceria com o Grupo Tedesco, localizada em Bento Gonçalves, RS, que produz estruturas de armazenagem que se adaptam a diferentes tipos de mercadorias e permitem a verticalização do espaço.

“A parceria com um fornecedor local é muito importante para o nosso crescimento de sistemas logísticos aqui no Brasil. Com isso, vamos conseguir alcançar os nossos objetivos e vender soluções completas em conjunto com as nossas empilhadeiras”, afirmou o líder de sistemas da empresa no Brasil, Markus Flotho.

Expositores
Durante nossa visita aos expositores, pudemos conferir o clima de otimismo. Da Intelligrated, que oferece sistemas de execução de abastecimento e automação de manuseio de materiais, Eduardo Tedesco, diretor geral, e Eduardo Bellizia, engenheiro de vendas, aproveitaram a oportunidade para destacar seu shoe sorter de alta capacidade, que opera até 400 caixas por minuto e possui a exclusiva tecnologia soft touch, que evita danos aos produtos. A solução foi adquirida recentemente por uma grande rede supermercadista de São Paulo e será instalada em setembro deste ano. “Este negócio é importante, pois se trata da primeira venda realizada pela equipe brasileira”, disse Bellizia.

Outra solução da empresa, lançamento no Brasil e muito utilizado nos Estados Unidos, é o LMS – Labor Management System, software para controle online da produtividade do operador, que permite identificar os pontos fracos e fortes de cada um. “Há uma demanda enorme por esse tipo de tecnologia, pois permite reduzir avarias, sem falar na satisfação dos próprios trabalhadores”, acrescentou o profissional.

Também visitamos o estande da Senior, especializada em softwares para gestão, que adquiriu a Sythex em 2014 e a SOFtran em 2015. A Transposul foi a primeira feira de transporte que a empresa participou como grupo. Gilmar Krumheu, gerente comercial, contou que o TMS é o carro-chefe, mas que a companhia também oferece aplicativos para dispositivos móveis que completam as soluções de gestão para as empresas de transporte e logística, seguindo a tendência da mobilidade. São cinco apps: de coletas e entregas, para lançamento de ocorrências com mercadorias; de check list; de CRM, para que a equipe de vendas possa atualizar na hora as informações sobre tratativas com clientes; de informações gerenciais, voltado para gestores, apresentando diversos indicadores gráficos para acompanhamento do negócio; e de controle de jornada do motorista. “Eles oferecerem dois grandes ganhos: produtividade, pois evita retrabalhos, e acesso rápido à informação automaticamente, o que é mais importante”, ressaltou Krumheu.

No segmento de peças e acessórios, a Atual Pneus lançou o primeiro pneu com 22 mm de banda urbana do mercado: o AU2, indicado para uso na cidade e curtas e médias distâncias. Além de maior durabilidade e economia, oferece excelente tração em asfalto e pisos molhados.

Já o estande Transportadora da Vida recebeu a visita do Silveirinha, o boneco da TSG – Transportes Silveira Gomes, e a Uni e o Dão, bonecos da Unidão Transportes e Logística. Os personagens, junto com representantes da Triunfo Concepa e da Transportadora Brasil de Estrela e Nova Santa Rita, promoveram ações de conscientização aos visitantes da feira.

As montadoras de caminhões também estiveram presentes em peso. Durante os três dias do evento, as equipes das concessionárias DAF Austral e DAF Eldorado deram suporte aos visitantes, apresentando caminhões, serviços pós-venda e opções as opções de venda a prazo, como a CDC, o Finame e o Consórcio Nacional DAF. A Scania também participou, expondo os caminhões pesados R 440 e R 480, aproveitando a ocasião para entregar dois caminhões-escola para o Centronor – Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. Volkswagen/MAN, Mercedes-Benz, Ford e Volvo-Dipesul também marcaram presença.

Veja em edições anteriores da Logweb as novidades apresentadas por outros expositores.

Resultados
A 18ª Transposul reuniu mais de 50 expositores do segmento e recebeu cerca de 14.000 visitantes, de todos os estados brasileiros, da Europa e da América Latina. “Atingimos os nossos objetivos e agora olhamos para a frente. Olhar para trás só se for no aspecto histórico”, afirmou Afrânio.