Superintendente do Porto do Rio Grande cumpre agenda em Brasília

O Superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, está em Brasília para cumprir uma agenda de reuniões. No dia 25 de maio, ele esteve com o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Na oportunidade, Lopes destacou os investimentos previstos para o porto gaúcho, assim como os projetos de expansão e as melhorias para o Complexo portuário. O superintendente destacou a intenção de expandir as atividades portuárias para a Ilha do Terrapleno, localizada em frente ao Porto Novo. O Ministro colocou-se à disposição para interceder junto aos órgãos federais sobre os processos de expansão e qualificação do porto.

Além disso, o Ministro convidou a Suprg – Superintendência do Porto do Rio Grande para integrar os ODMs – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU – Organização das Nações Unidas. Os ODMs são metas de qualidade de vida estabelecidas durante a Assembleia do Milênio, realizada em setembro de 2000, na sede da ONU em Nova York.

As metas foram estabelecidas destacando os progressos realizados e também o que falta para o seu total cumprimento até o ano de 2015. O Plano de Ação tem parcerias com setores da sociedade civil, governamental, privada e com a academia. O trabalho está sendo realizado em nível global, regional e nacional.

Na parte da manhã, o superintendente esteve em reunião com o coordenador geral do Sistema de Vigiagro – Vigilância Agropecuária Internacional, Marcos Valadão, vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No encontro, esteve em discussão a Vigilância Sanitária e Agropecuária no porto, as possíveis cooperações no trabalho, o desenvolvimento de ações e as agilizações nos processos com a secretaria. Na ocasião, foi agendada uma visita do coordenador ao porto no mês de julho para aprofundar questões com o objetivo de otimizar as ações entre a Suprg e a secretaria.

A agenda do superintendente na capital federal também incluiu uma reunião com a Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários e Braskem para tratar da renovação do Terminal da Barskem. Em pauta, também estiveram temas relativos aos processos da Antaq no porto como o realinhamento das tarifas portuárias.