O SuperOpa, marketplace criado para conectar distribuidor e consumidor final para reduzir o desperdício de alimentos, anuncia a inauguração de sua própria green store em Campinas, interior de São Paulo, hoje, 27 de janeiro. O Centro de Distribuição, que terá até 9.300 metros quadrados em sua fase final, vai atender exclusivamente os pedidos feitos na loja do SuperOpa no app.
“Com uma green store própria, nossa meta é aumentar mais 2.000 SKUs oferecidos aos clientes até o segundo semestre de 2022”, explica Luis Borba, CEO e cofundador do SuperOpa. O conceito de green store vai além das dark stores, visto que a startup promove a conscientização sobre o consumo de produtos próximos ao vencimento em perfeitas condições que antes eram descartados.
“A sustentabilidade está no core de nosso negócio e esse é um grande passo para que mais pessoas possam dar uma nova chance aos alimentos. Em 2021, salvamos mais de 120 mil quilos de comida que seriam descartadas pela demora para chegar às gôndolas”, complementa Borba.
Para viabilizar os processos com a green store, o SuperOpa também vai investir em equipe. “Contratamos 12 novos funcionários para a área administrativa e outras 50 pessoas para o operacional. Dessa forma, conseguimos criar uma logística roteirizada, com agilidade no recebimento dos produtos e na entrega”, afirma o CEO.
Foco nas classes C e D
Desde seu surgimento, o SuperOpa tem como público-alvo clientes das classes C e D. Ao trazer produtos com até 70% de desconto, a plataforma contribui para a inclusão de mais pessoas no universo digital, para que possam usufruir de produtos com valores justos e praticidade na hora das compras.
“Entendemos a nossa importância nesse novo momento de consumo, com o avanço da tecnologia e a necessidade de busca pelo menor preço diante da alta no preço dos alimentos. Acredito que vamos deixar uma marca positiva na sociedade e torço para que a iniciativa leve outras empresas a seguir por esse caminho, já que sabemos que existe muita coisa a ser feita em relação ao desperdício de alimentos e ao acesso a produtos pelas classes mais impactadas com a economia”, finaliza Borba.
Sobre o SuperOpa
Fundado em 2018, o SuperOpa surgiu depois de um desafio lançado ao aluno Luís Borba pelo professor Leandro Zanardi em uma aula de gamification da FGV. O projeto fez tanto sentido que professor e aluno decidiram investir e colocá-lo em prática. Hoje, a startup já opera em 500 cidades dos Estados de São Paulo, interior Rio de Janeiro e interior Minas Gerais, fazendo conexão direta entre distribuidor e consumidor final para reduzir o desperdício de alimentos. A plataforma oferece produtos para serem consumidos em período próximo com até 70% de desconto e entrega em até três dias úteis. Este ano, venceram o prêmio Seleção Mobile Time 2021 na categoria escolha do júri, composto por 11 pessoas, entre jornalistas de tecnologia e especialistas do mercado.