A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, ampliou em mais de 50% o número de mulheres atuando na companhia no últimos dois anos. A companhia passou de 2.131 colaboradoras na empresa em 2019 para 3.206 mulheres em 2022. A empresa entende que há uma trajetória de transformação e evolução a ser percorrida para aumentar a representatividade de mulheres e tem realizado diversas ações para capacitar suas colaboradoras.
A companhia tem implementado projetos de incentivo e ações que contribuem para aumentar a presença das mulheres em todas as áreas e níveis hierárquicos. “Nosso intuito é desenvolver e capacitar as mulheres da companhia para que elas possam se tornar as nossas novas líderes”, afirma Marcela Porto, Head de Comunicação e Marca da Suzano e Sponsor do Grupo de Afinidade (GA) de Mulheres da companhia.
O Programa de Trainee é um dos exemplos de capacitação que torna a companhia ainda mais diversa e plural. Em 2021, 53% do público desse programa era composto por mulheres. Este ano, a porcentagem já chegou a 64%.
Neste mês, a companhia dará início às atividades do programa Elos D+, voltado para a aceleração interna de mulheres e pessoas negras. Trata-se de um programa com duração de 18 meses, que contempla atividades como workshops sobre crenças limitantes, atividades práticas, rodadas de networking, sponsorship, além de bolsa de inglês com 50% de desconto. As aulas contarão com aproximadamente 350 pessoas desse público.
“Nós valorizamos um ambiente de trabalho diverso e inclusivo e temos como meta alcançar, até 2025, 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres na companhia, compromisso que vinculamos também a uma operação de captação de recursos no mercado internacional”, enfatiza Pollianne Dionor Schwabe, Gerente de Auditoria de Processos e Líder do Grupo de Afinidade (GA) de Mulheres da Suzano. “A celebração ao Dia Internacional da Mulher precisa ser acompanhada de reflexão e ação em relação aos desafios que ainda estão presentes na carreira e como podemos evoluir”, complementa.
A Suzano é signatária do programa Equidade É Prioridade da ONU Mulheres, do Movimento Mulher 360 e da Rede Mulher Florestal. Em 2021, a companhia foi reconhecida pelo prêmio WEPs Brasil 2021 Troféu Bronze, que fomenta o empoderamento econômico e a liderança das mulheres como um dos pilares para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo.
Além disso, no último ano a Suzano também recebeu o selo WOB (Women on Board), que reconhece e valoriza as companhias que promovem a diversidade no ambiente corporativo por meio da participação feminina nos conselhos de administração ou consultivos.