Suzano implementa solução tecnológica para evitar riscos de atropelamento e colisão com empilhadeiras

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a LogPyx, startup de tecnologia que desenvolve soluções avançadas – focadas em segurança – para otimizar as operações intralogísticas das empresas, implementaram um método pioneiro para evitar riscos de atropelamentos e colisões com empilhadeiras.

O projeto, que já está em operação em cinco unidades fabris da Suzano, consiste no uso de pulseiras semelhantes a relógios, que emitem vibrações quando uma pessoa se aproxima – além do raio mínimo de segurança – de uma empilhadeira em movimento. As empilhadeiras também foram equipadas com sensores luminosos e sonoros para alertar os operadores sobre a aproximação de pessoas. O objetivo é alertar sobre áreas de risco e reduzir as probabilidades de acidentes. 

“Segurança é um valor inegociável, em que sempre trabalhamos com três pilares: processos, pessoas e tecnologia. Com este projeto, geramos alertas tanto no condutor da empilhadeira como no pedestre. Tudo isso para evitar colisões”, explica Eduardo Botelho Lotti, diretor de Supply Chain da Suzano. “É um alerta adicional e importante que pode realmente evitar acidentes. Já estamos vendo ganhos na percepção do time e nos resultados de segurança no setor.”

Até o momento, a companhia informou que a iniciativa demonstrou ganhos significativos em relação à segurança das pessoas envolvidas na operação logística. A implementação de sinalizadores de aproximação tem contribuído para minimizar ocorrências. Além disso, a empresa observou melhorias no ambiente de trabalho, com colaboradores relatando um aumento na sensação de segurança e bem-estar. “Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Suzano nesse projeto inovador que tem como foco, acima de tudo, o bem-estar dos colaboradores. Essa parceria simboliza a importância de as empresas implementarem soluções tecnológicas que contribuam para a prevenção de acidentes e a promoção de um ambiente de trabalho confortável, que deveria ser acessível a todos”, afirma Eros Viggiano, CEO e fundador da LogPyx.