No dia 23 de maio, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nova atualização sobre a redução dos valores dos pisos mínimos de frete, por meio da Portaria Suroc nº 11 no Diário Oficial. O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 13.703/2018 determina que a tabela seja reajustada sempre que houver oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima.
De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana de 14 a 20 de maio de 2023, o preço médio do DIesel S10 ao consumidor ficou em R$ 5,46 por litro, contra R$ 5,79 apresentado desde a publicação da Portaria Suroc nº 08/2023, quando ocorreu o último reajuste na tabela de frete.
Com isso, o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) realizou nova análise do impacto geral no setor. Segundo Raquel Serini, economista e coordenadora de projetos do IPTC, “podemos verificar que quem sofreu a maior redução foi a tabela D, quando há contratação apenas de veículo de carga de alto desempenho. Além disso, a portaria vigente apresenta uma redução média nos valores de -3,00%, quando comparada imediatamente com a resolução anterior.”:
Isoladamente, quem sofreu o maior impacto foi o transporte de carga frigorificada/aquecida – tabela D, considerando as variações de CCD previstas na legislação, atingindo -3,62% de redução.