TBForte inicia projeto de recapagem de pneus em nova estratégia de sustentabilidade e redução de custos

Com uma frota de 650 carros-fortes e leves e 30 bases operacionais distribuídas em 16 estados do Brasil, a TBForte, empresa de segurança e transporte de valores do grupo TecBan, tem nos pneus um custo operacional significativo. E para otimizar tal custo e reduzir o impacto ambiental, a empresa iniciou neste mês um projeto-piloto com uma fabricante de pneus para a recapagem de pneus e sua frota de carros-fortes em quatro dessas bases.

Mensalmente, as bases eleitas para o projeto piloto consomem cerca de 90 pneus e esse novo projeto elevará o rendimento quilométrico em vias urbanas, rodovias e estradas, destaca Joiandro Carvalho, gerente executivo de inovação e infraestrutura da TBForte. As bases localizadas em São Paulo (próximo ao aeroporto de Congonhas), São José dos Campos, Sorocaba e Campinas foram selecionadas para este piloto. A escolha das localidades para medição do impacto dos pneus recapados deu-se por conta dos diferentes tipos de vias que os veículos utilizam em suas rotas diárias.

Segundo Joiandro, o pneu recapado possui condições de segurança e rendimento quilométrico semelhante ao pneu novo, mas com a vantagem de custar aproximadamente um terço do preço. “A recapagem ainda oferece muitos benefícios ambientais. Com o processo, se utiliza apenas um terço da matéria-prima necessária utilizada para a produção de um pneu novo, além de evitar o descarte prematuro de carcaças, diminuindo consideravelmente o nível de poluentes para produção de novos pneus”, afirma.

De acordo com o executivo, a TBForte acredita muito no sucesso do projeto. “Até o fim de 2024, pretendemos estender a ação para outras unidades operacionais da empresa”, conclui.