A TCP Log – subsidiária logística da TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, já está oferecendo para armadores e exportadores uma nova solução: o Depot Express 24 horas, voltado para a manutenção de contêineres vazios refrigerados. O armazém funcionará na área secundária do Porto de Paranaguá com objetivo de otimizar a cadeia logística, oferecendo eficiência operacional e redução de custos para os usuários.
Thomas Lima, gerente da TCP Log, explica que a unidade operacional foi idealizada no início de 2017 e tem como objetivo amenizar os gargalos logísticos do Porto. “Com o Depot Express ofereceremos mais um serviço de qualidade, aumentando a velocidade do atendimento e gerando ganhos operacionais e financeiros para todos os elos desta cadeia”, destaca.
Para desenvolver o novo serviço, a TCP Log conta com frota própria de caminhões dedicada para o transporte dos contêineres vazio, operando em três turnos, 24 horas por dia. “Os contêineres refrigerados vazios que chegarem ao Terminal serão transferidos para o novo espaço, onde serão vistorizados, reparados, higienizados e testados, e ficarão aptos para serem carregados em caminhão e seguirem viagem para às plantas do exportador”, explica o gerente.
No Depot da TCP, os contêineres estarão prontos à espera dos caminhões, com expectativa de um giro médio de até uma hora – independente do horário da retirada. “A ideia é acabar com as filas de espera geradas pelos terminais da retroárea que, por limitações, não são capazes de ter os contêineres 100% prontos para utilização em curto espaço de tempo”, informa Lima, acrescentando que a solução apresentada pela TCP Log deve aumentar a produtividade dos transportadores e se tornar um fator relevante de competitividade aos armadores que embarcam pela TCP. “Nenhum outro terminal de retroárea, em nenhum outro porto, oferece as mesmas condições operacionais que a TCP Log. Nosso grande diferencial foi assumir a responsabilidade de tudo que pode impactar nossos clientes e isso inclui olhar para fora do terminal portuário”.
O diretor Superintendente Comercial da TCP, Juarez Moraes e Silva, destaca que o Depot Express vai ao encontro da estratégia da empresa de desenvolver projetos capazes de gerar ganhos reais aos seus clientes, promovendo a integração entre o Porto e suas bases intermodais, no interior do Estado. “Com o fluxo intermitente entre o Terminal Portuário e o Depot, ambos geridos pela TCP, o abastecimento ferroviário também será positivamente impactado, gerando ainda mais vantagens para o exportador”, finaliza.