Em conformidade ao plano de expansão anunciado no início deste ano junto ao balanço de 2021, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, dá mais um passo ao seu objetivo com a ampliação do seu calado em 20 centímetros. O projeto, aprovado pela Marinha do Brasil, aumenta a profundidade de calado de 12,10 metros para 12,30 metros, o que irá proporcionar aos clientes mais agilidade no fluxo de cargas. A realização da medida que garante maior disponibilidade de embarques e flexibilidade de atracação, atualmente vale para os berços 217 e 218, porém pode estender-se ao berço 216. Desde 2015 a TCP vem investindo em infraestrutura, o que permitiu um ganho para as embarcações em 1.440 TEU’s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) nos últimos 6 anos, bem como reduz o tempo de espera no porto.
Segundo Thomas Lima, Diretor Comercial e Institucional do Terminal, o aumento do calado operacional é mais um passo para transformar o terminal em um hub marítimo, e novos investimentos na infraestrutura são esperados para os próximos meses. “Planejamos, em conjunto com as demais entidades do porto, melhorias de infraestrutura marítima. Por meio de estudos técnicos, mostrou-se a viabilidade do aumento do calado em 20 cm, o qual passou por manutenção constante e dragagem dos berços para atingir tal profundidade. Além disso, a remoção de rochas no acesso principal, revisão da sinalização náutica nos acessos e a dragagem dos novos dolfins, previstas no escopo de expansão da TCP, oferece ganhos significativos nas operações realizadas pelo terminal.”, explica.
Responsável pelo maior investimento do setor portuário no Brasil, no qual foram aplicados mais de R$ 550 milhões em obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal – atualmente na marca de 2,5 milhões TEUs/ano- a TCP reafirma o compromisso com seus clientes por meio de contínuas melhorias realizadas com base em estudos técnicos da infraestrutura marítima.
“Trabalhamos na comprovação da viabilidade do aumento do calado operacional para os grandes navios de contêineres, que se dará de forma gradual ao longo dos próximos meses. Estes avanços são frutos da excelente gestão das Autoridades Portuária, Marítima e de Praticagem, principalmente com relação às áreas de Engenharia e Operações. Hoje, não há preocupação com apenas um segmento do Porto, mas sim, com toda a cadeia produtiva e logística do Estado, integrando os principais atores técnicos e institucionais em um mesmo objetivo: tornar Paranaguá o melhor e mais produtivo Porto do Brasil”, explicou Lima.
Desta forma, a expansão do calado traz flexibilidade e agilidade operacional, consolidando o terminal como um dos mais competitivos para armadores, importadores e exportadores.