Na madrugada da última quarta-feira, dia 13 de dezembro, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu os 10 primeiros Terminal Tractors (TTs), adquiridos em agosto deste ano e que fazem parte da compra de um total de 17 novos veículos.
Os caminhões usados para o transporte de contêineres no pátio do terminal são do modelo KT2i 4×2, fabricados na Polônia pela Kalmar, e são os mais modernos disponíveis no mercado.
Os novos caminhões têm capacidade para transportar até 85 toneladas de carga e possuem uma autonomia de até três dias de operações ininterruptas. Além disso, os TTs também contam com sistemas de proteção (ROPS e FOPS) que garantem mais segurança para os colaboradores e possuem cabines com ampla visibilidade, assentos reguláveis e amortecimento pneumático, proporcionando mais conforto para o motorista.
Os caminhões foram adquiridos com o objetivo de atualizar e expandir a frota da TCP, oferecendo mais eficiência para as operações realizadas. Com a aquisição dos 17 novos equipamentos, o Terminal passa a contar com 69 TTs, o que significa um aumento de 33% na frota. Os outros sete equipamentos devem chegar na TCP ainda este mês.
Em outubro deste ano, colaboradores da área de Manutenção da TCP foram até a Polônia para realizar um treinamento na Kalmar. Na capacitação, foram abordados diversos temas, entre eles a customização da TCP em relação ao equipamento padrão, os sistemas de segurança, além de boas práticas de operação e manutenção dos equipamentos.
De acordo com o Gerente de Manutenção da TCP, Fernando Reis, “a participação dos nossos colaboradores no treinamento reforça o compromisso que a TCP tem com a capacitação do nosso time e com a segurança de todos, principalmente dos colaboradores que estarão em contato direto com os veículos. Além disso, mesmo com a fabricação na Polônia, por meio da capacitação dos colaboradores do Terminal, a manutenção dos TTs poderá ser realizada aqui no Brasil, otimizando tempo e recursos”.
Melhorias na TCP
A aquisição dos Terminal Tractors faz parte do pacote de investimentos de R$ 370 milhões que a TCP realizou em 2023. Além dos TTs, as melhorias incluem a aquisição de 11 novos RTGs e a ampliação do parque reefer. Também foi construída uma subestação de energia própria, para sustentar a expansão energética do terminal, que é considerado o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo.