O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá recebeu simultaneamente, na semana passada, dois navios porta-contêineres de grande porte. Juntos, os navios medem 633 metros de comprimento, demostrando a capacidade do novo cais do Terminal, que passou de 564m para 879m de extensão depois de um amplo programa de investimentos em ampliação e modernização do Terminal, em receber as maiores embarcações que fazem o comércio internacional na América do Sul.
A operação simultânea dos dois navios também comprava a capacidade técnica e operacional do Terminal em receber navios ‘fora de janela’, já que o desembarque de uma das embarcações não estava prevista para a data devido a atrasos ocorridos em portos anteriores. “Apesar de ser uma operação não prevista, a flexibilidade e produtividade do TCP garantiu que o navio atracasse e recuperasse a agenda”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente Comercial do Terminal.
Caso o Terminal não estivesse apto a operar os dois navios simultaneamente, a embarcação fora de janela teria as opções de aguardar um novo horário para atracação em Paranaguá – o que atrasaria ainda mais sua escala, ou omitir o porto paranaense e partir para o próximo destino. “Qualquer uma das duas opções geraria prejuízo em toda a cadeia, desde o armador, até o importador ou exportador”, ressalta o Moraes e Silva.
Ele detaca que o número de omissões vem sendo sensivelmente reduzido pelo Terminal: no primeiro semestre de 2014, 40 embarcações que chegaram a Paranaguá fora da janela pré-determinada não conseguiram atracar, partindo para outros destinos. De janeiro a abril de 2015, das 265 embarcações que chegaram fora da janela, todas conseguiram atracar. “Com a capacidade técnica e estrutural ampliada, garantimos o ganho na performance para os armadores. Eles têm a segurança de que chegando em Paranaguá sua embarcação será atendida, mesmo que haja imprevistos anteriores”.
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