Teca em Curitiba agiliza liberação de carga por e-mail

O terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Curitiba-São José dos Pinhais/Afonso Pena (PR) disponibilizou uma nova facilidade para liberação de cargas. Agora, os clientes que utilizam o serviço contam com um novo procedimento informatizado.

Para solicitar a liberação documental, basta o cliente enviar a consulta da carga desembaraçada no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), além de seus dados pessoais. Após a verificação junto à Receita Federal e Estadual, é emitido o recibo de entrega de carga, que é enviado ao solicitante via e-mail.

Segundo o coordenador de Carga Internacional da Infraero em Curitiba, Julio Cesar de Gouveia, a expectativa com a implantação da ferramenta é agilizar a liberação de cargas no Teca, além de reduzir custos com material de expediente e otimizar recursos humanos. “Não haverá filas para atendimento e o tempo do processo de liberação será bastante reduzido, uma vez que dispensa a presença do importador ou do despachante aduaneiro no setor de liberação documental”, explica.