A Tecnocold Vacinas, distribuidora especializada em vacinas, que faz parte do ecossistema Viveo, é uma das empresas que fará a distribuição da vacina nonavalente, que combate o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) e oferece proteção adicional para mais cinco sorotipos da doença.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil, com 17 mil casos estimados para 2023. A Tecnocold Vacinas, focada no mercado privado de vacinas com mais de 65% de participação no atendimento a hospitais, clinicas, laboratórios e farmácias de todo o Brasil, tem um papel fundamental, atuando como um dos principais elos dentro da cadeia de saúde. “Como ecossistema de saúde, fazemos parte da trajetória de trazer inovação para o setor através da imunização. Nós iniciamos a distribuição da primeira vacina contra o HPV em 2007 e 16 anos depois, também faremos a distribuição da nova vacina contra a doença. Temos uma nova tecnologia a favor da saúde. Vale lembrar que a vacina quadrivalente foi a primeira a ser lançada para prevenir um dos principais tipos de cânceres existentes”, informa o Head da Tecnocold Vacinas, André Almeida.
Com elevado risco de contágio ao longo da vida, mais de 80% das pessoas podem contrair o vírus do HPV, antes dos 45 anos. Por isso, a vacinação é indicada para meninos, meninas, homens e mulheres de 9 até 45 anos “Para tomá-la, é necessário a prescrição médica. Já para concluir o ciclo vacinal e ter a cobertura correta, é necessário se vacinar 3 vezes, com a primeira dose realizada na data escolhida, a segunda dose com 2 meses de intervalo após a primeira e a terceira aplicação deve ocorrer 4 meses após a segunda dose.”, explica Almeida.
O novo imunizante contém os mesmos quatro sorotipos de HPV (6, 11, 16 e 18) da primeira vacina quadrivalente e agora possui outros cinco sorotipos adicionais (31, 33, 45, 52 e 58). O executivo ressalta que a companhia é pioneira na área de distribuição de vacinas, atua em todo território nacional e possui uma grande representatividade quando se trata de vacina contra o HPV. “Temos 70% de participação na distribuição da vacina quadrivalente. Acreditamos que manteremos o nível com a nova vacina, que chega para prevenir até 90% dos casos de câncer do colo de útero”, finaliza o executivo.