Tecnologia da informação na logística: o que está disponível, as novidades do segmento

Complementando a matéria sobre o segmento incluída na revista impressa, apresentamos a seguir o que algumas empresas têm a oferecer em termos de produtos e serviços. E, também, as novidades.

ACTIVECORP atua com várias soluções para embarcadores e transportadores
A ActiveCorp (Fone: 11 2229.0810) atua com várias soluções, tanto para embarcadores quando transportadores, como o TMS transportador, Portal de Gestão de Transportes, APP para entrega e coletas, Portal de Canhotos, Portal de Indicadores e Portal de Rastreamento de Entregas. Todas as soluções são comercializadas no modelo SaaS, ou seja, não requerem investimentos, a implantação é bem mais simples e diminuem o tempo para início da operação. Segundo Jefferson Cescon, diretor comercial da empresa, “dentre as soluções podemos destacar o Portal Frete Brasil de gestão de transportes que foi recentemente atualizado com um poderoso módulo estatístico para redução do custo de frete e um módulo de gerenciamento de logística reversa. O portal permite total interação entre embarcadores, transportadores, destinatários e representantes comerciais, mede o nível de serviço da transportadora, faz auditoria de frete, controle de entregas e ocorrências por mobile e armazena imagens de canhotos assinados, entre outras funcionalidades”. O ActiveTrans é um TMS flexível com versões básicas, desde a emissão de CT-e, até versões mais robustas, com controles de agendamento de motoristas.

Aplicativo da EHRHARDT+PARTNER auxilia motorista nas rotas
Entre as soluções oferecidas pela Ehrhardt+Partner Solutions Brasil (Fone: 11 3087.4400) estáo Truck-Driver-App, que auxilia o motorista do caminhão nas suas rotas. Isso permite que o motorista consulte todos os dados do pedido, a rota ideal e o progresso do seu pedido a qualquer momento e de forma móvel. “O aplicativo funciona nos sistemas operacionais Android e Apple e pode ser utilizado em todos os smartphones convencionais”, diz Andreas Kiessling, Branch Manager EPS Brasil.

GKO INFORMÁTICA é especializada em gestão de fretes
A GKO Informática (Fone: 21 2533.3503)se dedica ao desenvolvimento e apoio à implantação de soluções de base tecnológica na área de logística e especializou-se na área de gestão de fretes para embarcadores, segmento no qual atua com seu principal produto, o software GKO FRETE. “O sistema é líder na gestão de fretes contratados por embarcadores junto a transportadores terceirizados. Por meio de inúmeras funcionalidades, o GKO FRETE gerencia mais de 15 milhões de notas fiscais e três milhões de embarques a cada ano. Esse volume significa administrar mais de R$ 6 bilhões, gerando uma economia anual de R$ 300 milhões para as mais de 300 empresas usuárias”, comenta Ricardo Gorodovits, diretor comercial da empresa. O Confirma Fácil é uma solução totalmente WEB que gerencia, monitora e confirma as entregas e todo o processo envolvido, incluindo as ocorrências. “Hoje, o Confirma Fácil já conta com dois aplicativos mobile, para auditoria e tracking do processo de entrega, ambas – assim como o portal WEB – desenvolvidas sob uma interface moderna e intuitiva, seguindo padrões contemporâneos de usabilidade.” Gorodovits diz que a empresa também conta com o Portal do Ciclo do Pedido, uma solução inovadora para visibilidade e verificação de status dos pedidos de venda. Ambos os produtos integram a unidade de negócios GKO Plus. Por fim, a LOGPARTNERS é o braço de outsourcing da gestão de transportes do embarcador, nas áreas de visibilidade, gestão da eficiência operacional, gestão de custos de transporte e auditoria de fretes. “A GKO Informática é pioneira no conceito de atendimento por uma central de serviços compartilhados”, finaliza o diretor comercial.

Produtos de Supply Chain da INFOR BRASIL cobrem os níveis estratégico, tático e operacional
A gama de produtos de Supply Chain da Infor Brasil (Fone: 11 5508.8800) cobre os níveis estratégico, tático e operacional. “No nível estratégico, temos as soluções de otimização de Redesenho da Malha Logística (Network Designer). No nível tático, temos o IBP (Integrated Business Planning, termo de negócios que representa a evolução do conceito de S&OP), além de nossas ferramentas de Planejamento Avançado (APS) e Demand Planning. Já para o nível operacional, temos soluções de Sequenciamento Otimizado de Produção e, finalmente, o Supply Chain Execution (SCE). No SCE temos uma solução completa com todas as funcionalidades de WMS, Labor Management, Billing e Planejamento de Transportes em uma única plataforma, além de integração com sistemas de voice picking, RFID e outras soluções complementares”, relaciona Andre Miyajima, Business Consultant, especialista de soluções de Supply Chain Management. Além disso, recentemente a Infor adquiriu a GT Nexus, uma plataforma extremamente robusta na nuvem para colaboração e integração de diversas cadeias mundiais de suprimento.

Gestão eficiente de fretes é o foco da EVERLOG
“Acreditamos que um processo de Gestão Eficiente de Fretes não depende apenas de tecnologia. É necessário ter processos bem desenhados e controlados, pessoas capacitadas e tecnologia adequada para cada tipo de operação. Por isso, oferecemos soluções completas para melhoria de processos, alocação e capacitação de pessoas e, em parceria com alguns dos maiores fornecedores de software para a logística, oferecemos tecnologias que geram resultados reais aos nossos clientes, como por exemplo, o Frete Brasil, solução de TMS da Active Corp, e toda a suíte HODIE, da Runtec Informática, que possui soluções para Monitoramento Logístico das Entregas e Ocorrências (HODIE, HodieAPP e HodieKPI), Ciclo do Pedido (HodiePedidos), Gestão de Pátio e Docas (HodieBooking) e para a Logística Reversa (HodieReversa).” A explicação é de Rodrigo Fávero, diretor executivo da Everlog do Brasil (Fone: 19 3186.2122).

STORE oferece inúmeros opções para o segmento
Milton Nagamine, gestor comercial da Store Serviços de Automação (Fone: 11 3087.4400), revela que sua empresa oferece várias soluções de TI para o setor de logística. A começar pela Solução WMS denominada Store/WMAS, voltada para todos os segmentos do mercado. Possui o módulo WEB, permitindo consultas às informações operacionais, gerenciais e Dashboards. No caso de Operadores Logísticos, a solução contempla ainda o controle fiscal para Armazém Geral, Faturamento de Serviços e input de pedidos WEB. “Por sua vez, a Solução CLIA, ou Store/BWMAS, é voltada aos Operadores Logísticos que operam em regime de Armazém Geral, REDEX ou CLIA. Atende Atos Declaratórios Executivos e possui o módulo WEB, permitindo consultas às informações operacionais, gerenciais e Dashboards. A solução contempla ainda mudança de regimes fiscais, Faturamento de Serviços e input de pedidos WEB”, explica Nagamine. Por último, a Solução Pick-by-Voice, ou Pick Manager, permite ao operador fazer a separação dos produtos com as mãos livres e com foco na atividade. A principal característica da solução é efetuar a operação com maior rapidez, mesclando a mobilidade com voz. O fato de ser integrado aos WMS e ERP de mercado resulta em ganhos de produtividade e de competitividade, finaliza o gestor comercial.

ROUTING SYSTEMS atua em logística de carga fracionada
A Routing Systems Informática (Fone: 11 3819.1977) atua há 24 anos em logística de carga fracionada. “Nossos produtos permitem aumentar a produtividade da cadeia de abastecimento em diferentes áreas, como planejamento e controle de vendas, merchandising, planejamento de rotas de coleta e entrega, controle de execução de rotas e comunicação móvel com o campo e administração de KPIs dessas áreas. Temos roteirizadores como Roadshow, Route Planner e On Demand. Na parte de gestão de coletas e entregas somos desenvolvedores da solução PerforMAXXI que permite controle e informação em tempo real para grandes empresas com projetos implementados nas Américas e Europa”, explica o diretor de operações da empresa, Lucas Alencar.

Destaque da MHA SISTEMAS é o WMS
“Entre as soluções oferecidas, destacamos o WMS arMHAzena, ferramenta gestora da cadeia de suprimentos desenvolvida e mantida pela MHA, sendo um produto 100% WEB desde o ano 2006 e vem utilizando o conceito nuvem que facilita a implementação e utilização do sistema.” Marcio Morari, diretor da MHA Sistemas (Fone: 11 5549.7321), também informa que o arMHAzena foi desenhado a partir de uma engenharia de software utilizando metodologias de desenvolvimento e construção de sistemas para atender qualquer operação da cadeia logística. “Atende toda e qualquer operação que tenha necessidade de gestão da informação e controle de itens, sendo possível gerenciar vários sites ao mesmo tempo, tendo todo o estoque administrado remotamente pela WEB e disponibilizando informações sobre a operação e estoque para terceiros, clientes e fornecedores. Podemos destacar, também, que o arMHAzena é um sistema totalmente modular, podendo atender operações de forma distinta dentro das verticais para as quais está preparado para realizar a gestão da cadeia de suprimento ou estoque.”

OTIMIS oferece suíte de Supply Chain Execution
A Otimis Soluções em Tecnologia da Informação (Fone: 11 3027.4197), parceira da HighJump a mais de 10 anos no Brasil, oferece toda uma suíte de Supply Chain Execution, que inclui principalmente o sistema WMS para gerenciamento de armazéns e seus módulos complementares, como: Yard Managemente – Gestão de Pátio; Billing Managemente – Gestão de cobrança, especialmente para Operadores Logísticos; Container Express – Contêinerização para separação de pedidos no WMS; Labor Management – Gestão de mão de obra; Pulse Analytics – Gestão visual de indicadores e gráficos inteligentes; Retail Advantage – Novidade no Brasil para gerir operações em lojas (diretamente ligado ao conceito omnichannel). “Além disso, a Otimis oferece a solução de voz Vocollect, a fim de trazer máxima produtividade às operações no Centro de Distribuição”, completa Thiago Casas, consultor de logística da empresa.

OPENTECH fornece WMS para transportadores
Atualmente, a OpenTech (Fone: 47 2101.6122) oferece um WMS voltado exclusivamente para os transportadores e, junto com ele, “temos toda movimentação do armazém controlada por coletores, tablets ou celulares. Na mesma plataforma do nosso WMS, temos a oferecer um TMS para Embarcadores que precisam fazer o controle da compra e contrato dos fretes, como também um ERP, voltado às transportadoras e cooperativas de transporte, que realiza todos os controles e gestão das áreas”, explica Anderson Ramos, especialista em softwares da empresa. Ele também informa que, para os pequenos transportadores, na mesma plataforma, a empresa oferece um TMS e, também, um emissor de documentos fiscais, para gestão de CTes e MDFes.

Produtos da STARTRADE permitem captura e cadastro volumétrico de cargas
“Estamos situados na base do planejamento logístico, suprindo informações para os principais sistemas, como ERP, WMS, TMS, Roteirização, NFe e CRT.” A afirmação é de Luís Maurício Gardolinski, diretor da Startrade Ferramentas de TI para Logística (Fone: 41 3285.8825). Ele lembra que os produtos da empresa permitem: captura e cadastro volumétrico de qualquer tipo de carga, embalada ou desembalada; desenvolvimento de embalagens otimizadas para o modal de transporte ou armazenagem; otimização de cargas em veículos; automação na geração de etiquetas de códigos de barras, QR code e RFID; e simulação dinâmica de processos.

São várias as soluções oferecidas pela SIALOG
A Sialog Software Solutions (Fone: 14 3604.2200) oferece várias soluções em termos de TI para logística. Como o Sialog Cargo (TMS Transportador) que gerencia todas as operações do transporte. “Por meio de módulos, é possível administrar e controlar os processos de emissão de documentos fiscais, compras, movimentação e integração bancária, emissão de boletos, fatura, fluxo de caixa, expedição, controle de terceiros, comissionamento, frete, ocorrências, avaliação da equipe de motoristas, status da mercadoria, entregas, SAC, entre outros”, diz João Paulo Boaretto, coordenador técnico de produtos da empresa. Outra solução é o Sialog Entregas (Mobile) que, instalado no celular ou tablet, permite acompanhar toda a viagem do transportador, recebendo informações em tempo real de eventos e ocorrências. “É possível identificar em tempo real a localização do veículo (por meio de GPS do equipamento) e trajeto da próxima entrega, enviar imagens, buscar rotas mais rápidas e com menor custo e assinatura eletrônica, além de integrar a solução com os sistemas ERP, TMS e WMS. O gestor, ainda, é notificado de atrasos e gargalos na operação logística, podendo analisar o histórico dos veículos e motoristas”, diz Boaretto. Por sua vez, com o Sialog Frete (TMS Embarcador), a empresa que utiliza o serviço de transporte de terceiros pode planejar, contratar e monitorar os serviços de frete e gerenciamento de transporte, realizar cotação de frete, obter redução de custos com cobranças irregulares por parte do transportador, obter uma melhor análise dos custos de cada operação, e, consequentemente, obter grande ganho na qualidade e prazos do transporte da mercadoria. O sistema realiza, ainda, pedido e sugestão de embarque, o próprio embarque, auditoria operacional e fiscal, desempenho das transportadoras, pré-fatura e simulação de frete. “Um software de gerenciamento de frota, como o Sialog Frota, visa otimizar o trabalho desenvolvido por empresas transportadoras ou das que possuem frota própria por meio do gerenciamento de gastos com pneus e combustíveis até peças de reposição, manutenção (corretiva, preditiva e preventiva), multas, impostos, almoxarifado (entrada e saída de estoque) e EPIs (utilizados pela frota e colaboradores). Além disso, o software indica marcas, tipos e modelos adequados de peças para cada veículo, equipamentos para atender necessidades de acordo com o histórico de manutenção, consumos e gastos, entre outros”, explica o coordenador técnico de produtos. Finalizando, Boaretto cita o Sialog Emissor, que abrange a emissão de documentos fiscais como CT-e e MDF-e, além de Carta de Correção, Cancelamento, auditoria fiscal, entre outros. Ambos atendem à legislação, tributação e regras fiscais previstas pela Fazenda e são facilmente integráveis a sistemas ERP e TMS.

ONIXSAT investe em serviços agregados ao rastreador
A OnixSat Rastreamento de Veículos (Fone: 43 3374.3822) investe cada vez mais em serviços agregados ao rastreador, ou seja, “trabalhamos fortemente no desenvolvimento de tecnologia inteligente para que o Software de Rastreamento Enterprise ofereça aos nossos clientes todas as ferramentas necessárias para auxiliá-los cada vez mais nas operações de transportes”, diz Wagner Eloy, diretor de Marketing e Vendas da empresa. Ele também destaca algumas ferramentas de software que auxiliam as operações de logística oferecidas: Módulo Logístico – com o Software de Rastreamento OnixSat é possível realizar o gerenciamento dos veículos e entregas. Tudo com informações reais extraídas do rastreador OnixSat; Controle de Manutenções – é possível planejar e gerenciar as manutenções do veículo a partir do Software Enterprise; Telemetria – informações extraídas diretamente do veículo rastreado, como, por exemplo, RPM, hodômetro, tensão de bateria, velocidade média/máxima, tempo de motor ligado/desligado, tempo de motor ligado com veículo em movimento/parado, entre outros; Caixa Preta – os rastreadores da linha OnixSmart 2 com os planos de Telemetria e Caixa Preta habilitados permitem que sejam gravadas várias informações sobre a condução do veículo, que são registradas a cada segundo de operação, e estarão ao alcance a qualquer hora. O maior diferencial deste produto é que todas as informações são armazenadas de um em um segundo. “Ou seja, você pode ver detalhadamente o que aconteceu durante todo o trajeto”; Relatório Condução/Infração – este relatório traz informações de Controle de Jornada, para a identificação do motorista, juntamente com informações de telemetria-velocidade excedida, velocidade excedida na chuva, banguela e frenagem brusca. Assim, torna-se possível identificar o condutor e analisar se a forma de utilização do veículo está correta.

MAPLINK oferece soluções para planejar a rota e controlar a distribuição
A Maplink possui três unidades de serviços – Google Maps, Geolocation e Logística. “Dentro de Logística, temos soluções para planejar a rota e controlar a distribuição, como o Minhas Rotas, que possui mais de mil clientes em todo o mundo, e o Axiodis, para otimização de Supply Chain”, diz Alexandre Singer, diretor da unidade de logística da Maplink (Fone: 11 3047.8448). No Axiodis, qualquer ponto de carga, entrega, Centro de Distribuição, fábrica, lugar de coleta, de saída ou de retorno de veículos é um ‘local logístico’, o que permite integrar todas as etapas na hora de planejar o transporte, desde inbound até outbound, obtendo visibilidade em tempo real do início ao fim da operação. “O valor da solução é reduzir os custos, quilometragem, horas de trabalho e quantidade de veículos usados, levando em consideração as restrições operacionais e as regras da empresa”, explica Singer. Já o MinhasRotas é um planejador de rotas online que calcula e informa a melhor rota entre vários endereços. “Com o MinhasRotas é possível planejar rotas com paradas obrigatórias, cadastrar frotas e, ainda, calcular os gastos com pedágios e combustível com antecedência. Ele ajuda no planejamento de rotas e entregas e traz mais praticidade no planejamento logístico, além de possuir integração com o TruckPad, o aplicativo que conecta o caminhoneiro à carga e não deixa seu caminhão rodar vazio!”, finaliza o diretor.

ZYXTECH MAPATRANS desenvolve soluções para os processos de informação em transportes
“Somos desenvolvedores de soluções para os processos de informação em transportes e apoiamos o aumento de produtividade eliminando erros de processos e suprimindo etapas de trabalho físico nos processos de coleta, entrega e logística reversa através de smartphones e tablets e dispositivos móveis.” Ainda segundo Paulo Westmann, responsável por orientação técnica e gerente comercial da ZYXtech Mapatrans Tecnologia (Fone: 11 3253.3395), a empresa opera disponibilizando app’s como serviço SAS utilizando o potencial de softwares na nuvem através da Amazon e de outros provedores de serviços.

Portfólio da TOTVS abrange várias soluções logísticas
A TOTVS (Fone: 0800 709.8100) possui um portfólio completo de soluções logísticas que atendem desde as necessidades essenciais de controle da operação – core business – até a gestão estratégica e administrativa da empresa. “Destacamos a seguir as principais soluções para o segmento de logística: WMS para a gestão e automação operacional de armazéns próprios e para Operadores Logísticos; solução TMS para a gestão de transportadores e Operadores Logísticos; GFE (Gestão de Frete Embarcador) para gestão e auditoria de fretes contratados de terceiros; OMS (Order Management System), que realiza a organização das ordens de vendas de forma lógica para a montagem de cargas com um sequenciamento de entregas por rota; Good Data, que é uma solução de business analytics para a gestão de indicadores de performance que apoiam as tomadas de decisões; e a plataforma de colaboração e produtividade Fluig, uma solução agnóstica que simplifica o dia a dia do usuário com acesso único através da sua identidade de rede, faz a gestão eletrônica de documentos importantes da empresa, conecta os fluxos de processos através do BPM (workflows) de forma rápida com uma interface amigável e que concentra as principais funcionalidades e informações do usuário numa única tela. Além dessas, temos outras soluções complementares aderentes aos diversos subssegmentos logísticos”, diz Carlos Valle, diretor do segmento de Logística e Manufatura da TOTVS.

VIASTORE oferece software para intralogística
A viastore systems (Fone: 19 3305.4100) oferece um software completo para gestão integrada de toda a intralogística. “Desde processos controlados por radiofrequência (nível 1) até processos 100% automatizados (nível 4), tudo utilizando a mesma solução de TI. O WMS cresce conforme as necessidades”, completa André Fragali, Software Solution Manager da empresa.

BICDATA oferece solução completa para automação logística
A BicData Serviços e Comércio de Equipamentos Eletrônicos (Fone: 11 2972.6416) oferece uma solução completa para automação logística, softwares de gerenciamento, coletores de dados, SW para integração com o sistema do cliente, Infraestrutura em geral, treinamento operacional primeiro e segundo nível, RFID, tags e consultoria para implementação de processos logísticos. “Nossas soluções abrangem a homologação dos dispositivos até o desenvolvimento para coletar, tratar e integrar os dados para o software gestor”, garantem Marcos Cesar Fernandes e Cristiano Carvalho, gerentes comerciais da empresa.

GLOBALSTAR disponibiliza soluções de telemetria
A Globalstar (Fone: 0800 887.0891) oferece soluções de transporte de dados, telemetria e rastreamento, tanto para fins de logística, como para segurança. “Temos, hoje, vários produtos e/ou serviços focados neste mercado e parceiros com soluções completas a oferecer”, ressalta Cristiano Dias Tito, diretor de vendas da Globalstar no Brasil.

Soluções de logística e de tecnologia compõem o portfólio da SAP BRASIL
Algumas das soluções da SAP para as áreas de logística são: SAP TM – Gestão de Transporte; SAP EWM – Gestão de Depósitos; e Connected Logistics – Logística Conectada (que inclui IoT). “Também oferecemos soluções de tecnologia como: S/4 Hana e HCP – Hana Cloud Plattform”, informa Daniel Bio, gerente de desenvolvimento de Novos Negócios da SAP Brasil (Fone: 11 5503.2400).

GENERIX GROUP oferece plataforma de serviços para Supply Chain
A Generix Group (Fone: 11 3032.2387) oferece uma plataforma de serviços All-In-One para Supply Chain, incluindo soluções para execução (WMS, TMS e EWR+) e desmaterialização dos fluxos de processos. “Essa plataforma abrange mais de 160 tipos de processos e atende diferentes setores, como indústria, Operadores Logísticos, transportadoras e varejo”, completa Eduardo Fong, sales manager da empresa.