Tecnologia em destaque

Ao longo dos seus 22 anos de existência, a revista Logweb vem acompanhando o desenvolvimento do mundo da logística e Supply Chain, incluindo, entre outros aspectos, a intralogística, a logística nos diversos modais e no e-commerce, além das novidades.

E, neste universo, também deu destaque à tecnologia, desde a aplicada nos Centros de Distribuição e nas empresas embarcadoras e Operadores Logísticos, até a embarcada nas máquinas, por exemplo.

E, nesta edição em particular, damos ênfase quase que integralmente à tecnologia, face ao crescimento de sua importância em todas as áreas onde nossos leitores atuam.

Veja, por exemplo, a matéria central sobre a Inteligência Artificial aplicada às transportadoras. Aqui, destacamos os principais benefícios que a IA proporciona para as operações das transportadoras, como a tecnologia melhora a segurança no transporte de cargas e otimiza a roteirização e a logística de entrega e os desafios enfrentados, entre outros temas.

Ainda temos uma matéria especial sobre os padrões GS1 no processo de rastreabilidade de alimentos, apontando os principais benefícios da implementação destes padrões e como isso impacta na segurança e na qualidade dos produtos, sem esquecer do planejamento logístico e sua influência na contenção de perdas e desperdício de alimentos ao longo da cadeia de suprimentos. Aqui também levantamos outras questões, acompanhe.

Nossa terceira matéria especial foca em duas competências promissoras para os profissionais de logística & gestão de redes de suprimentos: Ciência de Dados e Pesquisa Operacional. Mais tecnologia é debatida aqui, incluindo como a aplicação da ciência de dados pode beneficiar as operações logísticas e a gestão de redes de suprimentos em termos de eficiência, previsibilidade e tomada de decisões estratégicas, de que forma a pesquisa operacional se destaca como uma competência promissora para os profissionais dessas áreas e como ela pode contribuir para a otimização dos processos logísticos e da cadeia de suprimentos e outros temas de interesse para aqueles que atuam ou pretendem atuar no setor.

Nossa última matéria especial – e que demonstra um dos pontos máximos da empregabilidade da tecnologia na logística – é sobre a automatização, com robôs, dos Centros de Distribuição. Os principais motivos que justificam esta automação, os benefícios e os tipos mais comuns de tarefas logísticas que podem ser automatizadas por meio de robôs são alguns dos tópicos tratados.

E tem mais tecnologia ainda, em outras matérias desta edição. Acompanhe.

Os editores