Tecnologia novamente em destaque

Mais uma vez, a revista Logweb dá destaque à tecnologia – em suas diversas variantes – aplicada ao setor de Supply Chain. Afinal, hoje em dia, não se vive sem ela.

Começamos pela matéria de capa, “Aumento da produtividade: Qual é o papel da otimização dos estoques? E do uso da tecnologia no armazém?”. Aqui fica claro que um estoque otimizado através do uso de tecnologias aumenta a produtividade de uma empresa, pois se torna possível ter planejamento de produção, o que evita a falta de estoque e reduz o tempo gasto pela equipe para lidar com imprevistos. Nesta matéria especial, ficam expostos os seguintes tópicos:  como a otimização dos estoques pode aumentar a produtividade, meios para a otimização e para o controle dos estoques, as “dores” que podem surgir com a implementação de um sistema de gerenciamento de depósitos ou CDs e como evita-las.

Já na matéria sobre Tecnologias em Meios de Pagamento, é explicado que um dos principais resultados da digitalização e das novas tecnologias para o setor é o ganho de tempo de todos os envolvidos, desde a empresa, que precisa administrar um pequeno, médio ou grande número de funcionários que utilizam os benefícios, até o colaborador, que consegue usufruir das soluções e realizar pagamentos digitalmente, de forma fácil e prática.

Aqui, os tópicos discutidos são: As tecnologias em meios de pagamento disponíveis na área de logística, os benefícios que trazem para as operações logísticas, o que deve ser considerado na implementação destes meios de pagamento e o que pode dar errado.

Mais ainda, na matéria sobre o impacto dos combustíveis fósseis no setor de transporte de cargas, a tecnologia é a base para o desenvolvimento de novos tipos de motores, menos poluentes e em suas várias opções. Neste contexto, são analisadas as opções para a substituição do uso de combustíveis fósseis em caminhões e veículos comerciais, a mais adequada/viável para o mercado brasileiro, os benefícios de cada uma destas opções, os entraves para a implementação de novos “combustíveis” no mercado brasileiro e o papel do poder público na mudança energética no setor de logística.

E até na matéria sobre o IFOY AWARD 2023, o “Oscar da Intralogística”, a tecnologia é o destaque entre as empresas premiadas.

Ainda complementando esta edição, temos mais duas matérias especiais: Uma como foco nas estruturas e opções de negócios no exterior que foram constituídas para atender os importadores e exportadores brasileiros e outra sobre o transporte marítimo nacional e internacional. A estas, se juntam outras matérias que, certamente, agradarão aos nossos leitores pela sua importância.

Boa leitura.

Os editores