Tecnologia permite “raio-x” do estoque em tempo real e ajuda lojistas com ações estratégicas na Black Friday

n_49460_56450107eb6c78c028290fb1cc9be0f1

Oficialmente a Black Friday acontece hoje, 26, mas muitos lojistas têm feito promoções durante todo o mês de novembro, ainda mais com a retomada de 100% das atividades do comércio e com expectativas de recuperar o fôlego após a recessão de compras sofrida na pandemia.

Uma boa estratégia para a data é checar o estoque para visualizar os produtos disponíveis e, assim, criar ações promocionais mais assertivas. “É uma data com alta demanda de produtos, por isso, a gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e será decisiva para os resultados de qualquer negócio na Black Friday”, ressalta Juliano Mortari, CEO da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Outra estratégia é identificar a cobertura de estoque a partir da relação entre saldo em estoque e média de vendas (peças vendidas/número de dias do período desejado). Você pode ter esse dado a partir de relatórios dentro da ferramenta da VarejOnline, já com uma análise completa, ou calcular a partir da fórmula: número de peças do estoque dividido pela média de vendas, assim, você obtém um parâmetro para as próximas vendas e tem um planejamento mais satisfatório.

O sistema criado pela VarejOnline ainda permite que o lojista mapeie o tempo de inatividade do estoque e escolha itens para trabalhar com promoções e até queimas de estoque, o que atrai bastante público, já que, em 59% dos casos, o que leva as pessoas a comprarem na Black Friday é aproveitar promoções e preços baixos, segundo a pesquisa Neotrust Pré Black Friday 2021.

“Lojistas que unem tecnologia à expertise de vendas conseguem criar estratégias mais adequadas à necessidade do seu público e assim alcançar melhores resultados de vendas na Black Friday e em qualquer outra boa oportunidade de data para o comércio”, garante Mortari.

Mapear o estoque também ajuda na prevenção de fraudes e permite uma visão ampla do seu negócio. Com essa tecnologia é possível entender o que vende mais e o que vende menos, quais produtos estão parados e assim fazer uma ação direcionada, além de encontrar quais produtos são sazonais, dessa forma, é possível preparar o estoque em determinadas épocas do ano, como na Black Friday.