O aumento da produtividade a partir da utilização de novas tecnologias no Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, foi um dos destaques da Conferência Navis World 2019. O evento, realizado a cada dois anos e voltado à inovação, reuniu em São Francisco (EUA), no final de março, operadores portuários, fornecedores de tecnologia e especialistas da área de todo o mundo.
Os gerentes Giovanni Ross Phonlor, de Sistemas, e Túlio Borba de Araújo, de Operações, apresentaram os resultados do Tecon Rio Grande para cerca de 400 executivos de terminais portuários de mais de 30 países. O terminal registrou crescimento de produtividade de 45% desde abril de 2017, a partir do projeto de otimização operacional, com a maximização da utilização dos módulos avançados do Sistema Navis N4.
“O excelente desempenho do Tecon Rio Grande tornou nosso projeto um case mundial. Demonstramos como agregamos maior eficiência à operação de navio e pátio, com a aplicação das melhores práticas mundiais, em especial, no uso de equipamentos de cais e pátio”, conta Túlio.
“Já tínhamos capturado ganhos de produtividade com a implantação do Navis N4 em 2017. A iniciativa de trazer experiência externa internacional da área de Professional Services da Navis em 2018 foi essencial na mudança de patamar”, completa Giovanni.
Além de participar da sessão de palestras, o Tecon Rio Grande também foi um dos finalistas do Prêmio Navis Inspire 2019, conferido às melhores empresas selecionadas por votação da comunidade de terminais e operadores usuários dos sistemas Navis e avaliado por executivos e especialistas da própria Navis. É a primeira vez que o terminal é indicado para a premiação.
O ano de 2018 foi considerado o de melhor produtividade da história do Tecon Rio Grande. Em janeiro, o terminal registrou seu primeiro recorde de 2019, com produtividade média de 41,96 movimentos por hora por STS (Super Post Panamax Ship to
Nos últimos dois anos, o terminal realizou significativos investimentos em equipamentos, tecnologia e treinamento da equipe. Entre eles, a aquisição do sistema de gestão Navis N4, utilizado nos maiores terminais do mundo, além da aquisição de três novos STS e oito eRTG (Eletric Rubber Tyred Gantry, guindastes móveis utilizados na movimentação dos contêineres no pátio).
Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul.