O embarque de cargas agrícolas, registrado pelo Tecon Rio Grande no primeiro semestre de 2017, mostra um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, o terminal de contêineres movimentou um volume total de 18.480 mil unidades, ante 17.560 em 2016.
No topo da lista dos produtos embarcados nesse período aparecem arroz, soja e toras de madeira, este último registrando um crescimento recorde de 208%, com 1.303 contêineres (cntrs) movimentados neste período, antes 423 cntrs no ano passado. A mercadoria é vendida para países do Extremo Oriente (que abrange a China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão e Taiwan).
O diretor presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, explica que entre os fatores que impulsionaram esse crescimento, no caso das toras de madeira, está a implantação do projeto de estufagem iniciado no ano passado. Ao chegar ao terminal, as toras são medidas e certificadas, passam por tratamento térmico de fumigação e, depois, são estufadas nos contêineres. “Criamos uma solução completa em que gerenciamos todo o processo de execução, fornecendo suporte para o exportador”, afirma o diretor presidente do Tecon Rio Grande.
O diretor comercial do Tecon Rio Grande, Renê Wlach, espera que o terminal tenha um desempenho cada vez melhor também na movimentação do milho, assim como foi registrado no caso do arroz e da soja. “Estamos investindo em projetos específicos para impulsionar a exportação dessas commodities e para iniciar da movimentação de pellets no terminal”, destaca.