Tecon Suape aprimora processos e aumenta eficiência na gestão com SoftExpert

O Terminal de Contêineres do Porto de Suape (Tecon Suape), fundado em 2001 e pertencente ao grupo filipino ICTSI, um dos cinco maiores operadores de terminais marítimos do mundo, contratou as soluções da SoftExpert para integrar a gestão da qualidade (EQM), meio ambiente, saúde e segurança (EHSM). A medida contribuiu diretamente na redução do número de não conformidades em auditorias externas para zero, aumentou em 39% os registros de ações preventivas e 20% a automatização dos processos da organização.

O Tecon Suape adquiriu a solução de EHSM da plataforma SoftExpert Excellence Suite (SE Suite), tendo como foco a utilização dos módulos de Ação, Auditoria, BI, Desempenho, Documento, Formulário, Incidente, Plano de Ação, Problema, Processo, Risco, Workflow e Competência.

De acordo com o CFO da Tecon Suape, Roberto Miranda, com o pacote de soluções da SoftExpert – utilizada por cerca de 100 funcionários de todas as áreas –, em um sistema baseado no modelo que cumpre as normas ISO 9001 e 14001, a companhia tem uma gestão mais eficiente de riscos, iniciativas, ações corretivas e preventivas.

“O SE Suite é uma importante ferramenta para fortalecer, de forma integrada, as iniciativas da gestão estratégica, da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança. Através do uso sistemático da solução, pretendemos elevar o desempenho em todas as áreas do negócio fundamentado nos princípios da melhoria contínua, gestão preventiva e foco nos resultados”, avalia Miranda.

A ferramenta dispensa o controle de documentos com planilhas externas ou documentos físicos, o que dificultava a manutenção dos registros. Através da medição de indicadores, planejamento e execução de auditorias, monitoramento e análise dos dados através de BI são gerados relatórios gerenciais de forma simples, atendendo às  demandas dos clientes.

De acordo com gerente de Engenharia e Manutenção do Tecon Suape, Júlio César Brasileiro – há 29 anos como profissional de manutenção  e há mais de 10 anos em funções gerenciais- o SE Suite é uma poderosa e versátil ferramenta de controle e gestão de processos.

“Pela sua extrema flexibilidade, bem como o grande número de ferramentas gráficas de análise crítica, tenho centralizado neste sistema todo o planejamento estratégico da minha área com a participação integral dos gestores e técnicos, pois assim tenho garantido a rastreabilidade dos meus processos junto ao Sistema de Gestão Integrada sem perder tempo com rotinas inúteis. Sem dúvida, é o melhor sistema de gestão corporativa com o qual já trabalhei”, afirma Brasileiro, ressaltando a flexibilidade da plataforma, que oferece uma biblioteca completa de recursos de sistema focados na gestão para resultados conforme as melhores práticas adotadas internacionalmente de forma simples, direta e funcional.

Com a SE Suite é possível uma melhor visibilidade dos processos, além do aprimoramento e interação no gerenciamento do ciclo de vida dos documentos, desde a criação até o seu arquivamento/descarte. Com a condução das ações sendo realizada com a ferramenta, auditorias externas e internas são mais ágeis, otimizando o tempo dos colaboradores e a qualidade nas tomadas de decisões.

“A gestão moderna se tornou um fator primordial para o sucesso das organizações, a Gestão por Resultados acabou se consolidando desde os micros até os macros ambientes empresariais. A padronização dos processos, controles e monitoramentos devem ser realizados de forma constante e coesa, e para auxiliar o Gestor a concretizar suas atividades e resultados, nada melhor do que o sistema SE Suite da SoftExpert,” explica o coordenador Comercial da Tecon Suape, Ítalo Leão. “Esta ferramenta possibilita consolidar a gestão por metas e resultados de forma eficiente e eficaz, trazendo para a realidade atual os benefícios de uma gestão moderna através de indicadores de desempenho”, complementa.

A Tecon Suape ainda tem planos para ampliar a parceria e continuar o processo de integração de sistemas. A empresa projeta atender reclamações/sugestões dos clientes com o portal Web, integrar todo o BI com os sistemas da organização, realizar a gestão de incidentes, controle SLA de TI e gerir ações preventivas e corretivas de forma automatizada. Além disso, realizar um trabalho de avaliação de desempenho através do modulo de competência, SE Competence.