Os terminais STS11, no Porto de Santos (SP); SUA07, no Complexo Industrial Portuário de Suape (PE); e PAR32, no Porto Organizado de Paranaguá (PR), passarão por um grande processo de modernização de suas infraestruturas nas próximas décadas. Na tarde da última quarta-feira (30), em leilão promovido na B3, em São Paulo, o Governo Federal assegurou R$ 828,7 milhões a serem aplicados prioritariamente em novos equipamentos e ampliação da movimentação e da armazenagem de cargas nessas unidades.
A empresa Cofco Internacional Brasil foi a vencedora da concorrência do terminal STS11 do Porto de Santos. Trata-se de um dos maiores de granéis sólidos do país e movimenta, principalmente, a exportação de grãos como soja, milho e farelo de soja, bem como de açúcar. Com a concessão, estima-se que mais de 10.477 empregos sejam gerados ao longo do contrato, entre diretos, indiretos e efeito-renda.
No prazo contratual de 25 anos, o futuro arrendatário deverá realizar investimentos de R$ 764,8 milhões, a fim de ampliar a capacidade estática do terminal para 490 mil toneladas/ano e a capacidade dinâmica para 14,3 milhões de toneladas por ano. A área do lugar será ampliada, passando de 61.976 m² para 87.934 m², incluindo dois berços exclusivos.
“Já contratamos mais de R$ 20 bilhões para o setor portuário. Setor que nunca parou, que deu conta durante o período de pandemia”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacando a eficiência dos portos e terminais brasileiros. “As cadeias de produção global serão redesenhadas e nós podemos nos reinserir nelas, desde que a gente continue trabalhando com governança, atuando com profissionais nos postos técnicos”, completou.
Suape
Em Ipojuca (PE), o prazo contratual previsto para o arrendamento do SUA07 à Consórcio SUA Granéis, vencedora do certame, também é de 25 anos, com o valor de investimento de R$ 59,8 milhões. O terminal movimenta e armazena granéis vegetais como trigo, milho, açúcar e, especialmente, malte e cevada, além de carga geral e granéis minerais como coque de petróleo. São esperados 819 empregos gerados com a concessão.
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Diogo Piloni, comemorou o sucesso das concorrências. “Concluímos mais um passo do programa de concessões portuárias do Ministério da Infraestrutura. As concessões vão garantir mais produtividade e promover a qualidade dos serviços oferecidos, com a ampliação das áreas dos terminais e a modernização dos serviços com novos equipamentos”, declarou.
De acordo com Piloni, o SUA07 já conta com os equipamentos relevantes para a realização das operações instalados. Assim, o arrendatário deverá realizar melhorias pontuais em termos de infraestrutura. “É um terminal com investimentos de porte médio, então fizemos um projeto de modelagem com objetivo de aumentar sua capacidade”, comentou.
Açúcar
No Porto Organizado de Paranaguá (PR), o terminal PAR32 foi arrematado pela FTS Participações Societárias, que investirá R$ 4,1 milhões nos 10 anos de contrato e deve gerar 57 empregos. A área de 6.651 m² de “brownfield” — ou seja, que já é usada atualmente – será dedicada à movimentação de carga geral, em especial açúcar ensacado, produto que o Brasil é líder mundial de produção e exportação. A carga segue do Porto de Paranaguá para países que não possuem refinarias ou cujos portos não possuem instalações modernas para recebimento de navios porta-contêineres.