Terminal de Contêineres de Paranaguá completa 26 anos com produtividade recorde no primeiro trimestre

Completando 26 anos de história neste sábado, 13 de abril, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, alcançou novos recordes de produtividade já no primeiro trimestre de 2024. Entre eles estão a movimentação de contêineres, que chegou a 373.522 TEUs (medida para 20 pés de unidade de contêineres), resultado 38% superior aos 271.024 TEUs registrados nos três primeiros meses de 2023. Deste total, 133.083 TEUs foram movimentados apenas em março, configurando um novo recorde mensal, 4,07% superior a última máxima, que era de dezembro de 2023.

Neste período, as principais commodities movimentadas pelo Terminal tiveram aumentos expressivos, como é o caso das exportações de madeira (+61%), que passaram de 18.666 para 30.045 TEUs, o equivalente a 441.485 toneladas; de papel e celulose (+116%), subindo de 10.003 para 21.624 TEUs, igual a 289.106 toneladas; e de carnes e congelados (+11%), que foi de 59.836 para 66.544 TEUs, o que correspondeu a 1.056.558,44 toneladas.

Na movimentação de carnes e congelados, principal segmento de operações da TCP, o gerente comercial, de logística e atendimento, Giovanni Guidolim, destaca o investimento estratégico na ampliação da área dedicada ao armazenamento de contêineres refrigerados. “A ampliação do número de tomadas em 45%, passando de 3.624 para 5.268, coloca a TCP como o maior pátio reefer de toda a América do Sul, com isso conseguimos ofertar ao mercado uma maior flexibilidade operacional seja em relação a armazenagem destes containers assim como na maior flexibilidade para recebimento antecipado à atracação do navio”, destaca.

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Guidolim também destacou que, mesmo em tempos desafiadores para o transporte marítimo, os investimentos mais recentes na infraestrutura do Terminal garantiram maior flexibilidade e segurança. “O aumento nas movimentações é resultado do nosso foco no atendimento ao cliente, que confia em nosso serviço. A chegada de novos equipamentos, como os 11 RTGs e 17 Terminal Tractors, além obra de modernização de nosso gate, que deve ficar pronta ainda neste mês, trouxeram maior potência operacional, o que se traduz em ganho de eficiência e agilidade para exportadores, importadores e para os armadores”.

Com parque de máquinas composto por 40 guindastes RTGs, responsáveis por carregar e descarregar contêineres dos caminhões para as pilhas, e 69 Terminal Tractors (TT), que são os caminhões que transportar os contêineres das pilhas para o cais, o Terminal de Contêineres de Paranaguá conseguiu absorver o aumento da demanda no mercado. Colabora com isso a reforma dos gates, portões de acesso do transporte rodoviário ao terminal, que com a modernização e novas tecnologias embarcadas é capaz de triplicar o fluxo de passagem de caminhões, podendo chegar a 150 agendamentos por hora.

Novos serviços marítimos, recorde de atracações e a chegada de mega-navios

Junto à movimentação histórica de contêineres, a TCP também alcançou um novo recorde no número de atrações: foram 258 no primeiro trimestre, uma média de 86 embarcações por mês. A máxima para um mês aconteceu em fevereiro, que, apesar de ser um mês mais curto, registrou 89 atracações.

Hoje, o Terminal de Contêineres de Paranaguá disponibiliza 22 serviços semanais, sendo considerado o Terminal com a maior concentração de linhas marítimas do país. Apenas em 2024, três novas linhas, uma de longo curso, que conecta a costa leste da América do Sul ao Golfo dos Estados Unidos, e duas de cabotagem, passaram a integram o portifólio da TCP.

A gerente comercial de armadores, Carolina Merkle Brown, explica que “com os recentes investimentos em infraestrutura, a TCP trabalha para se consolidar como um dos principais hub portuários da América do Sul, concentrando as operações dos armadores de forma eficiente, além de oferecer maior segurança e agilidade para receber os maiores navios que chegam na costa brasileira”.

No primeiro trimestre de 2024, o Terminal recebeu as maiores embarcações da história a atracarem em seu cais: três navios com 366 metros de comprimento e capacidade para armazenar mais de 14.400 TEUs chegaram a TCP. “Operar porta-contêineres deste porte representam uma vantagem para os armadores, assim como para os exportadores e importadores, pois aumentarem a potência operacional em Paranaguá, trazendo maior capacidade de transporte para nossos clientes”, completa Carolina.