Para mostrar as vantagens competitivas do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) para fluxos de importação de fertilizantes, a VLI reunirá, no próximo dia 15, potenciais clientes dos serviços da atividade portuária da companhia no Sergipe. O terminal se mostra como uma opção competitiva para suprir a demanda por fertilizantes do agronegócio do Arco Norte do país, que atinge um destaque cada vez mais elevado nas exportações brasileira. No ano passado, pela primeira vez, o volume de grãos que saiu pelos portos dessa região superou o volume movimentado pelo Porto de Santos – o maior complexo portuário da América Latina. Os portos do Arco Norte são importantes não apenas para a saída de grãos, mas também para a entrada de fertilizantes importados, uma vez que há um crescimento contínuo da área cultivada e da produção na região.
“O TMIB já é reconhecido pela sua performance e produtividade operacional. Somamos a este diferencial uma série de serviços prestados pela VLI, que oferece uma solução porta a porta, envolvendo o transporte rodoviário e toda a atividade portuária. Tudo isso se reverte em um custo logístico menor ao cliente, o que torna o TMIB ainda mais competitivo. Este é mais um exemplo da nossa atuação multimodal, como uma companhia prestadora de serviços logísticos sob medida para a necessidade dos nossos clientes”, afirma o gerente Comercial da VLI, Rafael Viana.
A consolidação do terminal na rota de importação de fertilizantes é um passo importante para a região e para o país, de uma forma geral. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, novos acessos portuários encurtam as distâncias em relação aos portos do Sul e do Sudeste, provocam queda de custos e incremento da capacidade do produto brasileiro no exterior.