A Thomson Reuters (Fone: 19 3344.9200), por meio de sua divisão de Gestão do Comércio Exterior, oferece soluções operacionais que permitem a operacionalização e o gerenciamento completo de todos os processos de importação, exportação e câmbio – o que inclui atuar nos pontos mais críticos dos processos que envolvem as áreas de comércio internacional, centralizando as informações e permitindo a consulta eficaz de relatórios gerenciais.
“As soluções facilitam as auditorias internas e fiscais, com funcionalidades específicas focadas no controle e na atuação dos Regimes Aduaneiros Especiais, seguindo as instruções normativas e maximizando resultados no uso dos regimes, dentre eles Drawback; Recof; DAF; DE; Entreposto Aduaneiro Industrial; DCR e DCI; Repetro; Replat (IN 513/05); DAC; Redex e Recintos Alfandegados”, explica Menotti A. Franceschini Neto, diretor de Negócios de Global Trade Management da empresa.
Ele também destaca que as equipes de desenvolvimento das Soluções para Comércio Exterior da Thomson Reuters têm trabalhado de maneira 100% integrada com as demais Unidades de Negócios da companhia, identificando oportunidades de integração entre as soluções Softway com as demais soluções do portfólio da Thomson Reuters e absorvendo benefícios com os demais produtos. “Nos últimos meses, a companhia pôde criar soluções integradas e mais completas, como o Comexdata QA, solução de Informação relevante ao alcance dos usuários, agilizando a operação integrada às soluções operacionais Softway que garante maior segurança na realização das operações de comércio exterior, possibilitando a validação das informações a serem prestadas ao Governo e rastreabilidade da legislação e seus impactos nos sistemas e operações de comércio exterior. Há, também, o RPS – Restricted Party Screening, solução que permite a validação da reputação dos clientes e fornecedores através da qualidade das informações do Accelus World Check database, solução da Thomson Reuters de Governance, Risk and Compliance. A Integração com FXall, solução de Financial and Risk, permite cotação de tarifa de câmbio em tempo real integrado às soluções de Comércio Exterior.”
Franceschini Neto ainda destaca que, com referência à simplificação do Regime Especial de Drawback anunciada recentemente pela Receita Federal do Brasil e pela Secretaria de comércio exterior, a Thomson Reuters disponibiliza uma solução 100% atualizada com as novas alterações e tem atuado para auxiliar os clientes se adequarem aos novos formatos.
Novos mercados
A divisão de negócios de GTM da Thomson Reuters vem expandido bastante sua atuação na América Latina e tem outros planos agressivos especialmente para os próximos dois ou três anos. Além disso, identificou uma oportunidade interessante de combinar esforços com a divisão de negócios de Risco para adicionar valor aos clientes que precisam atuar no segmento de Compliance, com o desenvolvimento do RPS – Restricted Party Screening. “Atualmente atendemos os segmentos aéreo, agro & alimentício, automotivo, oil & gas, eletrônico & TI, saúde, química e recintos alfandegados”, afirma o diretor de Negócios.
Sobre as tendências de mercado, ele salienta que as empresas buscam cada vez mais otimizar seus custos e processos de gestão de Comércio Exterior, principalmente por ser um mercado muito complexo com um grande volume de alterações na legislação – em média, são três alterações legais por dia útil, por ano.
“Nesse sentido, a tecnologia aparece como peça fundamental para melhorar a qualidade e a produtividade nessa área, e a Thomson Reuters atua muito alinhada com isso. Oferecemos uma completa e integrada suíte de produtos para gerenciamentos de comércio exterior a profissionais e corporações em todas as regiões”, finaliza.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.