A Tijuca Alimentos, empresa cearense referência na venda de ovos, queijos e cortes de frango, adquiriu 02 carretas rosas para o seu quadro de transporte. Esse tipo de veículo expressa o compromisso da empresa em valorizar suas colaboradoras femininas, que compõem o setor de caminhoneiras.
Como uma profissão que cresce minuciosamente entre o público feminino, as caminhoneiras são apenas 0,5% no transporte rodoviário brasileiro. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito de 2022, o país tem cerca de 4,39 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação para veículos pesados, dos quais 2,81% são mulheres.
“Para as mulheres que desejam seguir a carreira de caminhoneira, é importante não desistir. Vão aparecer muitas pessoas dizendo que esse não é o seu lugar, mas foque no seu objetivo”, destaca María das Graças Sales da Silva de Sousa, caminhoneira da Tijuca Alimentos há 2 meses.
A nova carreta chegou na empresa durante a campanha interna de Outubro Rosa. A Tijuca, que já havia feito ações de distribuição de mais de 371 camisas e folhetos informativos sobre a conscientização do combate ao câncer de mama, reforçou esse trabalho com a chegada das carretas.