Localizado em Barra dos Coqueiros (SE), o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) celebra uma década sob a gestão da VLI em 2024 e, durante esse período, registrou um crescimento expressivo nas movimentações de commodities e produtos industrializados em suas instalações. Nos últimos cinco anos (2018-2023), em particular, houve um incremento de 108% no volume de cargas embarcadas, que superou 1,2 milhão de toneladas no último ano.
A marca reflete o crescimento da importância estratégica do terminal para o escoamento da produção de grãos (soja, milho e farelo de soja), insumos da construção civil, fertilizantes e mineração no Arco Norte. Além disso, o TMIB também promove apoio à Petrobrás para operações offshore, dando suporte às embarcações de supply e logística remota para as plataformas de petróleo próximas à costa sergipana.
O TMIB vem também contribuindo para inserir o agronegócio da região em um fluxo econômico mais amplo. Isto porque caminhões que transitam por este corredor transportam produtos do interior para a exportação no porto para, em seguida, retornar carregados com o volume da importação dos fertilizantes vindo em grande parte da Europa. Tais insumos são vitais para as produções não apenas de Sergipe, mas, também, do oeste da Bahia, considerado um forte polo de agronegócio.
“O TMIB é um porto vocacionado para a carga geral e se consolidou como uma alternativa eficiente para que as riquezas produzidas na região nordeste ganhem o mercado global, em um fluxo de negócios mais amplo e com maior competividade logística. Em parceria com todo o ecossistema que envolve o dia a dia de uma operação portuária, como governo do estado, produtores, clientes, entidades de classe e outros órgãos, temos trabalhado firme para aumentar nossa representatividade no cenário nacional, atender todas as matrizes de carga do terminal e prestar um serviço cada vez mais abrangente, contribuindo, desta forma, com a economia de toda a região”, afirma Osmar Selhorst, gerente de operações do TMIB.
O TMIB possui dois píeres de atracação: um de 356 metros destinado a granéis e outro, de 59 metros, para operações offshore. Possui, ainda, sete armazéns com capacidade estática para 55 mil toneladas, três pátios para 150 mil toneladas e três silos capazes de estocar até 60 mil toneladas.
Avanço em investimentos
O terminal teve, só nos últimos três anos, aumento significativo em seu nível de investimentos para projetos de remodelação e recapacitação da unidade, chegando a R$ 30 milhões ao ano. Ao longo dos 10 anos da presença da VLI como administradora e operadora portuária no TMIB, houve evolução da operação de recebimento de grãos, graças à construção de um tombador que, hoje, viabiliza o aceite para mais de 800 mil toneladas por ano. Há cinco anos, por meio do TMIB, a VLI também estabeleceu um fluxo de cabotagem de cimento para abastecimento da região Norte do país, já tendo superado o total de 1,4 milhão de toneladas embarcadas no período.
Na mineração, há sete anos o site conduz uma operação de concentrado de cobre, que saiu de 10 mil toneladas por ano em 2017 e já ultrapassa atualmente mais de 140 mil toneladas por ano. Números todos que foram possíveis pelos investimentos recentes: novos grabs, com maior capacidade de descarga de fertilizantes, remodelação e troca de todos os transportadores da linha de embarque nos últimos dois anos, obras de pavimentação e obras civis, sustentando o plano de crescimento da unidade.