TPC passa a operar centro de distribuição da Bayer

A TPC Logística Inteligente, empresa controlada pela JSL, acaba de fechar um contrato de prestação de serviços de operação In-house na unidade da Bayer em São José dos Campos (SP), fábrica do segmento de CropScience. O contrato engloba toda a movimentação de produtos e materiais dentro da planta. Incluindo controle de acesso, recebimento, armazenagem com controle de estoque e expedição de produtos acabados, matérias primas e insumos e ainda gestão e operação de pátio de contêineres e carga/descarga de veículos.

A TPC passa a operar a logística de um complexo de 100 mil m² dedicado ao segmento químico, abrangendo quatro áreas produtivas que funcionam de forma ininterrupta: 24 horas por dia, sete dias por semana. No total, a empresa investirá R$ 8 milhões na nova operação.

“Esse é mais um desafio em que a TPC usa o seu diferencial em operações de logística interna para desenhar um projeto sob medida para as necessidades da Bayer. Tudo isso é feito com gente boa nos lugares certos, e excelência nos processos e tecnologias. Todos os analistas da operação estão treinados na metodologia Lean e melhoria contínua. Nossa expectativa é levar à operação da Bayer mais flexibilidade, sustentabilidade, digitalização da cadeia, melhoria de processos e ganhos de escala”, destaca Eduardo Leonel, diretor comercial e de projetos da TPC Logística.

Para Bayer a parceria é uma construção para um futuro mais sustentável, agindo de forma colaborativa para atender cada vez mais necessidades da sociedade e favorecer o desenvolvimento da comunidade local por meio de educação, inovação e tecnologia.

Um dos principais desafios na gestão do complexo será a aplicação de novas tecnologias que serão direcionadas para o CD, que contará com um sistema de gerenciamento de agendamento de veículos para automatizar rotinas até então realizadas manualmente.

A operação contará ainda com outra inovação: LIS, a plataforma digital da TPC para visualização de informações em uma torre de controle. Esse sistema será responsável por gerenciar o fluxo de materiais internos, garantindo um modelo operacional eficiente de alta produtividade, alinhado às melhores práticas globais.

Seguindo as melhores práticas de sustentabilidade no setor logístico, a empresa disponibilizará uma frota elétrica composta por empilhadeiras controladas por um sistema de telemetria com o diferencial das baterias de lítio. O sistema de carregamento chega a ser dez vezes mais rápido que os modelos convencionais, além da economia no consumo e aumento na produtividade. Para as transferências internas de materiais, a operação contará ainda com o primeiro caminhão truck sider 100% elétrico com baterias de lítio de última geração (zero emissões de CO2).