A Heli Brasil, empresa posicionada entre as sete maiores fabricantes de empilhadeiras mundiais, a segunda maior em máquinas do mercado global e a número um na China por mais de 30 anos consecutivos, vem avançando no movimento para a transição energética de empilhadeiras movidas a baterias de lítio.
Atuando no mercado brasileiro através do Grupo KMR há mais de 13 anos, a empresa apresentou na Intermodal South America 2024 “as empilhadeiras que estão colocando o Brasil na vanguarda e no mesmo nível das principais economias do mundo quando se trata de inovação no setor”, conforme assegura Kelly Rech, presidente da Heli Brasil.
Os lançamentos incluíram as mais potentes empilhadeiras da categoria retrátil, com bateria de 80 V, que proporcionam um ganho maior de produtividade por conta da autonomia, com menos paradas para o carregamento. Dessa forma, a Heli avança com os Big Trucks, empilhadeiras elétricas de maior porte em comparação a aquelas que operam até 10 toneladas, e que já integram o seu portfólio.
“A Heli Brasil está ajudando a promover a mudança de matriz energética e a sustentabilidade de grandes indústrias instaladas no País, ao atender a operação com empilhadeiras elétricas de grande capacidade”, conta Rech, ao ressaltar que os equipamentos da marca estão presentes, por exemplo, em operações de grandes fabricantes mundiais. “No Brasil, em 2023, concluímos a maior troca já realizada de matriz energética, para a maior fabricante de bebidas do mundo. Ao todo, foram mais de 500 equipamentos entre 2.5 e 3.8 toneladas”, acrescenta Kelly.
As empilhadeiras elétricas movidas a lítio da Heli Brasil já representam cerca de 50% das vendas totais da empresa, que começou a atuar no País inicialmente com os equipamentos tradicionais movidos a combustão. Dessa forma, a empresa vem contribuindo para que as empresas brasileiras alcancem um novo patamar de produtividade e autonomia nas demandas operacionais.
“Vemos uma preocupação crescente das empresas em reduzir as emissões dos equipamentos utilizados na área de logística, e a Heli Brasil vem ampliando sua participação com os produtos movidos a lítio para atender essa demanda, que tem grande potencial de expansão”, observa a presidente da Heli Brasil. “O pilar da sustentabilidade é um dos principais valores da companhia e está alinhado à oferta de equipamentos que geram menos emissões e apoiam os cuidados com o meio ambiente”, destaca.
As baterias de lítio de alta tensão da Heli têm como objetivo manter a autonomia sem afetar o tempo de recarga. Ou seja, permitem realizar cargas de oportunidade ou recargas totais em pouco tempo, liberando assim o equipamento e aumentando a sua disponibilidade e produtividade.
A atuação da Heli Brasil vai além das empilhadeiras a lítio e a combustão, incluindo equipamentos para movimentação portuária. Hoje, a empresa possui o maior estoque de empilhadeiras da América Latina, com 3.000 máquinas para pronta entrega, o que lhe possibilita atender rapidamente as necessidades dos clientes com o menor prazo de entrega do mercado, conta Rech.