Transpocred, cooperativa especializada em transporte e logística, chega a São Paulo

A Transpocred, instituição financeira cooperativa especializada nos segmentos de transporte, logística e correios, inaugurou uma sala de negócios em São Paulo, no Palácio dos Transportes, sua primeira operação fora da região Sul do Brasil.

São oferecidos todos os tipos de serviços e investimentos dos bancos tradicionais, com um grande diferencial: a proposta de valor. “Ser uma cooperativa financeira especializada nos traz uma visão qualificada, técnica e abrangente do mercado, além de entendermos bem os desafios e as dores dos cooperados. Aqui fazemos valer o nosso propósito de transformar vidas através do cooperativismo, oferecendo soluções financeiras que desenvolvam os setores que atuamos”, expõe Roberta Caldas, presidente da Transpocred, que integra a Ailos Sistema de Cooperativas de Crédito.

Com condições e produtos e serviços exclusivos para esse público, a organização oferece opções de financiamentos para aquisição de caminhões e equipamentos com taxas altamente competitivas, como garante a presidente. Proporciona, ainda, facilidade na gestão de empresas, por meio de produtos para apoio na gestão de frotas, seguros de vida, frota patrimonial e de automóveis, consórcios, cartões, linhas de crédito que beneficiam a aquisição de veículos sustentáveis, entre outras soluções.

“Nossos benefícios incluem movimentação de conta online, via aplicativo, custo reduzido e o retorno das sobras proporcional à movimentação. Além disso, contribuímos para o desenvolvimento social da nossa comunidade e do segmento”, acrescenta Roberta, em entrevista exclusiva para a Logweb.

Crescimento

A Transpocred aposta no crescimento em razão da presença de mais de 224 mil empresas de transporte, logística e Correios no Estado. Existem, ainda, mais de 110 mil companhias de reparação, mecânicas, oficinas e postos de combustíveis e serviços, além de 61 mil empresas de entregas e mais de 36 mil de transporte de passageiros, fretamento, táxi e motoristas de aplicativo.

Com 48,6 mil cooperados, a organização tem 38 unidades de atendimento em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de uma unidade de negócios móvel. “Precisávamos estar em São Paulo fisicamente, pois é o centro econômico do país, responsável por cerca de 1/3 do PIB brasileiro. Além disso, é um hub logístico, que reúne grande quantidade de indústrias e empresas que depende do transporte rodoviário de cargas”, argumenta Roberta.

A Transpocred deu início às operações na capital paulista em dezembro passado e em cinco meses já contabiliza mais de 330 novos cooperados, mas com objetivo de triplicar esse número até dezembro. E até 2028, como diz Carlos Eduardo Gomes, gerente da Regional São Paulo e de Expansão da cooperativa, a ideia é chegar a 14 unidades no Estado. “São Paulo tem muitas oportunidades de crescimento e o mercado paulista tem sido muito acolhedor ao nosso modelo de negócios. Com a plataforma de relacionamento digital, já atuamos na região metropolitana, interior e em todo o país”, completa.

A cooperativa tem R$ 1,7 bilhão em ativos, prevendo fechar o orçamento 2024 com R$ 2 bilhões, mais de R$ 1,47 bilhão em operações de crédito e R$ 990 milhões em depósitos com cooperados espalhados por 1,1 mil cidades do Brasil (incluindo aqueles que são atendidos pela plataforma digital).

Conjuntura econômica e oportunidades

A Logweb foi convidada a participar da cerimônia de inauguração oficial da sala de negócios em São Paulo, no dia 6 de junho. Além da apresentação do conceito e dos serviços oferecidos, houve uma palestra com o comentarista econômico Fernando Nakagawa, da CNN. Ele ressaltou que a economia vem crescendo mais do que se esperava devido a alguns motivos, como safra recorde, emprego resiliente, crescimento com renda e juros menores.

Nakagawa também lembrou que a inflação oficial do Brasil fechou 2023 a 4,62%, o menor nível anual desde 2020, resultado do preço estável das commodities, do efeito dos juros, do avanço de reformas e das promessas fiscais.

O problema é que o governo tem operado no vermelho, gastando muito mais do que arrecada. A dívida de mais de 8 trilhões só cresce desde 2006. A consequência disso é a piora na avaliação do Brasil, com o aumento dos juros. Segundo o comentarista, o governo está numa situação crítica, sem certeza se conseguirá resolver o problema, afinal, cortar gastos e aumentar impostos é impopular, ainda mais em um ano eleitoral.

Nakagawa destacou, ainda, a importância crescente do ESG. Ele disse que os fornecedores de serviços e soluções logísticas precisam estar preparados para um futuro mais verde. Uma das tendências é o uso de biocombustíveis; o Brasil, por exemplo, está desenvolvendo um diesel verde, que não é apenas uma mistura, mas uma nova tecnologia de origem vegetal ou renovável. A eletrificação é outra tendência, mais para operações urbanas do que para longas distâncias.

Dentro desse tema, mais um aspecto interessante que o comentarista considera pouco explorado é a logística reversa. Ele citou, ainda, a adoção de uma frota conectada, aproveitando a expansão do 4G em todas as estradas brasileiras, o que facilita a análises de dados e a integração com plataformas de frete. Além disso, expôs que a inteligência artificial pode trazer maior eficiência ao gerenciamento da frota e da mão de obra, proporcionando um uso mais racional e estratégico dos recursos disponíveis.

Segundo destacou Nakagawa, o setor de transportes é absolutamente essencial para regiões como o Mercosul e o Brasil, sendo responsável por conectar mercados consumidores, facilitando o encontro entre oferta e demanda. “E aí entram também as cooperativas, que são pensadas para os iguais, sendo mais justas do ponto de vista econômico, com grande foco em inovação”, disse.

Ele lembrou que o Banco Central reconhece as cooperativas de crédito como uma força de renovação e inovação na economia brasileira. Essas organizações têm experimentado um crescimento significativo, demonstrando sua importância e impacto positivo.