De 9 a 11 de setembro próximo, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, a Real Alliance (Fone: 21 3717.4719) – fundada por um grupo de investidores privados holandeses, que assessora e identifica oportunidades de negócios para empresas estrangeiras entrarem no mercado brasileiro – promoverá a TranspoQuip Latin América.
Segundo a empresa holandesa, o evento será uma mega-exposição internacional que vai contar com mais de 200 grandes fornecedores mundiais e brasileiros de insumos industriais, equipamentos, softwares e serviços para estradas, portos, aeroportos, ferrovias e sistemas de transporte urbano.
Entre outras empresas, já confirmaram presença na exposição: as brasileiras Brascontrol, Perkons, Digicon e Transdata; as espanholas Mabyc, Indra e Grupo Etra; 3M, Smiths Detection, Quixote e Federal APD, dos Estados Unidos; além de representantes do Reino Unido, Holanda, Austrália, Alemanha, Croácia, China, Suécia, Canadá e França.
De acordo com Sebas Van den Ende, presidente da Real Alliance, a TranspoQuip terá suporte do governo e outros órgãos importantes, como: DNIT, DENATRAN, ANTT, INFRAERO, CNT, Porto de Santos, ABCR, ABEPH, ABETRANS, ABNT, ABPv, ABRAMET, ANEOR, ANTAQ, ANTF, ANTP, NTU, SINAENCO, SINICESP, SNTF, ABDER, ABPT, IRSA, SENAT, SEST, Secretaria Especial de Portos, Ministério das Cidades e Ministério dos Transportes, entre outros.
Ele afirma que a situação econômica favorável que o Brasil atravessa, os investimentos federais através do PAC (R$ 58 bilhões) e a grande quantia de dinheiro presente no mercado são fatores que atraem empresas estrangeiras e tornam possível a realização do evento.
Presente no coquetel de lançamento da feira, Marcelo Perrupato, secretário nacional de política de transportes, destacou a importância da TranspoQuip e explicou que, para o crescimento do país, é preciso superar limites estruturais e ampliar a cobertura geográfica da infra-estrutura de transportes. “Esta infra-estrutura de transportes deve ser indutora e catalisadora do investimento”, disse. Ele acredita que é o momento para estes investimentos: “temos que nos preparar para um Brasil muito maior. Não dá para esperar mais”.
A Feira
No período da manhã, das 10h às 12h, irão acontecer conferências – apresentadas por profissionais de destaque no Brasil e no exterior, envolvidos nos vários modais em transporte – para troca de conhecimentos e debates. Na parte da tarde serão apresentados os seminários sobre os modais: rodoviário/urbano, ferroviário, aquaviário/portos e aeroviário. Os temas da feira serão gestão logística, segurança, conforto do usuário e marcos regulatórios relacionados à infra-estrutura de transporte.
“Nossa expectativa é promover uma ligação entre as três partes envolvidas: governo, empresas e técnicos. As empresas terão espaço para mostrar suas novas tecnologias, o governo poderá expor os programas e projetos que serão desenvolvidos na área de transportes – como o PAC e o PNLT –, e os técnicos terão a oportunidade de se familiarizar com as novidades tecnológicas e programas governamentais”, explicou Thais Penteado, coordenadora de conteúdo da conferência.
No que diz respeito à gestão logística, o evento trará produtos, soluções e serviços como controle ambiental, design, estacionamento e controle de acesso, manejo de bagagem, de cargas e de passageiros, preços de passagem e controle de informações, rastreamento, simulação, sistemas de transporte público, tecnologia da informação e telemática.
Já no aspecto de proteção e segurança, cercas e barreiras, coação, detecção de veículos e passageiros, emergência e advertência, iluminação, manutenção de infra-estrutura, roupas de segurança, segurança e inspeção, sinalização e marcação, sistemas de pesagem e sistemas de segurança serão os temas.
Por fim, sobre conforto do usuário e ambiente serão abordados assuntos desde carrinhos de bagagem, decoração de quiosque e loja, elevadores e escadas, equipamentos de limpeza, flora, iluminação, áudio e vídeo, informações aos passageiros, instalações de restaurantes, instalações sanitárias, mobília pública e painéis, até proteção dos ônibus.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.