Transportadora digital da Votorantim Cimentos cresce no setor logístico

A pandemia de Covid-19 trouxe reflexos permanentes para a sociedade, incluindo a antecipação de tendências atuais, como a digitalização acelerada, que se consolidou como um fator de diferenciação entre as empresas. O surgimento da era do consumidor 4.0 passou a exigir uma entrega mais dinâmica, automatizada e eficiente, promovendo uma melhor experiência ao cliente. Neste sentido, as transportadoras possuem um papel fundamental para oferecer uma logística mais eficaz para as empresas.

A Motz é um dos exemplos de startup que atua no setor para contribuir com o cenário. Criada em 2020 pela Votorantim Cimentos, a startup realiza o transporte de variados tipos de cargas, como materiais de construção, matérias primas, minérios, milho, soja, farelos, feijão, fertilizantes, calcário, entre outros , para diversos setores. 

Com gestão independente e autonomia administrativa, a transportadora digital centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros e caminhoneiras por meio de seus processos digitais, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos. Na prática, o motorista busca a carga que mais faz sentido, de forma rápida e rotativa, com 100% de transparência com relação aos valores do frete. Desta forma, a Motz é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo. “Viemos para ser um aliado das empresas e, com o tempo, estamos construindo autoridade nesse setor. Hoje já estamos entre as maiores transportadoras do Brasil”, complementa Pimenta.

Presente em mais de 100 pontos de expedição, a empresa atua construindo um ecossistema voltado para a valorização do motorista autônomo, com programas e parcerias voltados para estes profissionais, desde benefícios no meio da saúde, até descontos na compra de pneus e uso de serviços rodoviários. 

Prova de seu modelo de negócio sólido e inovador é que a empresa cresceu 41% no volume transportado em 2022, quando comparado com o ano anterior, totalizando mais de 15,1 milhões de toneladas. A startup também apresentou um aumento de 63% na base de motoristas cadastrados, totalizando mais de 27,5 mil motoristas, e acumulou mais de 660 mil viagens no ano, 32% a mais do que o realizado em 2021. Fatores como o foco na expansão do time comercial e a conquista de novos clientes foram responsáveis por estimular uma expansão acelerada.