Transportadora Sina Logística reduz em 30% o tempo ocioso da frota com ajuda de tecnologia

A tecnologia tem revolucionado diversos setores da economia, e na gestão de logística de transporte de cargas não é diferente. Por meio do uso inteligente de ferramentas tecnológicas, as empresas podem reduzir custos, otimizar o tempo e aumentar a segurança, garantindo uma administração eficiente, aumentando assim a competitividade no mercado.

Foi em busca desse “upgrade” que a transportadora Sina Logística, sediada no estado da Bahia e com mais de 13 anos de experiência atuando em mais de 100 cidades do estado, procurou no mercado maneiras de transformar a gestão das frotas de forma vertical, que reunisse processos desde a entrada de um pedido até sua entrega final até na melhoria da rotina e condução dos motoristas.

Uma das principais metas da transportadora era encontrar uma ferramenta para acompanhar melhor o desempenho de sua frota e gerar relatórios de indicadores sobre seus veículos e motoristas. Assim buscou aumentar a eficiência da sua frota com a Infleet – O Super App de Gestão de Frotas -, e conseguiu ter um monitoramento completo, acompanhando excessos de velocidade na via e em curvas acentuadas; frenagens e acelerações bruscas; e tempo ocioso, podendo assim, identificar os motoristas e fazer um ranking de condução. A solução permitiu a redução de custos com combustíveis e manutenções, reduziu sinistros de trânsito e possibilitou uma gestão documental muito mais eficiente, podendo ser acessado tudo isso em um único lugar, facilitando o dia a dia da sua gestão.

Números

‘Durante a análise dos resultados, ficou evidente a redução do tempo ocioso da frota. Ao implementar o App Infleet em sua gestão, a Sina Logística conseguiu reduzir em 30% o tempo ocioso em sua linha seca, garantindo mais eficiência e agilidade nas operações, conta o CEO da Infleet, Victor Vilas Boas Cavalcanti.

Comparando os meses de maio e junho de 2023, houve uma diminuição de 30% no tempo ocioso na linha seca, passando de 1.292,32 horas para 898,73 horas. Além disso, o indicador de km percorrido também apresentou uma redução de 9,90% no mesmo período, com 102.535,68 km rodados em maio e 92.384,78 km em junho.

Benefícios

Os insights precisos e valiosos obtidos por meio da análise de dados trouxeram benefícios significativos para a eficiência operacional, além da redução de custos. Possibilitou identificar padrões e tendências, como consumo de combustível, manutenção e tempo de atividade. Forneceu uma maior visão do comportamento dos motoristas, permitindo assim tomadas de decisões estratégicas e o acompanhamento de indicadores.

A manutenção adequada dos veículos também foi importante, pois desempenhou um papel crucial e garantiu o bom funcionamento da frota e a redução dos custos associados a falhas mecânicas. Por meio de um bom planejamento e execução de manutenção preventiva e corretiva, foi possível minimizar o risco de falhas, aumentando a vida útil dos veículos e reduzindo os custos de substituição de peças e veículos.

A gestão da manutenção inclui a análise do histórico de custos, identificação de custos não planejados, implementação de uma estratégia de manutenção preventiva e a identificação de veículos mais custosos para a empresa. 

“Com um plano de manutenção eficiente, a empresa pode economizar tempo e recursos financeiros, garantindo um desempenho consistente de sua frota. O case de sucesso da Sina Logística com o Super App Infleet demonstra como a tecnologia pode ser aliada no dia a dia da gestão de frotas. Com ele, é possível melhorar a eficiência, reduzir custos e garantir uma logística otimizada”, afirma o CEO da Infleet.