Transporte rodoviário internacional de cargas é pauta de reunião entre NTC&Logística e representantes de entidades internacionais

Em reunião realizada no dia 27 de novembro último, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, representantes do transporte rodoviário internacional discutiram preocupações cruciais para os transportadores brasileiros.

Edmara Claudino, assessora legislativa da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, representou a área internacional na discussão sobre a Renovação da Ponte São Borja e o Sistema de Importações da República Argentina (SIRASE), destacando a retenção de pagamentos de fretes para empresas brasileiras, que já totaliza 10 bilhões de dólares.

Segundo Danilo Guedes, vice-presidente de transporte internacional da NTC&Logística, as medidas do Banco Central da Argentina impactaram diretamente as transportadoras brasileiras, aumentando o prazo de pagamento de serviços de fretes para até 150 dias. Isso resultou em sérios prejuízos financeiros para as empresas, afetando negativamente o comércio entre Brasil e Argentina.

Guedes ainda destacou a urgência do apoio de entidades e do governo brasileiro para a resolução desse conflito, visando o desenvolvimento econômico de ambos os países.

Presentes no encontro estavam Filipe Sobreira Lopes e Carlos Cuenca, representantes do Itamaraty, Eduardo Bonotto, prefeito de São Borja, e Gladys Vinci, da ABTI (Associação Brasileira de Transporte Internacional).