O TruckPag Bank, banco digital da startup de meios de pagamento para frotas TruckPag, acaba de lançar o seu novo site: https://truckpagbank.com.br/ A plataforma foi criada para promover o Cartão Despesa, solução desenvolvida para atender às necessidades do segmento de transportes e logística e também de outros setores do mercado. Tudo de forma simples e 100% digital. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), de janeiro a setembro, foram realizados R$ 2,7 trilhões em pagamentos, o que representa um crescimento de 10,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Cartão Despesa é ideal para gestores porque otimiza o controle do fluxo de caixa com eficiência e organização. É perfeito, sobretudo, para quem está sempre na estrada, já que fornece rápido acesso via aplicativo a despesas de débito, a extratos de saldo, a prestações de conta, a registros e anexação de imagens de notas, e a saques em caixas eletrônicos da rede 24 horas, possibilitando o uso em qualquer estabelecimento filiado à Rede VisaNet, no Brasil e no exterior. A proposta é viabilizar o acompanhamento do consumo de maneira prática e segura.
Para acessar todos os benefícios do Cartão Despesa é preciso realizar a abertura de uma conta no TruckPag Bank, que pode ser feita pelo próprio aplicativo. O portal do banco digital, por sua vez, possibilita aos gestores cadastrar colaboradores, lançar e transferir crédito, acompanhar despesas e efetuar prestações de contas. Permite também a conferência de notas, auditoria e resgate de valores. Durante o processo de desenvolvimento do Cartão Despesa, o TruckPag Bank preocupou-se em ouvir os clientes para criar uma solução customizada às suas operações.
“Os nossos clientes colaboraram integralmente no processo de desenvolvimento da plataforma. O olhar acurado deles nos ajudou a chegar na solução que estamos apresentando ao mercado. Já estamos há quatro meses em operação. E o nosso objetivo é chegar a novos clientes, mantendo o processo de aperfeiçoamento contínuo da nossa plataforma. Queremos estar na vanguarda. O nosso intuito é proporcionar sempre o melhor para o mercado”, afirma Thiago Ghesti, head de negócios do TruckPag Bank.
“O foco são as transportadoras, mas o Cartão Despesa atende a qualquer público, desde que realizada a abertura da conta digital. É uma solução 100% segura, criada com o intuito de trazer agilidade, facilidade, comodidade e segurança, tanto para os gestores como para quem passa a maior parte do tempo na estrada. Foi desenvolvida, acima de tudo, para otimizar um dos recursos mais preciosos que existem nos dias de hoje: o tempo”, conclui Thiago Ghesti.
Com o desenvolvimento da tecnologia, inovações diversas têm sido introduzidas no setor de meios de pagamento, proporcionando comodidade, praticidade e segurança para os consumidores. Algumas das novidades são os pagamentos por aproximação (contactless), os payments via redes sociais e os ultra populares aplicativos de pagamento, que caíram no gosto dos brasileiros ao possibilitar a realização de transações financeiras de modo rápido, conveniente e seguro, dispensando a necessidade do porte e do uso de dinheiro em espécie.
Pagamentos com cartões crescem no 3º trimestre de 2023
Segundo a Abecs, as compras realizadas com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram 9,2% no terceiro trimestre de 2023, somando R$ 939 bilhões no período. Em quantidade de transações, os brasileiros registraram mais de 119 milhões de pagamentos com cartões, por dia, durante no terceiro trimestre. Ao todo, foram 10,7 bilhões de transações, o que representou um crescimento de 12,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O cartão de crédito foi a modalidade mais usada, com 4,5 bilhões (alta de 11,3%), seguido pelo cartão de débito, com 4,1 bilhões (alta de 5,9%) e pelo cartão pré-pago, com 2 bilhões (alta de 35%). Se avaliado o período acumulado entre janeiro e setembro de 2023, foram ao todo 30,7 bilhões de pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pagos, o que representa um crescimento de 13,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. A Abecs prevê que até o final do ano terão sido gerados entre R$ 3,61 trilhões e R$ 3,67 trilhões por transações realizadas com cartões de pagamento.
Mercado adere ao Cartão Despesa
No início de 2023, a Excellence Transportes e Logística, de Apucarana, Paraná, que já era cliente TruckPag, decidiu buscar fornecedores para a gestão de cartões. Em março, em vias de fechar o contrato com um outro fornecedor, a empresa recebeu um convite especial. “O nosso atendimento da TruckPag na parte de Abastecimento fez uma visita presencial e comentou conosco sobre o início de um projeto de cartão de despesas. Passamos a conversar. Analisamos as possibilidades do projeto, que poderia se ajustar às nossas necessidades e levamos em consideração a parceria que tínhamos e que já estava funcionando bem com a TruckPag”, conta Thiago Melo, gestor corporativo e financeiro.
“Em maio fizemos o kickoff de implantação e os testes. Em junho, foi a vez da distribuição aos nossos 150 motoristas e a migração. Passados quatro meses, eliminamos o nosso problema de movimentar grandes valores com dinheiro em espécie para adiantamento de viagem aos motoristas. Eliminamos também o passivo de depositar valores nas contas pessoais dos motoristas. Estamos transacionando tudo pelo cartão, inclusive para as filiais e para os outros colaboradores. Ganhamos agilidade nas situações de emergência e flexibilidade com relação a horários e fins de semana. Os motoristas também, após o período de adaptação, já são adeptos a fazer os seus pagamentos e saques pelo cartão”, destaca o gestor.
“As implementações e os upgrades que têm sido feitos, tanto na plataforma quanto no app, têm sido muito bons. Esperamos contribuir com a maturação da interface e dos recursos. O relacionamento, o atendimento, o suporte e a proximidade da TruckPag com as nossas equipes, alinhado aos nossos objetivos, foram fundamentais para que hoje sejam nossos parceiros em duas soluções, tanto na parte de Abastecimento quanto no que tange a Despesas”, conclui Thiago Melo.
Tecnologia aliada da gestão
“O mercado ainda encontra dificuldades para acessar e gerenciar dados. Ou seja: existe uma demanda. A proposta da nova solução do nosso banco digital é preencher essa lacuna. Queremos, literalmente, colocar as informações na palma da mão de quem precisa delas. Tudo de forma ágil, simples e cômoda. É uma oportunidade, inclusive, para reforçar o nosso posicionamento de marca: mostrando que a TruckPag desenvolve soluções que visam diminuir os gargalos sobre os custos e a gestão das operações logísticas, visando torná-las mais eficazes, adaptáveis e assertivas”, destaca Junior Sturmer, Head de Marketing e Branding da TruckPag.
Na avaliação de Kassio Seefeld, CEO da TruckPag, fazer a gestão financeira de modo prático e eficaz sempre foi complexo. “A falta de sistemas online mais arrojados, por exemplo, resulta em desperdícios de todo o tipo de recurso. Consequentemente, leva a custos operacionais mais altos. A tecnologia, porém, vem ajudando a transformar essa realidade. Nos últimos anos, ela tem se mostrado uma grande aliada do setor de logística e transportes e também de segmentos diversos na busca por ‘saídas’ que reduzam as despesas. A tecnologia está, literalmente, transformando o mundo”, conclui Kassio Seefeld.
Inovação no desenvolvimento e na utilização
Segundo a Abecs, o uso de cartões chegou a uma média de 113 milhões de pagamentos por dia, na soma de todos os tipos de cartões. Ao todo, foram 19,8 bilhões de transações ao longo do primeiro semestre de 2023, 5,6% acima do mesmo período do ano passado, um crescimento puxado pelos cartões de débito, que cresceram 4,5% em quantidade, apesar da queda no valor transacionado, e pelos cartões pré-pago, cuja alta foi de 48%.
Os pagamentos por aproximação dispararam, com alta de 76,1% e R$ 414,8 bilhões movimentados de janeiro a junho deste ano. Em junho, a quantidade de compras por aproximação passou a representar 48,4% do total de pagamentos com cartões realizados presencialmente. Dois anos atrás, essa participação estava em apenas 13%, o que demonstra a rápida popularização da tecnologia.