A ULMA Handling Systems, integrador de sistemas de alta performance e especialista em projetos de soluções automatizadas de movimentação de materiais para diversos segmentos da indústria, será responsável pelo projeto de modernização de seis aeroportos da região Amazônica com sistemas de sua divisão Baggage Handling Systems. A região Norte do país, atendida por sete aeroportos, registrou movimento 4,6 milhões de passageiros em 2019, 3,9% do tráfego aéreo nacional.
O projeto, o segundo em menos de um ano sob responsabilidade da ULMA no Brasil, vai receber investimentos de 16 milhões de Reais. Serão modernizados os sistemas de bagagem dos aeroportos de Manaus, Boa Vista, Porto Velho, Tabatinga, Tefé, Cruzeiro do Sul.
Este bloco de aeroportos foi arrematado pela francesa VINCI Airports em 2021, em leilão para concessão da exploração de aeroportos realizado pelo governo federal. A empresa criou a Concessionária Aeroportos da Amazônia S/A para operação dos terminais e iniciou um processo de modernização que proporcionará maior agilidade, segurança e integridade no manuseio e transporte de bagagens, além de adequar-se às normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
No projeto estão contemplados sistemas de transporte de bagagens, carrosséis de restituição de bagagens e postos de check-in. Em Manaus, haverá duas linhas de transporte de bagagem extradimensional.
“Conquistar, pela segunda vez em menos de um ano, um projeto de modernização dos sistemas de manuseio de bagagens em aeroportos brasileiros fortalece muito nosso posicionamento localmente. Queremos ser o parceiro perfeito para as concessionárias de aeroportos, sejam elas públicas ou privadas”, destaca Alex Gutierrez, CEO da ULMA Handling Systems para a região LATAM. “Como empresa de engenharia e fabricante de equipamentos, nossa visão é equipar os aeroportos brasileiros com tecnologia de ponta para que possam proporcionar a melhor experiência aos usuários em suas viagens”.
O executivo relembra que a prestação eficiente dos serviços de infraestrutura é um dos aspectos mais importantes das políticas de desenvolvimento do Brasil, e para a ULMAcontribuir em todo esse processo é de vital importância. Os sistemas com tecnologia da ULMA já equipam aproximadamente 15 aeroportos, solidificando a marca como provedor global neste setor.
A divisão deBaggage Handling Systems da ULMA desenvolve projetos, equipamentos e sistemas de gestão para aeroportos, garantindo a rastreabilidade e entrega de bagagens em diferentes níveis da movimentação, provendo um sistema de alta tecnologia. “O Brasil possui o segundo maior número de aeroportos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o potencial de crescimento no país é imenso. Nossa expectativa é continuar liderando o mercado brasileiro nos próximos anos onde existem muitos aeroportos, mesmo com pouco fluxo de passageiros, que precisam adaptar sua infraestrutura e a ULMA pode agregar muito valor nesse caminho”, encerra Gutierrez.