Os investimentos previstos para 2019 e os realizados no ano passado. As parcerias, os negócios entabulados, a entrada em novos nichos de mercado. Tudo isso e mais, nesta matéria especial com fornecedores de serviços aos embarcadores – e que foi iniciada na versão 197 da versão impressa e continua na versão digital número 28, de março 2019.
Avanti Logistics: em 2018, realinhamento na abordagem comercial
Uma empresa otimista quanto a 2019 é a Avanti Logistics (Fone: 41 3372.6079). Afinal, como diz o diretor executivo, Francisco Carlos Rosa Seixas, o governo está trabalhando com uma visão diferenciada para o comércio exterior, ou seja, abertura de mercado. “Nosso mercado estava muito fechado, devido ao viés ideológico dos governos anteriores, e com pesada carga tributária para ser tão competitivo quanto o mercado mundial está hoje e nos exige.”
Por outro lado, prossegue Seixas, em 2018 a empresa precisou estar muito atenta aos custos envolvidos para a manutenção da estrutura no período da crise. “Houve um realinhamento na abordagem comercial, bem como selecionamos os perfis de nossos clientes. Estamos já há muito tempo neste mercado de comércio exterior e esta ‘expertise’ nos ensinou a entender quais são as necessidades de cada indústria.”
O “core business” da Avanti Logistics é o agenciamento de transporte internacional aéreo, marítimo e rodoviário na importação e exportação. Também está preparada para movimentar vários tipos de cargas dos mais diversos segmentos na operação “door to door”.
BX Logística e Transportes: mais duas filiais
“Sempre tendo como base a sustentabilidade do nosso negócio, com a conquista de novos clientes, reforçamos nosso time em 30%, adquirimos novos veículos, implantamos uma nova filial no Espírito Santo e investimos em tecnologia. Ainda em 2018 estreamos no segmento farmacêutico, a partir das certificações ANVISA conquistadas. Além disso, nossa unidade de negócios BX LOG Healthcare vem crescendo todos os meses.”
O comentário é de Mauro Henrique Pereira, CEO do Grupo BX – BX Logística e Transportes (Fone: 11 3500.4760). Ainda segundo ele, a empresa está em vias de abrir mais duas filiais em locais estratégicos de Santa Catarina e Distrito Federal, e está consolidando seu perfil de “empresa de soluções”, atendendo aos clientes em qualquer demanda logística. “Além do investimento na unidade de negócios BX Log Healthcare, estamos lançando a BX Mudanças, nova unidade de negócios especializada em mudanças residenciais, corporativas e remoções.”
Em 2019, a empresa também visa manter seu crescimento nos setores da indústria que tendem a gerar mais demanda, como infraestrutura, tecnologia, telecom, saúde, e e-commerce de forma geral. Afinal, a BX é uma empresa de soluções com experiência mutissetorial, desenvolvendo atividades de armazenagem, processamento de pedidos, montagem de kits, cross-docking, transporte aéreo e rodoviário, logística reversa e operações in-house, entre outros.
Choice Logistics: previsão de crescimento de 7%
A Choice Logistics (Fone: 41 3069.9806) atua no mercado de transporte rodoviário nacional de contêiner, cargas de distribuição, cargas projeto e cargas dedicadas, além de operar com armazenagem através da Maxton Logística.
E, para 2019, com base nas perspectivas do mercado e avaliação estratégia de seus clientes, acredita que terá um crescimento real em torno de 7% nos negócios.
“Aproveitamos a instabilidade no mercado em 2018 para aprimorar, treinar e reciclar nossa equipe. Nossos investimentos também se voltaram para frota dedicada à operação exclusiva de clientes e a um software inovador no mercado de transporte rodoviário, que garante a segurança da informação e a qualidade no fluxo operacional. Também foram feitos investimentos na recertificação ISO 9001 e certificação ANVISA, além de ter sido dado start no projeto de Certificação OEA Serviço, com possibilidade de efetivação da certificação em 2019.” A afirmação é do diretor geral da empresa, Kleber Correa Araujo.
Confiance.Log: nos planos para 2019, novo site de 4.500 posições-paletes
Perguntado sobre as metas da empresa para 2019, Leonardo Feijos, gerente comercial e de relacionamento da Confiance.Log (Fone: 11 2296.9433), enumera: inaugurar um novo site com capacidade de armazenagem de 4.500 posições-paletes para congelados e resfriados; duplicar a capacidade operacional; otimizar os processos com o uso da logística 4.0; e aumentar a carteira de clientes com atuação na sua especialidade.
“Nossa especialidade é armazenagem e distribuição para redes varejistas e atacadistas de supermercados. Com a adoção da logística 4.0 e devido à limitação de espaço que tínhamos, não pudemos buscar novos clientes em 2018, por isso tomamos a decisão de obter um novo site com maior capacidade de armazenagem.”
Voltando aos investimentos, Feijos enumera aqueles feitos pela empresa em 2018: aumento da frota própria e terceirizada; aquisição de um novo WMS para a operação toda com uso de coletores no recebimento, armazenagem e expedição; aquisição de um novo TMS para gestão de CT-e e manifestos de carga, assim como obtenção de novos indicadores operacionais de transporte.
Tudo para a realização, da melhor maneira possível, dos serviços oferecidos pela empresa, que incluem: recebimento com controle de shelf-life, SIF e temperatura; armazenagem de resfriados e congelados; picking com critério FEFO; expedição; distribuição; cross-docking; paletização; e consultoria logística.
DHL Supply Chain: inauguração de novos cross-dockings
“Identificamos muitas oportunidades na reinvenção de cadeias de suprimentos e processos logísticos das empresas brasileiras, sejam elas nossos clientes ou não.”
O comentário é de Plinio Pereira, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain (Fone: 19 3206.2200), cuja expectativa, para 2019, é acelerar ainda mais os resultados, em sintonia com a melhora do quadro econômico. “Vamos continuar expandindo e fortalecendo nossa área de transportes, inaugurando novos cross-dockings e ampliando nossa frota própria, principalmente de veículos elétricos. Os investimentos em inovações também irão permanecer.”
Pereira também comenta os investimentos feitos por sua empresa em 2018. “Eles foram em novos Centros de Distribuição, na aquisição de equipamentos e na implantação de cross-dockings em pontos estratégicos do país. Expandimos também nossa frota de caminhões e carros elétricos e fizemos investimentos em sistemas de TI, especialmente de visibilidade e gestão de produtividade.”
No caso da DHL Supply Chain, 2018 foi marcado pela conquista de novos projetos, desenvolvimentos significativos na área de transportes e recuperação dos volumes, fatores que impactaram positivamente no resultado geral da empresa. “Tivemos também a implantação de soluções inovadoras, tanto em termos de processos, como de tecnologia, que devem continuar pavimentando nosso crescimento e agregando mais valor às operações logísticas de nossos clientes.”
Porém, a grande novidade de 2018 foi a entrada definitiva da DHL no segmento de e-commerce no Brasil, com destaque para a montagem de um time de especialistas e o início de operações de transportes, cross-docking e e-fullfilment. “Em 2019 vamos acelerar os investimentos para ampliar a oferta de serviços, em linha com as novas demandas do mercado on-line, com o objetivo estratégico de tornar a DHL a primeira escolha para soluções logísticas dedicadas ao e-commerce.”
Outras medidas internas também foram tomadas para melhor posicionar a empresa no mercado. Como diz o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios, o foco em eficiência operacional tem sido um direcionamento importante nos últimos dois anos e se mantém. Ele não se limita às operações dos clientes, mas abrange todas as atividades da empresa. “Conseguimos obter racionalizações importantes implantando novos sistemas de gestão e reorganizando nossa malha de transportes. A adoção de inovações (carros elétricos, esteiras automáticas, veículos semiautônomos, robôs colaborativos, drones, big data, etc.) também vem se mostrando muito promissora ao elevar a produtividade com ótima relação custo x benefício.”
A DHL Supply Chain é uma das unidades de negócios da DHL, marca líder mundial no setor de logística, com oferta que vai de entregas expressas e e-commerce até armazenagem, distribuição, projetos industriais e gestão de cadeias de abastecimento. “Na DHL Supply Chain, nosso foco está em armazenagem e distribuição, mas temos crescido muito na área de transportes, logística in plant e gestão de cadeias de suprimentos, dentre outros serviços especializados”, completa Pereira.
D-log Brasil: ampliação de instalações
Mesmo com o mercado retraído e sob forte contenção, a D-log Brasil Operador Logístico Multimodal (Fone: 11 3634.2300) investiu, em 2018, na aquisição de novos veículos e em Tecnologia da Informação, onde teve considerável avanço em seu sistema de gerenciamento de cargas e tracking and trace, controle e segurança das informações. Também foram feitos investimentos na ampliação e modernização de seus armazéns em Guarulhos, SP, e Porto Alegre, RS.
“Em 2018, a nossa empresa efetuou investimentos consideráveis em equipamentos e veículos, otimizando nossa frota atual e reforçando algumas de nossas linhas regulares no transporte rodoviário nacional. Já o investimento na ampliação e modernização em nossos armazéns visou atender com maior rapidez e eficiência nossos clientes no segmento de distribuição e, também, cross-docking nos embarques de exportação aérea. Com estes investimentos, pudemos aumentar consideravelmente nossa participação nos processos de distribuição de nossos clientes localizados no Sul, recebendo os produtos para distribuição no mercado de São Paulo”, explica Lucian Credendio Villaça, diretor da empresa.
Falando sobre as novidades apresentadas ao mercado, o diretor cita o D-Log Administration System – DASY, um sistema próprio de tracking and trace desenvolvido para suprir as necessidades internas da empresa e otimizar o processamento de dados de seus parceiros, com todas as informações que o cliente demanda, com metas personalizadas estipuladas individualmente pelo próprio sistema de Key Performance Indicator – KPI – mensurar, avaliar e corrigir. “Através desses parâmetros temos um excelente indicador de desempenho.”
Villaça também lembra que a D-Log está em vias de se adequar ao Operador Econômico Autorizado – OEA, programa brasileiro que concede tratamento diferenciado para os intervenientes em operações de comércio exterior envolvidos na movimentação internacional de mercadorias a qualquer título.
Ainda como metas, o diretor lembra que há três anos consecutivos a empresa é agraciada com o selo Infraero de Eficiência Logística. “Umas das metas é sermos consagrados mais uma vez este ano. Pretendemos, ainda como meta, elevar nossa marca no ranking oficial da IATA – International Air Transport Association (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e, nossa terceira meta para o ano de 2019 é ampliar nosso market share no setor rodoviário entre 20% e 30%, com foco na expansão e atualização da frota na Região Sul do Brasil.”
Fundada como Exccel Freight Transportes Internacionais, a D-Log Brasil atua em toda a cadeia logística, contando com os serviços de agenciamento de carga aérea; agenciamento de carga marítima; transportes rodoviários; despacho aduaneiro; sistema de armazenagem; e sistema de processamento de dados.
FedEx Express: investimentos em veículos elétricos
A FedEx Express (Fone: 11 3003.3339) tem planos de longo prazo no Brasil, pois investe em infraestrutura e veículos, pessoas e tecnologia.
“Desde 2013, adquirimos aproximadamente 900 veículos para modernizar nossa frota no Brasil. E até o final de maio de 2019, teremos adicionado mais de 300 novos veículos à frota, um projeto iniciado em outubro de 2018. Destes, 296 serão destinados à renovação da frota da TNT. Com a conclusão dessas entregas, a idade média da frota da TNT diminuirá de 12 para 9 anos e a idade média da frota da FedEx Express diminuirá de 6 para 5 anos.” A explicação é de Murilo Silva, diretor de Operações da empresa.
Além disso, ele ressalta os avanços que estão tendo na integração com a TNT, empresa adquirida pela FedEx Express em 2016. “Já migramos, por exemplo, todo o serviço internacional da TNT para a FedEx Express. Também ampliamos nosso portfólio e nossa cobertura e passamos a oferecer transporte internacional rodoviário para países da América do Sul. Já os clientes que são da TNT passaram a ter acesso aos serviços de logística da FedEx Express no Brasil.”
Silva também revela que a FedEx Express investe constantemente em soluções inovadoras para redução de seu impacto ambiental. Dentre as suas iniciativas, está a utilização de seis carros elétricos no país. Desde que começaram a circular, em 2014, os seis veículos já percorreram quase 300 mil km em São Paulo e no Rio de Janeiro e evitaram a emissão de 840 toneladas de CO2e.
“Recentemente implantamos nossa aeronave Boeing 767-300F, eficiente em termos de combustível, na rota Memphis/Campinas/Memphis. Também investimos em novos Centros de Distribuição e tecnologia de rastreamento de carga, o que permite que os clientes domésticos acompanhem seu movimento de carga em tempo real. Este sistema é semelhante ao que a FedEx Express usa para o serviço internacional”, diz o diretor de Operações.
Silva também informa que, atualmente, a FedEx Express Brasil cobre 5.300 localidades no país com uma frota de mais de 1.300 veículos e conecta o Brasil a mais de 220 países e territórios por meio de quatro voos semanais entre Memphis/Viracopos/Memphis. E tem forte presença no segmento B2B das indústrias de high tech, moda e cosmético, entre outras.
Desde 2012, com a compra do Rapidão Cometa, a FedEx Express expandiu suas operações e começou a oferecer serviços domésticos de transporte e logística para o mercado brasileiro.
O portfólio doméstico da FedEx Express é composto por serviços completos de logística, transporte aéreo e rodoviário, incluindo montagem de kits, reembalagem, etiquetagem e gerenciamento de transporte.
Flash Courier: crescimento de 53% em 2019
A Flash Courier (Fone: 11 5033.3299) planeja crescer 53% em 2019, frente a um aumento de 40% que teve em 2018. “Esses números foram planejados, pois temos expansões em áreas que não atuávamos antes, como as que dependem de certificação ANVISA, novas parcerias e crescimento das nossas startups. Com a Levoo, esperamos ser a melhor alternativa aos Correios, alcançar 300 cidades e fazer 100.000 entregas por mês. Desta forma, devemos fechar o ano com algo em torno de R$ 25 milhões, só vindas por esse sistema.”
Ainda segundo o CEO da empresa, Guilherme Juliani, a Flash Courier tende a passar um bom ano, pois estão preparados para as novas exigências do governo em relação às obrigações de CT-e, MDF-e, SPED, etc. “Com a adequação às regras do CT-e e MDF-e, vamos começar a atuar em pequenos e-commerces, em especial naqueles que estão fora dos grandes centros do Sudeste que precisam contar apenas com os Correios para fazer suas entregas.”
Juliani também lembra que estão em processo de tirar certificação da ANVISA em várias cidades para entregas de remédios, suprimentos alimentares, dermocosméticos e outros produtos. “As operações que necessitam desses documentos tiveram início no final de 2018, mas ao final de 2019, acreditamos que já serão responsáveis por 10% do faturamento da empresa.”
Também este ano terão início as operações do sistema criado dentro da Flash Courier, o Focco. A ideia é que ele funcione como um Operador Logístico, permitindo ao cliente escolher a transportadora que irá usar com base em critérios como custo, tempo de entrega, índice de reclamações e índice de devolução. “E iniciamos parceria com o Banco do Brasil e com o Bradesco no começo do ano. Por sermos fortes no setor bancário, essas duas operações novas serão muito importantes para nos consolidar como a maior dessa área em logística.”
O CEO da empresa também explica que, em 2018, apesar do crescimento expressivo que tiveram, o foco foi em adequação dos processos e amadurecimento da empresa. “Mudamos a sede operacional para a antiga fábrica da Bacardi Brasil – um espaço de mais de 20.000 m², com capacidade de suportar um crescimento de cinco vezes. Fizemos também novos investimentos em automação e sistemas. Além de tudo isso, demos muita atenção às nossas startups.”
Por exemplo, a startup Levoo, criada totalmente dentro da Flash Courier, é como um “Uber de entregas”. Com a escalabilidade do uso da ferramenta, um empreendedor local pode explorar o mercado, selecionar/treinar os entregadores e fazer a captação de clientes. Ela funciona como um sistema, permitindo que o representante local e/ou cliente faça sua própria estratégia de preços. Isso permite que o serviço se adapte aos costumes e mercados locais.
Em termos de tecnologia, a Flash criou o Orion, um Transport Management System, e o Phoenix, um WareHouse Management System, que dão suporte à operação da empresa. Todos funcionam no conceito de nuvem e permitem o acesso pelas transportadoras das pequenas cidades do interior.
Por outro lado, o investimento em tecnologia está no DNA da Flash Courier. No transporte, usam sorters. No Operador Logístico, os AGVs (Automated Guided Veihicle) facilitam o picking, trazendo as caixas do armazém até o operador.
“Na Flash, 97% das nossas entregas são feitas com o app RT, ou seja, temos baixa online em praticamente toda nossa operação.
A Flash começou distribuindo vale refeição e com o tempo se especializou no segmento bancário e fortemente na entrega de cartões de crédito. A partir de 2015, passou a trabalhar também como armazém logístico. Hoje, faz aproximadamente 1.5 milhões de entregas por mês. “Também fazemos trabalhos de entregas para fintechs, como de máquinas de cartões. Com os novos sistemas da Levoo e da Focco, criamos importantes disrupções do mercado. A Levoo servindo como um Uber de entregas e a Focco como um Hub de frete”, conclui Juliani.
Frette Logística & Multimodal: transferência compartilhada de cargas via cabotagem
No ano passado, entre as realizações da Frette Logística & Multimodal (Fone: 11 3051.7088) esteve o desenvolvimento da transferência compartilhada de cargas via cabotagem. “Ou seja, disponibilizamos equipamentos e espaços livres para todas as empresas, inclusive transportadoras, para transferências entre origem e destino.”
O diretor comercial da empresa, Marco Aurelio Dias, faz questão de destacar que o compartilhamento de espaço para transporte entre pontos fixos foi a grande novidade da empresa. E que, entre os planos, estão o investimento em sistemas de informação e gerenciamento de carga, bem como em pessoal, em treinamento intensivo e gestão de todos os processos.
A Frette é especializada em transporte rodoviário de carga, nacional e internacional, no transporte via cabotagem, na armazenagem e no transporte aéreo internacional e nacional.
Jadlog: lançamentos para se ajustar ao mercado
A Jadlog (Fone: 11 3563.2000) realiza entrega e coletas porta a porta em todo o território nacional – através de sua rede de franquias, com mais de 500 unidades espalhadas por todas as capitais, Distrito Federal e principais cidades –, oferecendo serviços customizados e operando com as modalidades expressa, rodoviária e internacional, além do Pick-up e da logística reversa. É considerada um dos principais Operadores Logísticos do comércio eletrônico do país e faz parte do grupo DPD – a segunda maior rede de distribuição de encomendas na Europa.
“Com o cenário político mais claro, os projetos começam a sair do papel. Em função disso e das inovações e investimentos que temos feito nas nossas operações e serviços, estamos otimistas e nos preparando para um crescimento superior a 40% em 2019. Crescimento que virá da consolidação da nossa posição no atendimento do B2C (e-commerce) e também do crescimento do tradicional B2B fracionado, especialmente no atendimento do pequeno e médio varejista através das nossas franquias”, diz Bruno Tortorello, CEO da empresa.
Já os investimentos realizados pela Jadlog ao longo de 2018 envolveram o aumento de capacidade operacional através de automação e mecanização de suas instalações em SP, reforço da estrutura de suas 17 filiais, aumento de frota própria e muito investimento em tecnologia, inovação e novos serviços, como o lançamento do Pick-up e do Serviço Internacional ao longo do ano. “Em 2019 devemos dobrar os investimento feitos em 2018 com foco no aumento da capacidade e prestação de novos serviços.”
Sobre o Pick-up, Tortorello diz ser um serviço inovador para a logística do e-commerce – ele permite a retirada dos produtos comprados online em pontos comerciais estrategicamente localizados nas cidades brasileiras. “Trata-se de uma opção prática e conveniente para facilitar a vida do consumidor, que escolhe o ponto mais próximo da sua residência ou trabalho e planeja a retirada da encomenda em qualquer dia da semana, em horários estendidos, inclusive aos fins de semana. Hoje são mais de 3 mil pontos no Brasil e chegaremos a 8 mil na maturidade. Estaremos no máximo a 10 min. a pé de cada consumidor no Brasil. É mais uma opção de entrega que aumenta o leque de potenciais consumidores, pois muitos hoje não compram online pois têm dificuldade de receber. Para o vendedor é bom por ser uma ferramenta que aumenta o alcance das vendas e sua conversão, além de reduzir a praticamente zero o insucesso de entrega, que hoje é da ordem de 3% no Brasil.”
Ainda em 2018, a Jadlog passou a oferecer o serviço de remessas expressas internacionais apoiada na rede e infraestrutura internacional da DPDgroup, passando a atuar no serviço internacional porta a porta de remessas até 30 quilos, atendendo 154 países.
JSL: uma nova plataforma de negócios
Também otimista com relação ao futuro, a direção da JSL (Fone: 11 2377.7000) acredita que entrarão em um novo ciclo de desenvolvimento vinculado a resultados diferenciados e cada vez mais com melhorias de margens compatíveis para cada atividade em que atua.
O Capex Líquido dos nove meses de 2018 acumulados somou R$1,5 bilhão e foi direcionado sobretudo para novos negócios com maior rentabilidade, no aluguel de ativos pesados na Vamos e Gestão de Frotas leves Movida e CS Brasil. “Este Capex contribui principalmente para o aumento do prazo médio e rentabilidade dos contatos da nossa carteira e para o crescimento da nossa empresa”, diz Denys Marc Ferrez, diretor Administrativo-Financeiro e de relações com investidores.
Ele também conta que em 2018 iniciaram um novo ciclo de desenvolvimento do grupo. “Transformamos a JSL numa plataforma de negócios, criando empresas independentes, com gestão independente, focadas em maximizar os resultados e as oportunidades de cada segmento, o que já foi corroborado por resultados crescentes. Nos primeiros nove meses daquele ano tivemos lucro líquido recorde de R$ 128,5 milhões, comparado a R$ 8,1 milhões em igual período do ano anterior. Esse número é maior do que todos os lucros de anos fechados já apresentados pela empresa”, comemora Ferrez.
Ele também destaca que, em virtude da maior crise econômica enfrentada nos últimos anos, otimizaram a utilização dos ativos, substituindo-os por subcontratação, reduzindo a estrutura e revisando processos. “Dessa forma conseguimos atravessar este período, o que nos permitirá maximizar nossos resultados com a melhora da economia.”
A JSL é um grupo que atua através de cinco empresas: JSL Logística, serviços logísticos com foco na integração e produtividade do cliente; Vamos, locação e comercialização de veículos pesados, com ou sem serviço de manutenção; Original, concessionária de veículos leves; CS Brasil, empresa de mobilidade urbana e serviço de gestão e terceirização de frotas para o setor público e empresas de economia mista; e Movida, empresa de locação de veículos.
Kwikasair Express: atendimento de todos os estados do Nordeste
“Em 2019, aumentaremos nossa área de atuação: hoje atendemos mais os estados do Sul e Sudeste e, a partir de fevereiro último, iniciamos o atendimento de todos os estados do Nordeste.”
Além desta novidade, Milton Costa, diretor da Kwikasair Express (Fone: 47 3081.5581), diz que está liberando, para grandes e médias empresas, a adesão à rede Kwikasair e implantação dos Terminais Kwikasair nas principais cidades do país, tornando-as parte da rede. “Também estamos promovendo a implantação de modernos Terminais Kwikasair, próprios, inicialmente em Santa Catarina. Com otimismo e a previsão do crescimento real, consideramos aumentar nossa área de atuação e planejamos para julho próximo atender todo o país.”
E tem mais: o foco da empresa, além de no e-commerce, será o rodoviário e o aéreo, que possibilitarão atender todos os nichos do mercado.
Costa também diz que no final de 2018 contrataram uma empresa com vasta experiência em treinamentos, com o objetivo de treinar e qualificar sua rede de franquias.
“Este projeto começou no final de 2018, sendo formatado em uma linguagem própria, permitindo ter em nossa rede um modelo específico de treinamento. Estes treinamentos serão excelentes para fortalecer nossa marca, com técnicas de controle de desempenho. Afinal, através de estudos e pesquisas feitas por empresa conceituada no mercado, concluímos a grande importância de se investir na qualificação, capacitação e atualização dos colaboradores, franqueados e parceiros de forma geral neste novo momento da logística.”
Diante deste cenário, a empresa decidiu investir na instalação e implantação da Universidade Corporativa Kwikasair, que está sendo formatada por empresa especialista em treinamento e começou a operar agora em março. Os cursos estarão disponíveis também para interessados em se atualizar e se preparar profissionalmente neste competitivo mercado, mesmo que não estejam ligados diretamente à marca.
A Kwikasair oferece os seguintes serviços: Express, carga com urgência de entrega em 12/24/48 horas; Fast Pack, para atender indústrias, logística e centros operacionais; Net Envios, atendimento de e-commerce; Encomenda Urgente, aéreo; Overnight, entregas e coletas fora do horário comercial, onde o cliente quer receber em mãos seu produto e marca horário de entrega; Pega & Entrega, entregas locais de 3 a 12 horas; e Road, rodoviário.
Multilog: crescimento de 20% de receita para 2019
Após fechar 2018 com R$ 525 milhões de faturamento, a Multilog (Fone: 47 3341.5000) estima um crescimento de 20% de receita para este ano. A meta considera os cerca de R$ 60 milhões em investimentos em estrutura física, tecnologia e capacitação de pessoas.
Com presença no Sul e Sudeste do Brasil, a Multilog foca parte do investimento em 2019 na construção de um novo armazém em Santa Catarina e na ampliação dos armazéns de Curitiba e São Paulo, promovendo ainda mais possibilidades de atuação na região Sudeste. “Com todas essas mudanças, esperamos conquistar novos espaços no mercado e, assim, alavancar o desenvolvimento para o segmento em geral”, complementa o presidente da empresa, Djalma Vilela.
A Multilog também aposta na inovação, e planeja executar importantes alterações nos processos logísticos, como a substituição de softwares de gestão comercial e de atendimento a clientes pelo Sales Force, referência internacional em inteligência de mercado, marketing, vendas e relacionamento. Esta é apenas uma das diversas ações previstas. Thiago Jesuíno, gerente de TI, explica que mais de 30 projetos estão em andamento.
A empresa passou, nos últimos dois anos, por grandes aquisições, focou em inovação, se consolidou entre os melhores Operadores Logísticos nos principais corredores de importação e exportação do Brasil e registrou um crescimento de 50% no faturamento geral apenas no primeiro semestre de operações no Sudeste.
As estratégias garantiram um aumento no número de colaboradores para 1,5 mil e a mais de 1,5 milhão de metros quadrados de área alfandegada, além de melhorias importantes nos sistemas de atendimento ao cliente e monitoramento de cargas. Com objetivos estratégicos definidos, a meta da Multilog é atingir R$ 1 bilhão de faturamento até 2022.
MXP Multimodal: novos produtos no conceito “one stop shop”
As metas da MXP Multimodal (Fone: 11 4431.7300) em 2019 são de continuar investindo robustamente em tecnologia e na capacitação da equipe, como em 2018.
“Paralelo a isso, em 2018 abrimos novos produtos para poder atender aos nossos clientes de uma forma mais abrangente no conceito ‘one stop shop’. Ou seja, atualmente oferecemos ao mercado FTL, LTL, DTA, aéreo e armazenagem. Atendemos todo o Brasil nos modais rodoviário FTL e no aéreo. Já no LTL atendemos os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Para as cargas importadas, oferecemos o transporte em DTA a partir dos principais aeroportos e portos do país. E finalmente, a armazenagem com foco especial para o segmento de Saúde Humana (Farma e Cosméticos)”, comenta Raul Maudonnet, sócio da MXP Multimodal.
Pacer Logística: setor de telecomunicações é promissor
Alexandre Caldas é CEO da Pacer Logística (Fone: 11 3648.4700). E ele acredita que o setor de telecomunicações é um dos mais promissores para 2019. “Neste ano, o governo deve realizar um leilão para implantação da rede 5G no país, o que deve movimentar muito os Operadores Logísticos que atuam neste setor, como é o caso da Pacer.”
Ele também revela que a empresa iniciou 2019 com uma nova operação para a TIM, prestando serviços de transportes de equipamentos de rede e fiber, em todo o território nacional. As operações de transporte são realizadas entre Centros de Distribuição, sites e centrais da TIM e, também, entre estas centrais e fornecedores de reparo de módulos defeituosos e parceiros instaladores. Os materiais transportados são estruturas metálicas, antenas, cabos, conectores, placas eletrônicas, modems e gabinetes (servidores), entre outros. As operações de transporte são realizadas nos modais rodoviário (dedicado e fracionado) e aéreo, de acordo com a necessidade do cliente.
Ainda no mesmo setor de telecomunicações, continua Caldas, a Pacer também deve atuar mais em uma nova especialidade de serviços: o transporte de produtos sensíveis, com o içamento de cargas especiais e de grandes dimensões. Esta operação já começou a ser realizada para a Huawei e está disponível para o mercado.
“Além disso, a Pacer também vai ingressar no segmento de logística de medicamentos em 2019. As licenças para atuar neste setor já estão em andamento e devem ser concedidas ainda no primeiro trimestre do ano.”
Por fim, ainda em 2019, a Pacer deve abrir novas filiais em Curitiba, PR, e no Recife, PE, e ampliar suas atividades no Sul e no Nordeste.
O CEO enfatiza que o ano de 2018 foi um marco na história da Pacer. A empresa ingressou em novos segmentos de mercado e, por fim, reestruturou sua marca e seu posicionamento, tendo hoje uma série de operações em transportes, armazenagem e gestão de peças de reposição. Entre as novas operações de 2018, destaque para os casos da Huawei e da Dengo.
“No ano passado, a Pacer Logística fechou um grande contrato com a Huawei, líder global no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As operações envolvem serviços de transporte, armazenagem e movimentação de equipamentos de infraestrutura de telecomunicações em quatro regiões do país: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. São mais de 1 mil viagens por mês, transportando desde placas eletrônicas até postes e antenas. Para este projeto, a Pacer abriu bases em Porto Alegre, RS, Curitiba, PR, Recife, PE, Fortaleza, CE, Salvador, BA, Manaus, AM, e Belém, PA.”
Ainda em 2018, a empresa assumiu as operações de abastecimento das lojas Dengo, que comercializam produtos de cacau e café de alta qualidade. A marca conta com lojas em dois shoppings da capital paulista (Morumbi e JK Iguatemi) e uma no Iguatemi Alphaville. O negócio da Dengo começa com uma rede de pequenos e médios produtores de cacau e café, que vivem do cultivo e do consumo consciente. Estes fornecedores entregam seus produtos em São Paulo, no Centro de Distribuição da Pacer, que os armazena e se encarrega de abastecer os pontos de venda nos shoppings paulistanos.
Por fim, a empresa fechou 2018 com uma completa mudança de identidade visual e posicionamento, para acompanhar a evolução do mercado.
A Pacer Logística atua em três linhas de negócios: transportes, armazenagem e gestão de peças de reposição. Os serviços de transportes contemplam cargas de lotação, fracionadas, aéreas e sensíveis.
Na área de armazenagem, oferece serviços como montagem de kits, picking e packing, estoque avançado, logística reversa de sobressalentes, regime fiscal e inventário.
Na gestão de peças de reposição, realiza o controle e transporte de envio e retorno de sobressalentes, assim como estrutura para operações de refurbishment, principalmente nos segmentos de telecomunicações e eletrônicos.
Panalpina Brasil: investimento em transporte aéreo
Em 2018, a Panalpina Brasil (Fone: 11 2165.5500) apostou ainda mais nos segmentos em que atua e que são suas especialidades, como de desembaraço aduaneiro, em que investiu em novas tecnologias, como inteligência artificial. “Da mesma forma, investimos em nossas soluções de frete aéreo, como a retomada do serviço de transporte aéreo doméstico.”
Marcus Harwardt, diretor de Marketing e Vendas da empresa, conta que também foram feitos investimentos em soluções logísticas integradas para a área da saúde, que incluem desde a instalação de antenas em locais estratégicos, como portos e aeroportos, para o monitoramento e medição da temperatura de cargas, até a adequação do seu armazém multiclientes em Cajamar, na Grande São Paulo, que agora conta com mais de 4.000 m² de área refrigerada, em três diferentes níveis de temperatura. Como Operador Logístico, a Panalpina oferece soluções de transporte aéreo e marítimo de cargas, nacional e internacional, de armazenagem, distribuição e de desembaraço aduaneiro, entre outras. Entre os segmentos de destaque atendidos pela empresa estão: aeronáutico, automotivo, farmacêutico, químico e petroquímico, tecnológico e varejista.
Tem mais “Raio-X das atividades de Operadores Logísticos e transportadoras” na revista Logweb impressa número 197, de fevereiro/março de 2019. E também na edição 28, de março, da versão digital. Acompanhe em www.logweb.com.br/revista/.
Veja a lista das empresas participantes da versão impressa, número 197, de fevereiro/março de 2019:
- Alfa Transportes
- Antecippe Soluções Logísticas
- Austral Logística Integrada
- BBM Logística
- Blu Logistics
- Brado Logística
- CCA Express
- Coopercarga – Cooperativa do Transporte de Cargas do Estado do Santa Catarina
- Ellece Logística
- Embragen
- Jamef Transportes
- Maxton Logística e Transportes
- MODERN Logistics
- MRS Logística
- Penske Logistics
- Prestex Cargas Express
- RTE Rodonaves
- Santos Brasil
- Sequoia Logística e Transporte
- Tegma Gestão Logística
- Tora
- Transduarte – Tede Transportes
Veja a lista das empresas participantes da versão digital número 28, de março de 2019:
- Pront Cargo Logística Personalizada
- Quality Logística
- RV Ímola Transportes e Logística
- Terca
- Transfolha Transporte e Distribuição
- Transportadora Americana
- Transportadora Minuano
- Transrobert Transportes
- TSV Transportes Rápidos
- TW Transportes & Logística
- UPS
- Yusen Logistics
- UniHealth Logística Hospitalar
- Unimodal Transportes e Logística Integrada e Unimodal Armazéns Gerais
- Via Log Logística e Transportes
• Ynova Transportes, Logística e Facilities