Prestes a completar dois anos em solo brasileiro, a empresa de logística e tecnologia Lalamove chega ao estado de Minas Gerais em 14 de junho. A plataforma oferece soluções em entregas e conecta usuários e empresas a motoristas parceiros com carretos, utilitários, minivans, carros e motocicletas.
Até o momento, os serviços podem ser utilizados em cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, incluindo as capitais. “Escolhemos a região de Belo Horizonte para dar esse passo por se tratar de um polo econômico forte”, conta o gerente geral da Lalamove, Luiz Giordani. Ele explica que muitas empresas que utilizam a plataforma nesses estados possuem operação na capital mineira e contribuíram para que esta movimentação ocorresse. “70% das empresas que utilizarão o app no começo já estão familiarizadas”, conta.
Já são mais de 10 mil motoristas cadastrados para atender a região e a estimativa é que sejam feitas mil entregas por dia no primeiro mês de operação. “Por enquanto, atenderemos o raio entre Sete Lagoas, Nova Lima, Betim e Lagoa Santa, englobando uma região ampla do entorno da capital”, diz o executivo. Ele afirma que essa experiência será essencial para validação e aprofundamento dos conhecimentos retidos até agora sobre o mercado. Luiz espera que os aprendizados desse projeto também acelerem a chegada da empresa a outras capitais ainda em 2021.
Atualmente, a Lalamove conta com 60 mil usuários e 50 mil motoristas parceiros cadastrados, que realizam 15 mil entregas diárias. Diante da pandemia, a empresa viu o número de entregas crescer 300% e, ao final de 2020, registrou um crescimento de 47 vezes, o maior já observado para este período de atuação dentre todos os mercados em que está presente no mundo.
Boas-vindas
Entre os dias 28 e 29 de maio, a Lalamove realizou um evento de apresentação para empresas e motoristas interessados. Durante esse período, 900 parceiros se cadastraram na plataforma. Não houve aglomeração e todos os protocolos municipais de combate à pandemia foram seguidos. O maior foco da empresa neste momento é ampliar o número de veículos maiores como vans, Kombis e Fiorinos na região.