A logtech UNLOG, especializada na criação de hubs avançados para a armazenagem, distribuição e transporte de cargas para indústrias, e-commerces e marketplaces, obteve crescimento de 1600% em relação ao seu faturamento, em 2021 na comparação com 2020. Fundada em 2019 na capital Paulista, hoje com capilaridade nacional, atende clientes como Ambev, Amaro, B2W, Lindt e Infracommerce.
Segundo Michele Dim D’Ippolito, CEO e fundador da UNLOG, o crescimento acelerado do e-commerce no Brasil fez surgir um mercado em que não basta vender apenas, mas sim entregar o produto, se possível, em menos de meia hora. “Para tornar essa dinâmica viável, investimos em hubs logísticos no coração dos grandes centros de consumo. Por estarmos mais próximos ao consumidor final, isso possibilita a redução do tempo e do custo de deslocamento do veículo responsável pela entrega. Nossa demanda de rota de transporte aumentou 100% nos últimos três meses”.
EXPANSÃO
Atualmente está presente em 18 cidades no País com 25 hubs logísticos (formados por até 5 mil metros quadrados), disponíveis nas principais zonas de calor de consumo brasileiras, a expectativa é que até 2026, a sua estrutura logística seja formada por 700 hubs urbanos logísticos.
A vertical de hubs da logtech leva o nome de Undocks, que são centros logísticos criados em espaços ociosos, salões e galpões, nas zonas quentes de consumo das cidades. Nestes espaços, são implementados também DARK STORES, que têm a dinâmica de uma loja convencional, mas não recebem o público e funcionam como um centro de distribuição avançado bem como Transit Points, qua ajudam na granularização das entregas além de Pick Ups e Drop off points.
FROTA SUSTENTÁVEL
O transporte é feito pela Uncargo, transportadora do grupo UNLOG, focada em entregas rápidas que utiliza todos tipos de modais, inclusive elétricos, que, por conta dos hubs, que permitem deslocamentos curtos. “Estamos migrando nossa frota para veículos elétricos. Hoje temos 25 elétricos, de uma frota própria de 35 veículos, mas ao todo mantemos mais de 300 veículos entre carros, motos e bicicletas.
Queda dos índices de roubos
Michele Dim D’Ippolito enfatiza que além das soluções oferecidas pela Unlog estarem conectadas com exigência dos embarcadores e consumidores por entregas mais baratas e rápidas, também são evidentes os ganhos em relação a inclusão social e expansão de CEPs de atendimento, já que com os hubs avançados é possível reduzir significantemente o número de sinistro em zonas de risco.
“Na capital Paulista, no bairro da Brasilândia, com a implementação da dinâmica integrada de hubs avançados, conforme citada acima, com transporte mimetizado e rotas parceladas, no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, conseguiu reduzir de 26 para apenas dois roubos. Já as mercadorias roubadas caíram de 1.151 para 59 unidades”, finaliza ele.