A Geotab Inc, (“Geotab”), líder global em soluções de transporte conectado, lançou hoje seu Relatório de Sustentabilidade e Impacto 2023, “Confiança. Transparência. Transformação.”, destacando como os insights baseados em dados estão ajudando a companhia e outras organizações globais a medir e alcançar suas metas climáticas. O relatório também aponta os maiores desafios na gestão do impacto empresarial e ambiental, incluindo o aumento das viagens de negócios e a necessária transparência associada às emissões de Escopo 3.
“A crise climática exige ação. A indústria dos transportes é uma das principais fontes de emissões de CO2, com uma grande oportunidade de causar um impacto positivo no curto prazo. Como parceiro próximo dessa indústria, temos a obrigação moral de fazer a nossa parte no apoio à redução de carbono – não apenas para nós, mas também para os nossos clientes. Esta tem que ser uma abordagem colaborativa. Existem muitos desafios para enfrentar e resolver isoladamente”, comenta Neil Cawse, fundador e CEO da Geotab.
O maior impacto da Geotab está no apoio a clientes e parceiros para impulsionar a transformação por meio de insights baseados em dados e IA, permitindo a tomada de decisões informadas à medida que reportam e acompanham o progresso em todas as fases da jornada de sustentabilidade. Em uma pesquisa recente da Geotab, 87% dos profissionais de frota dos EUA esperavam que os seus custos de negócio aumentassem em 2024, e 40% confirmaram que utilizam inteligência de dados para criar uma frota mais sustentável, ao sinalizar problemas e melhorar a economia de combustível e a ociosidade. Informações de dados sobre a utilização de combustível, melhores rotas, gestão de emissões, comportamento de condução (como a redução de frenagem brusca), e a integração de VE nas frotas ajudam a reduzir os custos e a melhorar os resultados financeiros.
Como parte do seu compromisso com um mundo mais sustentável, a Geotab se comprometeu a atingir emissões líquidas zero até 2040 – uma década antes do previsto no Acordo de Paris – e pretende uma redução de 50% nas emissões nos Escopos 1, 2 e 3 até 2030.
Progressos alcançados
O último relatório mostra que a Geotab fez progressos na redução das emissões operacionais diretas e indiretas durante o ano passado:
- No Escopo 1, que rastreia as emissões que ocorrem a partir de fontes controladas ou de propriedade da Geotab, a empresa observou uma redução de 41% nas emissões de GEE em 2023 (em relação à linha de base de 2019).
- No Escopo 2, que rastreia as emissões indiretas resultantes da eletricidade adquirida pela Geotab, a empresa obteve uma redução de 35% nas emissões de GEE em 2023 (em relação à linha de base de 2019).
JBS: Expandindo a frota elétrica da No Carbon
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e foi um dos destaques no Relatório de Sustentabilidade e Impacto 2023. A empresa conta com a No Carbon, uma divisão especializada no aluguel de veículos comerciais 100% elétricos. Os serviços de aluguel de frotas da No Carbon ajudam a tornar os caminhões elétricos uma realidade para as empresas que procuram reduzir as emissões. Com mais de 260 caminhões e em crescimento, a No Carbon necessitava de uma ferramenta para gerir o funcionamento e o estado das baterias de seus veículos, bem como para acompanhar desempenho, localização e as distâncias percorridas em tempo real.
A No Carbon recorreu à ajuda das soluções da Geotab para veículos elétricos para acompanhar o estado e o carregamento das baterias de seus VEs, proporcionando-lhes uma melhor visão e controle das suas operações para apoiar a expansão. Até à data, foram retiradas da atmosfera mais de 3 mil toneladas de emissões de CO2.
“A plataforma telemática da Geotab foi essencial para alavancar o projeto No Carbon. Por meio dela, conseguimos monitorar todos os aspectos da nossa frota, identificando e atuando proativamente nos pontos de falha e melhoria no dia a dia”, disse Carlos Lopes, especialista da No Carbon.
Destaques adicionais de 2023
- Parcerias para impulsionar a mudança — Formação da Aliança de Sustentabilidade Geotab (em inglês) com mais de 28 parceiros que oferecem soluções integradas para ajudar as frotas a atingir os seus objetivos de sustentabilidade.
- Progresso vital em P&D — Abertura do Centro de Inovação e Pesquisa Automotiva da Geotab em High Wycombe, Inglaterra, dedicado ao avanço da inteligência de dados necessária para apoiar a eletrificação do setor de transporte em escala. A empresa apoia mais de 300 marcas e modelos de VE globalmente.
- Melhor direcionamento de resíduos — Expansão do Programa de Reciclagem GO na Austrália e na Nova Zelândia, garantindo que os produtos Geotab sejam reciclados de forma segura e responsável.
- Prêmios de liderança e desempenho em sustentabilidade — Conquista da Medalha de Bronze da EcoVadis pelo desempenho em sustentabilidade, Bronze Stevie® Awards por Liderança em Sustentabilidade e Produto de Sustentabilidade do Ano (em inglês) e reconhecimento como um dos Empregadores Mais Verdes do Canadá (2023).
Os desafios enfrentados
O relatório da Geotab identifica áreas de melhoria que refletem desafios semelhantes enfrentados na indústria em geral:
- Para o Escopo 3, que rastreia emissões indiretas como atividades da cadeia de suprimento, a Geotab viu um aumento de 11% em 2023 (em relação à linha de base de 2019) principalmente devido ao aumento das compras de bens e serviços, e ao aumento das viagens de negócios e das deslocações diárias.
- Desafio para coletar dados precisos e confiáveis de emissões de Escopo 3 em toda a cadeia de valor, principalmente por conta da disponibilidade variável de dados em diferentes regiões.
Isto destaca a importância de uma maior colaboração com parceiros da cadeia de suprimentos e fabricantes para alcançar um rastreamento abrangente, desde matérias-primas até o matérias no fim da vida útil, e uma maior utilização de informações de dados também ajudará a proporcionar mais transparência e compreensão na abordagem dos desafios.
“Estamos orgulhosos das conquistas que alcançamos até agora, mas sabemos que temos um longo caminho para percorrer se quisermos cumprir a nossa jornada rumo às emissões líquidas zero, especialmente no que diz respeito às emissões de Escopo 3. Aceleraremos nosso ritmo para atingir as metas do Escopo 3, aproveitando o poder dos dados para concretizar nossas ambições e as ambições de nossos clientes”, acrescenta Cawse.