A Vale concluiu esta semana uma série de melhorias em seus terminais portuários localizados no Complexo de Tubarão, área operacional da empresa em Vitória, no Espírito Santo. As intervenções contemplam os píeres I e II, por onde é feito o embarque de minério e pelotas, e no Terminal de Praia Mole (TPM), por onde é efetuado o desembarque de carvão. Iniciadas em 2015, as melhorias contemplam investimentos estruturais e revisões nos processos de manuseio dos granéis sólidos visando bloquear a fuga de material nas operações de carregamento e descarregamento das embarcações.
As correias transportadoras, que fazem o transporte do minério de ferro até os carregadores de navio, ganharam novos dispositivos de limpeza e de raspagem, bem como a implantação de um novo sistema de aspersão voltado a reduzir a suspensão de material particulado durante as operações.
As melhorias de processo contemplaram ainda o aumento na frequência de manutenção dos equipamentos e dos sistemas de limpeza, bem como a disponibilização de recursos e tecnologia adicionais para facilitar o acesso e aumentar a eficiência das atividades de limpeza nos píeres e evitar o acúmulo de material nas estruturas. O sistema de drenagem dos píeres também recebeu melhorias voltadas a impedir o acúmulo de água nesses locais.
Além dessas ações de curto prazo, há uma série de outras medidas de médio e longo prazo em curso. Uma das mais relevantes, e que deverá ser concluída até fevereiro de 2017, envolve o fechamento das correias transportadoras que alimentam o Píer II. O objetivo é reduzir a dispersão de material fugitivo na atmosfera, e a sua consequente queda no mar, durante o transporte do minério nas correias até os porões dos navios.
Complexo Portuário de Tubarão
O Complexo Portuário de Tubarão é formado por um terminal dedicado ao embarque de minério de ferro e pelotas com três berços; pelo Terminal de Praia Mole (TPM), por onde é feita a importação de carvão mineral; pelo Terminal de Produtos Diversos (TPD), no qual ocorre o embarque de grãos e o desembarque de fertilizantes; e pelo Terminal de Granéis Líquidos (TGL), operado pela Transpetro, especializado na movimentação de combustível.
Do volume total das exportações de grãos no Brasil, 8% são feitas pelo Terminal de Produtos Diversos. O TPD é responsável também por 8% da importação total de fertilizantes feitas pelo país. No Terminal de Praia Mole são desembarcados 48% do carvão consumido pelas siderúrgicas brasileiras. Além disso, o combustível que chega pelo TGL abastece, além do Espírito Santo, o Sul da Bahia.
Tubarão em números
- Referência mundial em eficiência operacional
- Segundo maior porto do mundo no escoamento de minério de ferro
- Tem 25,3 metros de profundidade
- Capacidade de embarque de minério e pelotas de 120 milhões de toneladas por ano
- Aproximadamente 8% das exportações de grãos do Brasil são feitas pelo Terminal de Produtos Diversos (TPD)
- Cerca de 48% do carvão consumido pelas siderúrgicas brasileiras são descarregados pelo TPM
- Responsável por 8% do volume total de fertilizantes importados pelo país
- Em média, 1.100 navios passam por ano pelo Porto de Tubarão