A recente notícia de que a Secretaria da Fazenda iria descontinuar seu emissor gratuito de notas fiscais fez com que muitos empresários, sobretudo os de PME, ficassem preocupados com o futuro investimento que teriam de fazer para não ficar ilegais. Foi visando atender a esse público, que a VARITUS Brasil, empresa especializada em documentação eletrônica, está lançando uma solução gratuita de emissão de notas, ilimitada e com a interface idêntica à solução que o SEFAZ fornecia. A ferramenta, chamada NOTAFAZ FREE, já está disponível desde 7 de junho de 2016.
A emissão gratuita de notas fiscais eletrônicas (NF-e) era feita, por muitas empresas, através do software de emissão gratuito fornecido pelo próprio Governo Federal. Entretanto, foi informado no mês passado, que a solução atual de emissão do governo seria descontinuada, e que não haveria uma nova versão. Além disso, a partir de 1º de janeiro de 2017 a ferramenta deixaria de funcionar por completo, não recebendo mais atualizações e fazendo com que as notas emitidas não estivessem mais de acordo com a legislação vigente.
O processo deixaria muitas empresas na ilegalidade, automaticamente. “A primeira preocupação da VARITUS sempre é com o cliente, com o empresário e o contador, que podem não ter como investir em uma solução no momento, e não podem deixar suas empresas e clientes na mão. Foi por isso que criamos o NOTAFAZ FREE”, conta Adão Lopes, CEO da VARITUS Brasil, “a solução tem exatamente as mesmas funcionalidades do emissor antigo, e possui uma interface idêntica”.
A solução contará com a emissão completa das notas, garantindo que os documentos estão corretos e dentro das normatizações atualizadas constantemente pelo Governo Federal. O fato de a interface ser quase igual elimina a dificuldade de se adequar a uma nova plataforma, o que poupa tempo e investimento em treinamento, além de permitir que a empresa siga seus processos sem interrupção.
A solução é WEB, algo que faz com que não seja necessária nenhuma adequação de equipamento ou instalação. “É uma tendência do mercado usar soluções profissionais, e entendemos a posição do SEFAZ de descontinuar a emissão, entretanto há de se pensar no pequeno empresário que vai ficar desamparado legalmente. Ele é importante para a economia do país, ainda mais em um momento como o que vivemos. Essa solução é para ele”, completa Lopes.
A solução também realiza o cálculo do Simples nacional de forma automática, e está alinhada com a lei de transparência. Além disso, a importação de informações sobre os clientes e produtos do emissor é automática.
O histórico da empresa demonstra sua preocupação com o empreendedor, principalmente se levarmos em conta que quando houve alteração das normas de cobrança do ICMS, a VARITUS também lançou uma solução pronta a atender e automatizar os processos, simplificando a vida do cliente e evitando todos os problemas que estavam fazendo empresas fecharem as portas no começo de 2016.
O NOTAFAZ FREE permite que a emissão permaneça exatamente igual ao que sempre foi. “O empresário de PME e o contador que atende a diversas empresas são importantes para a economia e para a sociedade. Eles contribuem para que haja movimentação financeira no país e garantir que eles continuem plenamente legais ajuda a combater problemas de sonegação e gerencia nacional. Todos ganham”, finaliza Lopes.
A adesão gratuita é válida por todo o mês de junho e pode ser realizada através do site: http://notafaz.com.br/gratuito/. Lá você também encontra um vídeo explicativo com mais detalhes sobre toda a solução.