As inscrições para o IFOY Award 2018, considerado o “Oscar da Intralogística”, já se encerraram. E, para dar continuidade às matérias especiais sobre o prêmio – que tem a Logweb como a única jurada da América Latina –, entrevistamos a Jungheinrich, ganhadora da categoria “Especial do ano 2017”.
A solução vencedora foi o sistema inteligente para localizar facilmente empilhadeiras dentro do armazém. Ele funciona da seguinte forma: basicamente são espalhados transponders, aparelhos que respondem a sinais de radiofrequência, ao redor do armazém, que localizam e otimizam todo o trajeto de rotas das empilhadeiras de modo totalmente seguro, pois permitem que as máquinas conversem entre si e circulem apenas em locais permitidos.
Tudo é controlado via smartphone pelo gestor, que consegue acompanhar em tempo real todas as ações e eventuais erros, como tempo de máquinas paradas, trajetos interditados e tempo de operação de cada profissional. Esses elementos contribuem para a redução dos custos operacionais e para o aumento da eficiência dentro do armazém.
“A conquista do prêmio comprova que nossas inovações consolidam a marca como referência mundial em nosso mercado. Temos trabalhado para atender as demandas da intralogística 4.0, que é a grande tendência, e nos proporciona a oportunidade de oferecer constantemente mais recursos de operação e produtividade para as nossas máquinas”, conta Amanda Ormond, coordenadora de marketing da Jungheinrich Brasil.
Segundo ela, o mercado considera as premiações ótimas recomendações de compra, pois todos os equipamentos das marcas participantes são avaliados e divulgados. “Com isso, o cliente se sente seguro na hora de se decidir por uma nova tecnologia para o seu negócio.”
Sobre as mais recentes inovações desenvolvidas pela empresa em intralogística, Amanda conta que a Jungheinrich lançou no Brasil um novo conceito de armazenagem de materiais, o Armazém Automatizado LRK. Trata-se de um sistema fechado com estantes verticalizadas e prateleiras de ambos os lados, no qual as mercadorias são controladas e retiradas por um extrator e entregues por meio de uma abertura de acesso ergonomicamente posicionada. “É ideal para quem precisa otimizar sua área de armazenagem, possibilitando economia de até 80% do espaço útil e garantindo custos reduzidos no uso do armazém”, ressalta.
A marca também tem disponibilizado a bateria de íon-lítio para todos os seus modelos de empilhadeira. A tecnologia garante alta performance, manutenção zero e longa duração, já que permite recargas rápidas sem que haja problema de desgaste da bateria, possibilitando que a frota opere por até 24 horas, sete dias por semana. A companhia oferece, ainda, uma garantia de cinco anos ou de 10.000 horas de operação para suas baterias de fabricação própria.
Mais sobre o IFOY
A edição 2018 irá premiar as melhores soluções nas categorias empilhadeiras contrabalançadas até e acima de 3,5 toneladas; empilhadeiras de carga pesada e veículos especiais; empilhadeiras de alta e baixa elevações para armazém; veículos automaticamente guiados; robôs para intralogística; softwares para intralogística; guindastes e dispositivos de elevação; soluções integradas para armazém; e especial do ano.
Os vencedores são selecionados por um júri independente formado por jornalistas do mundo todo. A escolha é feita a partir de dois testes: técnico e de inovação, que, para a edição 2018, acontecerão em fevereiro, na Messe Hannover, na Alemanha. A cerimônia de entrega dos troféus será realizada na noite de abertura da feira CeMAT, em abril, na mesma cidade.
Mais informações no site www.ifoy.org.