A OLX, a maior plataforma online de compra e venda de automóveis do país, registrou um crescimento de 42,5% nas vendas de caminhões seminovos e usados, negociados por meio do site, durante o primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano passado.
É o que aponta o mais novo levantamento elaborado pela empresa e que indica participação significativa de veículos com menos de 10 anos de uso e baixa quilometragem. Do total de veículos de carga comercializados de janeiro a março deste ano, 25% referem-se a caminhões produzidos após o ano de 2011, e 39% de unidades com menos de 50.000 quilômetros rodados.
“O aumento nas vendas de caminhões é um reflexo do incremento na demanda do setor de logística last-mile, ou dos serviços de entrega B2B e B2C, principalmente em razão do aumento dos serviços de delivery, dentro dos grandes centros urbanos, e estimulado pelo distanciamento social exigido pela pandemia. Também não há como deixar de mencionar a influência do agronegócio neste cenário de aquecimento do transporte rodoviário de carga”, explica o vice-presidente de Autos e Comercial da OLX Brasil, Flávio Passos.
O incremento nas vendas de caminhões na OLX segue o movimento observado pelo mercado. De acordo com a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), o emplacamento de veículos de carga de segunda mão apontou alta de 54,7% nos primeiros três meses deste ano.
Vendas de peças
A venda de peças para caminhões acompanhou a evolução anotada pelos veículos. De acordo com o levantamento da OLX, a comercialização de componentes para veículos de carga no período de janeiro a março deste ano cresceu 35%, comparado ao mesmo intervalo de 2020.