A One Medicamentos, distribuidora de medicamentos e itens de perfumaria para o estado de São Paulo, celebra o bom momento do setor, que fechou o primeiro semestre com alta de 11,9% nas vendas (segundo dados da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos) e anuncia os excelentes resultados conquistados no mesmo período. O faturamento da empresa cresceu 36% em relação ao primeiro semestre de 2015.
“Acredito que esse resultado, 200% acima da média do setor, é resultado de um formato de entrega flexível e customizado. Trabalhamos com um nicho importante, que não pode ser esquecido, que é o das farmácias de pequeno porte, localizadas no interior dos estados. Do total de 72 mil farmácias do país, 80% são pequenas e médias. Desta forma, reduzir os custos operacionais e manter a qualidade de entrega para esse público torna-se a bola da vez no setor. Esse foi nosso objetivo”, explica Marcos Avelar, sócio da One Medicamentos.
Segundo o executivo, o distribuidor logístico desempenha papel essencial ao ficar responsável por encontrar formatos capazes de agilizar entrega sem gerar aumento de preço para o consumidor final. Disponibilizar entregas rápidas ou em pequenos pedidos torna-se um desafio a ser alcançado. “É necessário não só que os medicamentos cheguem aos pacientes, mas que cheguem em boas condições. Além disso, a indústria farmacêutica é altamente regulamentada e está sujeita a controles rigorosos, que devem ser cumpridos à risca. Surge assim, a logística farmacêutica como fator fundamental para geração de valores na cadeia. E o desenvolvimento de soluções customizadas aparece como necessidade constante para garantia de exatidão na entrega”, finaliza.
A expectativa é fechar 2016 na marca dos R$ 30 mi e 2017 em R$ 60 mi.