A tecnologia do e-commerce mudou a forma como a população faz compras. Enquanto os serviços são otimizados para os consumidores, a gestão de fretes pode gerar algumas dores de cabeça para quem vende os produtos na internet. Mas como prevenir essa enxaqueca? Não são poucas as perguntas que surgem na hora de enviar uma encomenda, por isso, Éder Medeiros, Diretor do Melhor Envio, plataforma de gestão de fretes, separou algumas dúvidas dos empreendedores e as respostas. Confira:
- Como embalar o meu produto?
Sabe aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”? Ele funciona muito no comércio. Suponhamos que você está em um restaurante, se o prato chega à mesa com uma boa aparência, além de muitos registrarem o momento com uma foto, o que divulga organicamente o negócio, a degustação será mais feliz. Até se a comida não estiver de acordo com o paladar do consumidor, a experiência não terá sido em vão. O mesmo acontece com as compras online. Quando o cliente recebe a mercadoria, a experiência do “unboxing” também é única. Além de proteger a mercadoria, a embalagem é o primeiro contato físico que o seu cliente vai ter com a sua loja. Por isso, não deixe de investir nela.
O ideal é que a embalagem não seja muito maior do que o produto. Isso para que ele não fique solto na caixa, o que pode danificar o objeto, e para que o frete não seja mais caro que o necessário, uma vez que as dimensões são consideradas no cálculo da entrega. Já embalagens em tamanhos e formatos não convencionais podem gerar uma taxa extra, de acordo com as regras de cada transportadora. No caso dos Correios, por exemplo, quando a encomenda é enquadrada como de manuseio especial por formato ou dimensão, é cobrado um adicional.
Também é preciso avaliar o tipo do produto:
- Frágeis: Para evitar danos, eles devem ser envolvidos em plástico bolha, e os espaços vazios da caixa devem ser preenchidos com bolas de papel, sacos de ar ou isopor. E lembre-se de sinalizar na embalagem que o objeto é frágil.
- Pontiagudos ou cortantes: alguns objetos têm pontas finas ou cortantes que podem danificar a embalagem ou mesmo causar acidentes. Por isso, eles devem ser envolvidos em plástico bolha ou material similar, reforçando as regiões mais pontiagudas.
- Redondos ou cilíndricos: mesmo para esses produtos, o ideal é usar caixas quadradas ou retangulares. Isso porque algumas transportadoras cobram uma taxa extra por embalagens não convencionais. Você pode optar por utilizar duas embalagens, uma interna no formato do seu produto, e uma externa, no padrão das transportadoras.
- Líquidos e grãos: o recipiente deve ser completamente fechado e lacrado para evitar vazamentos. Uma boa medida é envolvê-lo em algumas camadas de plástico filme e fita adesiva para vedar bem.
Antes de enviar produtos como esses, vale conferir as especificações de cada transportadora e confirmar se a postagem da encomenda é aceita.
- Quais informações são necessárias para enviar minha encomenda?
Quando estamos falando em longas distâncias, os Correios e as transportadoras privadas são as principais formas de realizar o envio de encomendas no Brasil. Cada empresa tem suas próprias regras, mas todas elas vão precisar de algumas informações básicas para aceitar qualquer pacote: CEP de origem, CEP de destino, peso do pacote e dimensões do pacote (altura, largura e comprimento).
Com esses dados em mãos, você já pode começar a pesquisar qual é a melhor forma para despachar a sua encomenda. É quando chega a hora de calcular o frete.
- Qual a melhor opção: frete expresso ou econômico?
O valor do frete está relacionado diretamente com a urgência de entrega da sua encomenda. Quanto mais rápido o transporte, mais caro será o custo de envio. Basicamente, o mercado oferece duas opções:
- Fretes econômicos: costumam ser mais baratos, mas com maior prazo de entrega. Via de regra, quanto menor a urgência, menor o valor da entrega.
- Fretes rápidos (expressos): costumam ser mais caros em razão do menor prazo de entrega.
O interessante é oferecer as duas possibilidades ao cliente, para que ele estude as próprias necessidades e faça a melhor escolha de acordo com cada situação.
- Como faço o cálculo do frete?
Os Correios permitem que qualquer pessoa faça uma simulação de frete. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo da estatal para dispositivos móveis, inserir as informações do envio e conferir os valores.
Calcular frete com transportadoras privadas pode se mostrar um pouco mais desafiador, pois cada empresa possui sua própria tabela de preços. Isso pode dificultar a comparação de valores entre as diferentes opções, mas, em tempos de internet, esse desafio se tornou um pouco mais simples. Grandes empresas disponibilizam cotações diretamente em seus sites, o que facilita bastante a vida de quem está procurando pelo melhor preço.
Outra opção muito mais fácil é utilizar um gateway de fretes, como o Melhor Envio, para fazer cotações simultâneas nas principais transportadoras do país.
- Sou responsável pela logística reversa?
Além de saber enviar encomendas, quem vende pela internet precisa ter uma estratégia eficiente para lidar com itens que retornam ao remetente, a chamada logística reversa.
Os motivos para um pacote retornar podem ser muitos, desde uma embalagem avariada até o pedido de troca ou devolução do produto por parte do comprador. Sempre vale lembrar: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem sete dias após o recebimento para desistir da compra.
Quando esse tipo de situação acontecer, o lojista precisa ter uma estratégia de logística reversa para lidar com imprevistos. Algumas questões ajudam a nortear esse processo: a coleta do objeto será feita no endereço do cliente? A sua empresa tem um ponto de coleta no qual o cliente precisa ir? O próprio cliente vai enviar o pacote de volta para você? É preciso fazer um mapeamento da logística e traçar um planejamento para colocá-lo em prática. Também é interessante deixar as políticas de troca e devolução, além dos detalhes do processo de logística reversa, disponíveis para consulta do cliente, antes mesmo dele finalizar a compra. Esse tipo de transparência confere mais confiabilidade ao seu e-commerce.