viastore implanta miniload de alta performance na Distribuidora GAM

A GAM, distribuidora de produtos de perfumaria e medicamentos que atende canais farma, alimentar e hospitalar nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil, está em plena operação de seu Centro de Distribuição em São José dos Pinhais, PR. A instalação é equipada com um miniload de alta performance da viastore Systems, multinacional alemã que desenvolve projetos e fabrica sistemas automatizados para armazéns e intralogística.

Desde seu primeiro centro logístico, a Distribuidora optou por ter seu próprio projeto de automatização, por ter processos complexos de armazenagem, separação de pedidos e distribuição de produtos e temer rupturas na cadeia. Os centros logísticos estão localizados em Tubarão, SC, Santa Cruz do Sul, RS, Serra, ES, São José dos Pinhais, PR e, mais recentemente, Distrito Federal, em Brasília.

Para cada novo centro, a GAM desenha todos os processos, avalia a instalação e utilização de espaço aéreo e busca as melhores tecnologias para atender a cada etapa da intralogística.

“Temos o projeto ideal para nossas operações e buscamos nos players de mercado as tecnologias mais avançadas a cada nova instalação. Queremos trocar experiência com os fornecedores e ter sob nossa gestão, por exemplo, os momentos críticos para fazer manutenções ou agir rapidamente em caso de rupturas”, explica Mauricio Ramos, gerente do CD da GAM em São José dos Pinhais.

A equipe de tecnologia da informação da GAM se dedica a desenvolver os softwares para que as soluções logísticas possam se integrar e ter maior desempenho. O WMS é proprietário e um corpo de profissionais se dedica ao desenho de processos para que as soluções automatizadas funcionem perfeitamente.

Inovação

O armazém do centro logístico de São José dos Pinhais tem área de 7.400 m2, 11,5 metros de altura, capacidade de armazenagem de 17.000 caixas plásticas (no miniload) e 8.500 posições-paletes. A escolha da solução automatizada da viastore Systems ocorreu, segundo Ramos, por uma necessidade de inovação no processo de automação. “Nosso presidente é um entusiasta da tecnologia. Os players nos trazem ganhos em inovação, pois são experiências de diferentes partes do mundo e, assim, enxergarmos além de nossas próprias limitações”, destaca.

O miniload viaspeed proporciona 20% a mais de performance global na reposição de itens nas caixas armazenadas, se comparado aos equipamentos de mercado, com alta acuracidade e redução significativa nos erros de separação. A solução viadat PLC, com o qual está dotado, é aderente ao sistema WMS proprietário da GAM. “Especificamente no caso da GAM, a velocidade de translação do miniload viaspeed é 50% mais rápida que a solução implantada nos armazéns anteriormente inaugurados, localizados em Tubarão e Santa Cruz do Sul”, comenta Sérgio Pioker, gerente de Serviços da viastore no Brasil.

Assista ao vídeo deste casehttps://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:7059587822323703809/