Vinnig: como representante da Curtis, oferece componentes para veículos elétricos e serviços diversos

“Logo após a venda da fábrica de empilhadeiras elétricas Ameise para o Grupo Linde/Still, a Curtis nos ofereceu a distribuição para o Brasil de seus produtos, e então fundamos a Vinnig. Isto foi no ano de 2006.”
Assim, Ruy Piazza, diretor da empresa, fala sobre o nascimento da Vinnig (Fone: 21 3979.0283), que, em Africâner, significa rápido –“que é o que sempre procuramos quando do atendimento às máquinas paradas no campo”. O Africâner foi uma língua escolhida por um dos sócios na época.
Sobre o relacionamento das duas empresas e as principais áreas de atuação, Piazza diz que a Vinnig é o distribuidor da Curtis Instruments, Inc. para o Brasil e trabalha nas seguintes frentes principais: revenda de componentes Curtis com grande estoque na filial do Rio de Janeiro para entrega imediata; revenda de contatores, chaves de emergência, conectores de bateria, aceleradores e alguns instrumentos produzidos para a Vinnig por fabricantes renomados e autorizados pela Curtis; reparo de controladores Curtis em seu laboratório do Rio de Janeiro, que foi desenhado e montado pelos engenheiros da Curtis; engenharia de aplicação, auxiliando os usuários e prestadores de serviço no uso e no entendimento de todos os componentes da Curtis; apoio técnico aos fabricantes de veículos elétricos no projeto de bykes, scooters, carros elétricos industriais, carros de golf, empilhadeiras e paleteiras elétricas e similares; treinamento sobre os componentes da Curtis a todos os usuários, prestadores de serviço e fabricantes, com fornecimento de literatura técnica e apoio telefônico e presencial; apoio aos OEMs na montagem e testes de protótipos de máquinas novas.
“Como apresentado, pode-se perceber que, sem dúvida, somos uma empresa muito mais técnica do que comercial. Os produtos da Curtis são o que há de mais sofisticado atualmente em termos de componentes para veículos elétricos e nós temos que deter esta tecnologia para podermos prestar o apoio devido aos nossos clientes. Para se ter uma ideia, até o pessoal comercial é capaz de reparar controladores no nosso laboratório e todos os nossos funcionários têm nível superior ou estão cursando a universidade. Temos que manter o nível elevado dos produtos que representamos. Nosso laboratório nos ajuda muito, possibilitando testar e entender profundamente os componentes que representamos.”
O diretor da Vinnig também fala sobre as novidades e os lançamentos da empresa. “Recentemente a Vinnig passou a ser a distribuidora para o Brasil dos carregadores de bateria Delta-Q, empresa canadense líder na fabricação de carregadores de bateria de alta frequência. Estes carregadores têm um peso e tamanho mínimo quando comparados aos carregadores ferro-ressonantes existentes no mercado brasileiro. Eles podem ser usados a bordo dos veículos elétricos ou como estacionários. Têm uma eficiência enorme, entre 92 e 94%, ou seja, muito maior que a dos carregadores usuais. Além disso, podem ser programados para diversas curvas de carregamento, de acordo com as baterias a serem carregadas – incluindo as chumbo-ácidas, de gel e de lítio – e possuem sensor de temperatura para evitar sobreaquecimento da baterias, trava de acionamento para evitar que o veículo se mova durante a carga da bateria e comunicação Can e USB (alguns modelos), permitindo a gravação dos dados da carga da bateria. Existem vários modelos para diversas voltagens e amperagens. Enfim, uma nova tecnologia de ponta disponível para os usuários de plataformas aéreas, máquinas de lavar e varrer pisos, empilhadeiras e paleteiras elétricas, motocicletas e bicicletas elétricas, carros de golf e industriais elétricos. Já temos estoque e vamos lançar na CeMAT, que acontece em maio próximo, em São Paulo, com preços reduzidíssimos”, completa Piazza.

Curtis
A Curtis é considerado o maior e mais renomado fabricante de componentes para veículos elétricos do mundo, possuindo fábricas nos Estados Unidos (Nova York e Califórnia), em Porto Rico, na Bulgária e na China. Além disso, possui quatro centros de pesquisa e desenvolvimento, locados na Califórnia, na Suíça, em Nova York e na China, bem como subsidiárias espalhadas pelo mundo todo. Os principais produtos fabricados pela Curtis são controladores de impulso para todos os tipos de motores elétricos, instrumentos – horímetros, medidores de descarga de baterias, painéis completos para veículos, entre outros –, contatores, aceleradores resistivos e indutivos, programadores para controladores Curtis e outros componentes para veículos elétricos.