A Viveo, ecossistema que reúne empresas especialistas que atuam desde a fabricação de produtos e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de estoque e serviços para seus clientes e consumidores finais, anunciou outro investimento em soluções logísticas, no valor de R$ 10 milhões.
Trata-se da implementação do novo sistema de gerenciamento, o Warehouse Management System (WMS). A solução dita o ritmo de trabalho da operação logística, indicando o melhor caminho e o mais rápido para coleta dos produtos.
Para o diretor de Tecnologia & Digital da Viveo, Guilherme Tavone, o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas estão alinhadas à estratégia de crescimento do ecossistema. “Os investimentos estão focados no processo de simplificação, unificação de sistemas e operações. Os Centros de Distribuição estão sendo readequados para que a operação ganhe mais agilidade e eficiência. Com as últimas aquisições, a Viveo coloca em prática mais um projeto para captura de sinergias.”
A tecnologia será instalada e integrada em todos os Centros de Distribuição da companhia, que somam mais de 20, e gerenciará cerca de 110 mil metros quadrados de armazenagem. A alteração na infraestrutura ocorreu após a Viveo iniciar um plano de expansão de seis CDs e uma nova unidade no Sul.
O novo investimento faz parte da estratégia da empresa em aumentar a malha logística no país. “Teremos um sistema totalmente automatizado, que nos possibilitará contar com uma melhor organização de espaço. Além de termos mais assertividade e menos devoluções por parte dos clientes. Acreditamos que com esse projeto triplicaremos a produtividade/hora de recebimento, separação e expedição de mercadorias, agilizando ainda mais o tempo de entrega aos nossos clientes”, explica Villeon Jacinto, diretor de Supply Chain da Viveo.
A nova tecnologia, utilizada por meio de wifi, auxiliará a Viveo a ter mais controle e confiabilidade de estoque, além de categorizar os produtos, que passarão a ter um código único chamado de ID Lote, que é uma espécie de CPF, que serão validados nos pontos de conferência, antes da finalização das entregas.
O novo sistema já foi implantado nos CDs de Pouso Alegre, MG, Recife, PE, e Indaial, SC. Neste mês de março, o CD de Nova Santa Rita, RS, passou a contar com a solução e nos próximos meses, cerca de dois ou três CDs serão readaptados mensalmente, com previsão de finalização até o mês de dezembro de 2023.